domingo, 5 de outubro de 2014

Praga: Stare Mesto, Cidade Velha

Meu roteiro não foi feito bairro por bairro, porém a melhor forma que encontrei para compartilhar a informação foi esta. Aqui, você terá uma ideia do que ver nesta bela cidade, lembrando que perder se pelas ruas de Praga é a melhor
coisa que pode te acontecer. De repente você tá seguindo o fluxo e chega numa rua lindinha e depois numa praça belíssima.



Praça Cidade Velha



Cada canto tem sua história que deixou marcas profundas na cidade e ficarão para sempre em nossa memória. Então, vamos começar pelo começo (rs), onde nasce Praga: Stare Mesto, Cidade Velha.

Praça da Cidade Velha ou Staroměstské náměstí

Barracas natalinas e a movimentação é grande

Em todo o mundo é na praça que tudo ocorre, revoltas, manifestações, discursos enfim, a praça se torna o centro do mundo. Não seria diferente com a praça da Cidade Velha que presenciou grandes acontecimentos políticos e socias tais como: piras funerárias que arderam em nome da Inquisição; conselheiros e prefeitos que precisaram prestar contas e caíram sobre o próprio sangue; traidores e assassinos que foram punidos com a forca, o pelourinho e a roda; correria durante a fuga de Frederico o “Rei de Inverno”.

No inverno a praça fica assim...

Hoje, momentos alegres e festivos são mais comuns nesta Praça. Visitei a cidade na virada do ano 2013/2014 e claro, o clima era natalino. Nesta época são montadas barracas com bebidas e comidas típicas da região inclusive o trdlo e vinho quente com limão, já falei deles nest post. Havia um grupo de músicos que tocavam um tipo de jazz muito legal. Pena que não sei o nome da música. A moça que vendia na barraca ao lado deles dançava ao ritmo da música. Algo simples, mas chamou a atenção da galera! 

Os belíssimos prédios que rodeam a praça

Ao chegar na praça procure em especial os seguintes pontos: Prefeitura da Cidade Velha onde fica o relógio Astronômico, Igreja Tyn, Igreja de São Nicolau, Palácio Kinsky e o monumento a Jan Huss . Alguns são fáceis de identificar, outros nem tanto. A arquitetura de Praga é tão linda que nos deixa atordoados.

Torre de pólvora ou Prašná brána

Torre de Pólvora vista desde a Torre do Relógio

Um dos símbolos mais representativos da cidade. Foi construída em 1475 como uma das 13 portas da muralha que cercava a cidade. Em 1541 foi destruída por um incêndio e logo resconstruída. Anos mais tarde, foi utilizada para armazenamento de pólvora.

De seu interior se contempla uma vista muito bonita da cidade e ainda possui um museu que conta a história de Praga e suas torres. 

Torre de Pólvora
Náměstí Republiky, 5
Horários e valores para visitação:
http://www.muzeumprahy.cz/prasna-brana/


Casa Municipal ou Obecni Dum 

Fica ao lado da Torre de Pólvora e para mim é uma dos mais belas construções de Praga devido ao estilo arquitetônico, o art nouveau. Impossível passar despercebido por esta magnifica edificação que já foi residência do rei da Boêmia e palco da proclamação da independência da Tchescolováquia que ocorreu em 1918. 

Art nouveau em todos os detalhes

Como dito, o art nouveau é o estilo arquitetônico marcante nesta construção inaugurada em 1912 com projeto de Osvald Polivka e Antonin Balsanek. Destaca se as alegorias e estuques na sua fachada que representam a degradação do povo tcheco e a resurreição do povo feita por Ladislav Saloun.

inaugurada em 1912 com projeto de Osvald Polivka e Antonin Balsanek
A Casa municipal em seu interior possui um salão de chá, restaurantes, o salão de concertos Smetana. Desejando entrar na história da Casa Municipal são realizadas visitas guiadas em tcheco e inglês, alguns com comentários em espanhol, francês, alemão e outros. Porém boa parte do edifício está fechada para visitação. Não entrei, apenas apreciei do lado de fora.

