Abra os olhos, Abrolhos!

Este texto é uma belíssima contribuição da minha amiga Fernanda Cerqueira e do Edvaldo Borges.

Sou apaixonada por praias, por isso aproveitei minha estadia no extremo sul da Bahia para conhecer esse paraíso chamado
Abrolhos. 


whales abrolhos bahia brazil
Considerado um dos cenários mais lindo do mundo!


Para chegar lá a melhor opção é ir para Caravelas que fica a 870 km de Salvador. Em Caravelas existem algumas operadoras de turismo que realizam passeios para Abrolhos, eu escolhi o bate e volta da Horizonte Aberto catamarãs e gostei muito do serviço prestado. As saídas ficam sujeitas a formação de no máximo 25 pessoas por embarcação e é necessário fazer uma pré-reserva da vaga que é confirmado quando atinge o número mínimo de pessoas. O passeio inclui lanche e almoço mais kit básico de mergulho (nadadeiras, máscara e snorkel).
whales abrolhos brazil bahia

A embarcação sai às 7:00h da manhã do porto de Caravelas e leva umas 3h para chegar em Abrolhos, mas como é época de baleias jubarte o percurso é feito em aproximadamente 3h ou 4h por que paramos para avistamento das baleias. Logo nas primeiras horas de viagem a impressão é de que não vai aparecer baleias por que não há nenhum sinal delas no mar, só depois de umas 2h e meia de navegação começamos a avistar as primeiras bem de longe e aí começa a aparecer os grupos com 4,5,6 baleias navegando no mar.

whales brazil bahia abrolhos
Depois que avistamos as primeiras o barco seguiu em direção a elas e ficamos bem próximos de um grupo, mas elas estavam tímidas e não quiseram se exibir com suas piruetas no ar, mas todos nós já estávamos contentes em apenas vê-las tão pertinho. Foi uma emoção enorme ver aqueles mamíferos gigantes que pesam toneladas próximo do barco.

whales brazil bahia abrolhos
Pura emoção
Depois que vimos várias baleias seguimos nossa viagem para o arquipélago de Abrolhos, que é constituído de 5 ilhas e apenas uma é permitido desembarque de turistas, a ilha Siriba.
Ilha Siriba
Quando avistamos a primeira ilha já ficamos deslumbrado com tamanha beleza do local, o dia estava lindo, o sol brilhando sem nuvens e a água do mar azul, essa foi a combinação perfeita para ficarmos encantados com esse pedaço do paraíso, as palavras não são o suficiente para descrever tamanha beleza do local, somente vivenciando essa experiência para ver que não é exagero afirmar que o lugar é um PARAÍSO.
whales abrolhos bahia brazil
Reduto do atobás branco

Faz parte do pacote uma caminhada na ilha Siriba, é bem curto o percurso, a visita é programada e monitorada por voluntários do projeto ICMBio e a caminhada é feita ao redor da ilha não podemos percorrer por dentro da ilha para preservar o meio ambiente. Nessa ilha a principal atração são os atobás brancos, espécie mais comum no local e são aves que parece não se incomodar com os turistas, chegamos próximos delas e não estavam nem um pouco preocupadas com a nossa invasão, mas segundo a guia não é recomendável chegar muito perto para não levar uma bicada das aves.
birds abrolhos brazil bahia
Atobás, pêlo de algodão
Os filhotes tem um pêlo que parece algodão e dá vontade de tocar, mas não é permitido se quer levar uma pena de lembranças que dirá tocar. Lá também habita os atobás marrons e as grazinas que fazem seus ninhos na cavidade entre bloco de rocha no solo.
 
birds abrolhos bahia brazil
Grazina e seus ninhos

birds abrolhos bahia brazil

Depois dessa breve caminhada voltamos para o barco para sermos levados para onde é permitido o mergulho. A água é cristalina e não estava tão quente, mas o sol forte que fazia pedia um mergulho em alto mar e assim descemos para nos refrescar. Daí, voltamos ao barco para um almoço leve, oferecido pela empresa, para não passar mal e seguimos viagem de volta a Caravelas.

whales brazil abrolhos bahia

whales brazil bahia abrolhos

A nossa volta foi surpreendente, mais uma vez avistamos mais baleias, mas dessa vez elas deram um show no mar exibindo sua cauda, não se sabe ainda por que ela faz isso, mas é espetacular. Nesse momento todos que estavam na embarcação começaram a aplaudir o espetáculo, fomos tomados por uma explosão de emoções, eu não sabia se tirava fotos ou se apenas contemplava aquele momento. Foi tudo maravilhoso, o cair da tarde e aquelas baleias dançando no mar. Enfim, chegamos no porto às 20:00h. É um passeio que vale muito a pena. 
 
birds brazil bahia abrolhos

Quem ainda não conhece esse paraíso sugiro que tenha essa experiência única.

Obs.: Agradeço imensamente a Fernanda Cerqueira pelo excelente relato e a Edvaldo Borges pelas fotos.
 

Créditos das fotos: Fernanda Cerqueira e Edvaldo Borges.

INFORMAÇÕES SOBRE O PASSEIO (valores e horários)
Empresa de Turismo: Horizonte aberto http://www.horizonteaberto.com.br/
O conteúdo deste post foi uma escolha do Vaneza com Z devido a relevância do assunto sem nenhuma parceria com as empresa e/ou serviços citados no texto.

Marcadores: , , , , , , , ,