quinta-feira, 24 de julho de 2014

Ibicoara: trilha do Buracão



No post anterior escrevi sobre a trilha da Cachoeira da Fumacinha, agora vamos pra Cachoeira do Buracão.

Esta trilha é mais leve, porém reserva lindas paisagens. Acordamos cedo, mas não tão cedo como no dia anterior (rsrs), tomamos um café reforçado e o guia João já nos esperava na porta da pousada. Encontrei o João através de

uma indicação de uma amiga que mora em Valença, entrei em contato com ele e marcamos os passeios. Mas, existe a Associação dos Condutores de Visitantes de Ibicoara (ACVI), primeira associação criada com guias nativos. Não utilizamos este serviço.

Ao nosso grupo de três pessoas, se juntou mais um rapaz que estava sozinho e queria fazer o passeio para cachoeira, mas não tinha carro e nem companhia. Taí, uma prova que a chapada também é para os solteiros!

A depender da época do ano você encontrará uma estrada bem ruim. Talvez com muita lama. Assim, sugiro consultar um guia antes de ir acerca da condição das estradas e fazer uma manutenção no carro ou moto antes de partir pra estrada.Mas isso não quer dizer que você não possa ir com um carro sem tração nas rodas em estações mais secas. Nosso dirigível foi um Celta 2010/2011 que nos surpreendeu e não nos abandonou em momento algum.

Saímos de Ibicoara de carro e após alguns quilômetros deixamos o carro na beira da estrada e depois de uma subida íngreme a pé, somos agraciados com uma vista do mirante do Campo Redondo. Ideal fazer isso na ida mesmo, enquanto há disposição e talvez coragem pra sentar bem na ponta do mirante pra tirar a clássica foto.


Haja coragem e uma vista bela.


Uma subida e as estradas da região.

Continuando o passeio...O acesso para a cachoeira passa por uma propriedade particular e é preciso pagar 3R$ por pessoa e só entra com guia credenciado da cidade de Ibicoara e cada guia só pode levar um número limitado de pessoas.


Depois, percorremos de carro um longo trajeto de mais ou menos 40 min se não me falhe a memória. Há um trecho que requer atenção especial, se for época de muita chuva a travessia não é possível ou é perigosa.

Daí, deixamos o carro estacionado, onde há um banheiro simples e caminhamos pela trilha  de 3km beirando o rio Espalhado por mais ou menos 1:30h.



Rio Espalhado
Pausa para fotos no chapéu de Lampião,




passando pela cachoeira das Orquídeas,


Apreciada mesmo com pouco água.

cachoeira do Buracão vista de cima,



e mais água...


Imagine que daqui a pouco você estará aí embaixo...


cachoeira Recanto Verde,




No local há coletes para aqueles que como eu, sabe nadar pouco e quando estamos num local desconhecido com águas escuras, aí não sabemos nadar mesmo. Para chegar na Cachoeira você pode ir nadando entre os paredões,




ou se preferir,  pela passarela improvisada de madeira e andando pelas pedras,


E se cair...?







e finalmente… thanrãn!!








85 mt de puro encantamento

E o mais emocionante? Ah, é ficar embaixo da cachoeira e ter a cortina d´agua a sua frente e pular no rio. Daí, nadar de costas e olhar bem pra cima vendo aquele mandaréu d´água despencando diante dos seus olhos e perceber como a criação de Deus nos coloca em nosso devido lugar: somos um nada, somos uma formiguinha e nos sentimos tão superiores!


Esta trilha, como dizem, foi descoberta por turistas mulheres em 2001 e hoje é uma das mais procuradas na região sul da Chapada Diamantina.


Na volta, o cansaço será pequeno diante do que você viu e sentiu, anestesiado, você perceberá que foi ma-ra-vi-lho-so!!


Serviços:
Pousada Ibicoara: +55 77 3413.2276
João Guia de Turismo:+ 55 77 9131.8280/ 8116.3211
Bancos: Bradesco, Banco do Brasil.
ACVIB (Associação dos guias de Ibicoara): + 5577 3413.2048

Gostou da trilha? Deseja conhecer?Deixe seu comentário.

4 comentários :

  1. Respostas
    1. Olá Raulene!

      É um show da natureza.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Chapada é sensacional! Ibicoara é uma das poucas cidades da região que não conheço. Mas, depois desse post eu irei me empenhar pra conhecer.
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Ibicoara é uma cidade pequena e simpática, porém esconde maravilhas naturais.

      Muito obrigada pela visita e comentário!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...