Casa Municipal
Náměstí Republiky, 5

Igreja Nossa Senhora de Tyn ou Panna Marie před Týnem

Uma das construções que dominam a vista panorâmica de Praga quando observada desde a Torre do Relógio, com seus campanários de 80 mts de altura.

cadê a porta da igreja?
Sua história remonta ao século XII quando é mencionada pela primeira vez em registros públicos e sua construção data da metade do século XIV. Sua construção foi financiada pela elite burguesa para competir com a Catedral de Praga.

fica fácil identificar o estilo desta construção olhando para seus pináculos e rosácea 
Mesmo para mim que sou leiga em assuntos de arte fica fácil identificar o estilo desta construção olhando para pináculos pontudos. Estamos falando do estilo gótico que conviveu com o estilo românico e surgiu na ascenção da classe burguesa, grande financiadora das artes. Ah, a entrada da igreja é pelo edifício a esquerda, olhando de frente.

Igreja Nossa Senhora diante de Tyn
Staroměstské náměstí
http://www.tyn.cz/cz/

Monumento a Jan Huss ou Pomnik mistral Jana Husa

símbolo da auto confiança dos tchecos. Ao fundo, Igreja de São Nicolau

Este monumento foi inaugurado durante a Primeira Guerra Mundial como símbolo da auto confiança dos tchecos. Você já ouviu falar de Jan Huss? Nem eu, até descobrir Praga.
Jan Huss nasceu em 6 de Julho de 1369 em Husinec e foi um reformador da igreja influenciado pelas ideias de John Wycliffe. Jan acendeu o fogo da Igreja Católica e foi queimado vivo em Constança, Alemanha em 6 de julho de 1415. Ou seja contrariou a igreja, virava cinzas!

Palácio Kinský ou Palac Kinských
Admire os detalhes... Qual é o estilo arquitetônico?
Esta é outra construção que vai fisgar seu olhar. É muito linda! O que chama atenção é o estilo arquitetônico, desta vez o rococó, onde tudo é muito bem trabalhado e detalhista. Aqui o escritor Franz Kafka estudou e seu pai tinha firma. 

Palacio Kinsky- František Oldrich Kinský que foi dono do palácio até 1945

Tudo começou no século XIV quando em lugar de 3 casas medievais foi construído o palácio que teve vários proprietários entre eles Johann Ernst, o Conde Golz que realizou reformas no prédio. Depois dele, veio o Conde František Oldrich Kinský que foi dono do palácio até 1945. Berta Suttnerová-Kinská, filha do Conde Kinský, nasceu em 1843 neste palácio e em 1905 foi a primeira mulher a ganhar o premio Nobel da Paz.


Hoje, funciona como uma biblioteca abrigando a Galeria Nacional de Praga.

Národní Galerie (Galeria Narodni)
Staroměstské náměstí 12
http://www.ngprague.cz/

Relógio Astronômico ou Orloj

Quando você ver uma aglomeração assim, olhando para o mesmo lugar saiba que está diante da grande atração da Praça da Cidade Velha.
Quando você ver uma aglomeração assim, saiba que esta diante da grande atração da Praça da Cidade Velha, o relógio Astronômico. 
Muitas lendas contam a história da construção deste relógio entre elas, a de que o relojoeiro Hanus teria construído o relógio e temendo que ele fizesse outros similares tirando a fama de Praga, autoridades contrataram homens para cegá-lo.
Isso é só lenda mesmo, mas Hanus existiu, porém a construção do relógio é atribuída a Mikulas de Kadan em 1410. Hanus teria reconstruído o relógio em 1490.
Como observamos, este não é um relógio qualquer. O elemento mais antigo e engenhoso é o mostrador.

Números góticos, romanos, signos das constelações e tantos ponteiros. Para que serve essa genrigonça !? Explico:
Vamos tentar entender a função dele:
- numerais góticos: ele aparecem no anel externo, escuro, dividem o dia em 24 horas a partir do pôr do sol. A 24ª hora coincide com o pôr do sol independente da época do ano.
- numerais romanos: dividem o dia em 2 períodos de 12 horas, meio dia no topo e meia noite embaixo. Um dedo dourado aponta a hora.
- disco dourado: indica atrajetória do sol.
- anel menor e excêntrico: mostra a rotação do céu estrelado em torno da Terra indicada pelos signos das constelações.

