quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Praga- câmbio e transporte

Em Praga se utiliza a coroa tcheca pois o país não faz parte da zona euro embora seja membro da União Européia. Assim para você conseguir esta moeda terá que fazer o
câmbio lá. Primeiro você troca real por euro aqui no Brasil e quando chegar em Praga faz a troca de euros por coroas. Portanto tenha euro em espécie pois facilita na hora de fazer o câmbio.

A coroa tcheca não é tão cara quanto o euro. Por exemplo, em 18 de Setembro, 100Kč equivaliam12 a 19 Reais. As notas sao de : 100, 200, 500, 1000, 2000 e 5000.
E as moedas de:1, 2, 5, 10, 20 e 50.




Com 1000 coroas tcheca a sensação é de que você tá rico,só que não... rsrsr


Agora, onde fazer o câmbio em Praga?

Bem, precisava de dinheiro para pegar o transporte até o hostel e pensei em fazer o câmbio de pouco dinheiro. Na própria estação há uma casa de câmbio, porém é cobrada uma taxa muito cara. Não lembro o valor exato, mas é como se você trocasse euros por coroas tchecas e ao invés de levar 6 mil coroas, você leva 5 mil porque 1 mil é só da taxa. Nas casas de câmbio nas ruas de Praga não há cobrança desta taxa. Por tanto, é mais vantajoso trocar fora da estação em locais permitido. Nunca nas ruas! Você vai encontrar homens oferecendo serviço de câmbio nas ruas, mas não aceite.

Detalhe que faz toda diferença: em vários estabelecimentos se aceita euro. A conta, o cardápio,   tudo vem com o valor em coroas e euro. Ou seja,  troque coroas tcheca o suficiente para o transporte ou coisas pequenas, aperto você não vai passar. Até para comprar lembrancinhas nas ruas os vendedores aceitam euros. O cartão pré pago também é aceito em vários lugares. Isso facilitou e muito minha vida. Troquei 200 euros para 4 dias e o resto me virei com o cartão pré pago ou euro em espécie. Resumindo: não se desespere com o câmbio por coroas tchecas, pois o euro é amplamente aceito, sem stress...

Como se locomover em Praga?


Estação de metro


Como havia dito, a localização do hostel era excelente e perto de tudo. Além do mais, a melhor maneira de conhecer Praga é caminhando. Na verdade, você pode conhecer toda a cidade sem usar transporte público. Assim, em quatro dias na cidade usei transporte público apenas uma vez para ir na fortaleza de Vyšehrad que fica mais afastado do centro.
É fácil entender o funcionamento do transporte da cidade, vejamos:

Os meios utilizados são: metrô, ônibus e bonde ou tram.
Para distâncias menores, o bonde é o meio mais rápido de se locomover e estão por toda parte. São limpos e os mais novos possuem ar condicionado, letreiro luminoso e sistema de voz informando as paradas.


Bondes ou tram. Modernos e confortáveis.


Linhas de metro: são três, a linha amarela, a vermelha e a verde. Percorrem a cidade de norte a sul e de leste a oeste.



Como são os bilhetes: integrados com vários meios de transporte, ou seja, você pode usar o mesmo bilhete no metrô, tram ou ônibus, observando o tempo limite após a validação e as zonas especificadas.

variam de acordo com o tempo para utilização após validação, zonas e conexões e idade do passageiro.
Tickets de 60 min para 3 zonas e de 90 min para 4 zonas

Onde comprar bilhetes:

Em máquinas como estas nas estações de metro ou na rua próximo as paradas de ônibus ou tram.


Ou nos guichês da empresa de transporte da cidade que ficam nas estações de metro e nas tabacarias.

Validação do ticket: validou na maquininha uma vez no primeiro uso e pronto! Aí começa a contar o tempo que vai durar seu bilhete. Por exemplo, você tem um ticket de 30 min. Daí, valida na primeira vez em que usa no ônibus, depois de 15 min você pega o metrô, aí você não precisa validar mais. Porem atenção, tenha sempre seu bilhete em mãos, pois há fiscalização e a multa é altíssima! Não queira nem saber o valor.

Da cidade para o aeroporto: sair de Praga de manhã cedo rumo a Paris. Ainda estava escuro, e o frio era intenso. Comprei na máquina o bilhete e peguei o bonde até a estacão Malostranske namesti. Nesta estação, peguei o metro até estação Dejvicka e de lá peguei o ônibus 119 para o aeroporto. Ao sair da estação Dejvicka, vire a direita e verá duas paradas de ônibus é importante está atento em qual ponto você deve pegar o bus , pois não é a que fica em frente a estação e sim a parada mais atrás.

Veja o mapa do trajeto:






Esta é a parada do ônibus para o aeroporto:


Parada de ônibus para o aeroporto na Rua Evropska

Meu vôo era da Easyjet com destino a Paris e o ônibus me deixou no terminal certo.
Para mais informações sobre o transporte público em Praga clique aqui.



Acompanhe outros posts sobre Praga aqui.

Gostou do passeio? Curta, comente e compartilhe!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...