Espírito desbravador

Viajar é o desejo da maioria das pessoas. Digo maioria porque há pessoas que tendo todos os fatores a favor, mas não tem motivação nenhuma para sair de casa e dar o primeiro passo. Assim, inicio este blog com um trecho do livro Um lugar na janela, de Martha Medeiros:


" Se para você é um suplício abandonar seu sofá, seu carro, seu travesseiro e o Fantástico aos domingos, não viaje. Se você é do tipo que não consegue se maravilhar com o que está vendo porque está mais preocupado com os mosquitos, os remédios, as gorjetas, o fuso horário e em checar os emails do trabalho, não viaje. Se você não faz ideia em que ponto do mapa fica o local para onde está indo, não tem a mínima curiosidade sobre a cultura do lugar, até desconhece o idioma falado, não viaje. Se você está fazendo as malas sob coação, pois sua mulher o ameaçou com o divórcio, faz bem em ter juízo, vá com ela. Mas, fora algum outro caso assim extremo, não viaje. Não é obrigatório. Não assegura uma vaga no céu. Viajar é para quem tem espírito desbravador, mas se você não tem, não tem."

Sendo assim, ou você nasce com este espírito desbravador ou não nasce com ele. Grana, aspectos culturais ou físicos não determinam se você gosta de sair por aí para experimentar o que se passa fora do conforto do seu lar. A motivação maior para desbravar o mundo não é acumular viagens, milhas ou amigos mas, perceber como é uma delícia interagir com o mundo e as pessoas ao nosso redor. Perceber que a nossa nação, cultura não é superior a dos outros. Perceber que o nosso sofrimento talvez seja quase nada em relação ao de outras pessoas. Perceber que onde há sofrimento e dor, há também beleza e cor. Perceber que o passado continua vivo e que precisa ser conservado.

Como viajar não é obrigatório, esta percepção ocorre de outras formas. Mas o mundo é uma escola e temos muito que aprender. Aprender viajando é uma delícia!

 Praia de Itariri, Bahia, Brasil


Monte seu roteiro pela Bahia
Monte seu roteiro pela Europa
Monte seu roteiro pelos Estados Unidos
Monte seu roteiro pelo Chile e Argentina

E não esqueça de :

https://www.booking.com/searchresults.pt-br.html?aid=812100;label=example;sid=7c29e3621998c0e0da6d34f265f47e48;dest_id=-2167973;dest_type=city;highlighted_hotels=39460;redirected=1;search_selected=0&

Siga o Vaneza com Z em:

Pinterest
Facebook
Google+
You Tube

O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

Marcadores: , ,