Há também o disco de calendário com pintura das cenas típicas de Praga em cada estação do ano. Enfim, é um mecanismo que nos faz pensar em como numa época sem a tecnologia e programações que temos hoje o homem conseguiu colocar pra funcionar tamanha engenhosidade.

Abaixo do mostrador, pinturas das cenas de Praga 

Ah! Tem mais, as horas são dadas em um espetáculo em que sai os símbolos que os praguenses mais temiam: o Avarento, o Vaidoso, a Morte e o Turco. Além dos 12 apóstolos que saem das janelas acima do mostrador. Isso ocorre a cada hora cheia das oito da manhã as oito da noite. Quando cheguei não era hora do espetáculo, mas todo mundo fica na expectativa olhando pro relógio.

Torre do Relógio 

prague stare mesto old city
Torre do Relógio vista da Rua Celetná
Esse é um ponto de observação que você não deve deixar de conhecer. Daqui, temos uma das vistas mais belas de Praga, pode ser literalmente o ponto alto da sua viagem, assim como foi para mim.
A dica é: se você for no inverno, tenha paciência e vá com o tempo bom, com sol brilhando.

prague orloj tower stare mesto
Aproveite o tempo bom para uma vista boa e fotos bacanas
Pra chegar na torre, primeiro você sobe de elevador e depois de escada. E haja escada! Tem até semáforo na escada pois só sobe ou desce um por vez. Lá em cima é o maior aperto, a visita é feita no sentido horário, mas tem gente com o relógio doido e vem na contramão do trajeto e daí engarrafa tudo. Mas o aperto vale a pena, dá uma olhada:

prague stare mesto old city
Belíssima vista do Castelo de Praga 

Praça em frente a entrada da Torre do Relógio


O que me chamou mais atenção em Praga foi a arquitetura

A cidade das "Cem Torres". Ao fundo, colina Petrin

Pedacinho da Igreja de São Nicolau do lado direito

torres da igreja de São Nicolau

Esse povo aglomerado olhando para o alto na mesma direção, você já sabe o que é...rs

Diz aí, vale a pena ou não vale subir na Torre do Relógio?
Quanto custa:110 coroas
Horários: dá uma olhada aqui.

Rua Celetna  


Atenção aos edifícios nesta rua

Pense numa rua que mesmo sendo movimentada, é ótima para andar. A Rua Celetna não é uma rua qualquer. Ela fazia parte da Via Real que era uma rota por onde passava os reis quando eram coroados. Seu nome dizem que deriva da palavra tcheca “Calty” que era um tipo de pão cozido da área há muitos anos.

na fachada do prédio um hino a Sao Venceslau pedindo proteção ao povo praguense

Ao caminhar por esta rua verás alguns dos edifícios mais importantes de Praga que são a Casa da Madona Negra, a Casa do Anjo Dourado e o Palácio Pachta. Assim deixo um alerta: os diversos estilos arquitetônicos nos deixam confusos, por isso em seu planejamento faça uma lista dos edifícios mais importantes e vá atrás deles. Eu não fiz isso, aí sacomé né (rs).



Foi nesta rua que encontrei uma loja de chocolates belgas que me deixou louca. O nome é Viva Praha. É bem turística, mas a variedade de guloseimas é incrível.

Viva Praga \O/


Oh lá em casa...hehehe
 Uma grande atração na loja é a produção de balas coloridas que é feita ao vivo onde dois funcionários esticam a massa e com uma espátula simplesmente cortam e a massa endurece instantâneamente. As crianças não piscam o olho assistindo isso. 

Produção de balas coloridas
Sem dúvida esta zona de Praga reserva muitas surpresas para quem tem um olhar apurado. Se você for no inverno como eu, faça um planejamento detalhado e dê prioridade ao que for importante. Neste estação do ano os dias são curtos, então não perca tempo!

Gostou do passeio? Dê sugestões, curta, comente e compartilhe!

Quer planejar sua viagem e economizar, mas não sabe por onde começar? Eu posso te ajudar!
Quer saber as melhores atrações em Salvador e na Bahia? Eu indico e faço um roteiro exclusivo!
Solicite o serviço de consultoria em viagem atráves do email: vanezanarciso@gmail.com
Valores sob consulta.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...