Berlim: Reichstag, Muro, Tiergarten e muito mais...

Berlim é um museu a céu aberto que nos ajuda a refletir sobre um período sombrio da história da humanidade. Neste post veremos alguns dos principais pontos turístico de Berlim e um pouco da história de cada um deles. Adianto que Berlim é um dos melhores destinos da Europa e um dos mais baratos. Uma cidade super agradável e fácil de conhecer.

A primeira vista do muro


Como visitar o Muro de Berlim 


Como tudo hoje é na base da tecnologia, basta programar no Google Maps ou qualquer outro aplicativo a localização do Muro de Berlim e calcular a rota. Desci na estação Warshauer e segui em direção a East Side Galery que na verdade é a parte do muro transformada em uma galeria de arte com pinturas de artistas de várias partes do mundo. Talvez a maior galeria a céu aberto do mundo. Além de ser uma lugar lindo para várias poses de fotos.







Alguns projetos colocaram as pinturas em risco. Em 2006, para acesso ao Rio Spree foi removido uma parte do muro. Em 2013, foi anunciada a construção de apartamentos de luxos na região. Mas para nossa alegria, ainda podemos desfrutar das representações de esperança e anseios de uma sociedade que vivia os horrores da guerra e de regimes políticos distintos, em que de um lado havia os socialistas e do outro os comunistas.

Para visitar o Muro, li uma sugestão do blog Agenda Berlim em que você desce na estação Ostbahnhof e segue até a ponte Oberbaumbrucke. Fiz o contrário, mas considero melhor ir da estação para a ponte. Além de conhecer o muro, pare um pouco as margens do Rio Spree para ver as aves e a outra margem do rio.

A bela ponte Oberbaumbrucke que liga os bairros Kreuzberg e Friedrichshain

Aves no rio Spree

Reichstag



Edifício do Reichstag onde fica o Bundestag, Parlamento Alemão

Este é sem dúvida o edifício mais visitado de Berlim e que testemunhou grandes acontecimentos da história alemã. Em 1894 sua construção ficou pronta. Em 1918 foi proclamada a República da Alemanha da sacada deste prédio. Entre 1919 e 1933 foi sede da República de Weimar. Em 27 de Fevereiro de 1933 o prédio pega fogo logo após a nomeação de Adolf hitler como chanceler. Hitler coloca a culpa nos comunistas e suspende os direitos humanos assegurados pela constituição da República de Weimar e a partir de então começa a governar por decreto. Após 1933, durantes muitos anos o Reichstag não foi utilizado devido aos danos causados pelo incêndio. Em 3 de Outubro de 1990 foi usado para cerimônia oficial da reunificação da Alemanha.

 frase "Dem deutschen Volke" - "Ao povo Alemão", gravada desde 1916
Em 1992 é decidida a restauração do prédio e o projeto vencedor é o do britânico Normam Foster que cobre o Reichstag com uma cúpula de vidro e aço de 23.5 mt de altura. Em 1999 foi reinaugurado como sede do Parlamento alemão, o Bundestag.

interior da cúpula- ao passo que andamos ouvimos as explicações através do audio guia
É desta cúpula que temos uma vista maravilhosa de Berlim. Ao fazermos a visita com auxílio de um audio guia vamos subindo a rampa ao redor da cúpula e ao passo que andamos ouvimos a explicação de cada ponto da cidade que avistamos. Se você fizer a visita ao Bundestag depois de ter conhecido a cidade, será um repasso muito bom do que foi visto até agora. 

Vista da Torre de Tv e cúpula da Berliner Dom

Marschalbrucke e ao fundo a Friedrichstraße

Maior hospital universitário da Europa.Mais da metade dos ganhadores do Prêmio Nobel alemão em medicina e fisiologia vêm da Charité , entre eles Emil von Behring, Robert Koch (descubridor do bacilo da tuberculose) e Paul Ehrlich.

Como visitar o Reichstag e o Bundestag?


Para visitar o Parlamento ( Bundestag) é preciso agendar com muita antecedência através do site. Imprima sua reserva e apresente no dia e horário marcado. É grátis. Não atrase! Eles são pontuais demais.

Tiergaten




Este era um antigo parque de caça da realeza que significa “jardim dos animais”. O Tiergaten sofreu com as ataques bélicos e foi devastado pela população que carecia de carvão e usaram a madeira das árvores para aquecimento.

Hoje, é o segundo maior parque de Berlim e oferece lazer para os moradores e visitantes. Como fui em pleno inverno, o frio afasta a população do parque. Lá encontrei apenas pessoas fazendo carridas e turistas, como eu, que estavam caminhando. No verão deve ser um lugar muito bom para um pic nic, tomar sol e curtir um dos biergarten ( jardins de cerveja) próximo do lago Neue See. 

Pertinho do Tiergarten temos:

Siegessaule ou Coluna da Vitória



Estátua de bronze, representação da deusa Vitória

Este monumento foi concluído em 1873 em comemoração a vitória da Prússia sobre a Aústria, França e Dinamarca. Primeiro foi colocado no Reichstag e depois transferida para o Tiergarten na Strasse 17 Juni.

No céu de Berlim a Coluna da Vitória se destaca

Para ter acesso ao centro onde fica a coluna, há uma passagem subterrânea. Nas paredes tem um painel luminoso que acende e apaga quando você passa. Para subir até o topo onde fica a estátua de bronze da Vitória, são 285 degraus. Do alto da Coluna, se tem uma vista do Tiergarten e da Strasse 17 Juni até o Portão de Bradenburg. Não subi, preferir caminhar pela avenida Strasse 17 Juni que estava fechada para as comemorações do final de ano.

Bellevue


Residência do presidente, Bellevue

O nome Bellevue significa “bela vista”, em francês. Este é o endereço do presidente da Alemanha. Foi projetado por Michael Philipp Boumann e concluído em 1786. Durante a Primeira Guerra foi usado pelo comando militar supremo e o Governo alemão como centro de negociações. Durante a Segunda Guerra foi seriamente danificado e entre 1986- 1987 foi totalmente renovado.

Hoje só é possível visitá-lo no Dia das Portas Abertas, quando espaços que geralmente estão fechado ao público podem ser visitado.

Portão de Bradenburgo



Símbolo de paz depois símbolo de vitória

Sem dúvidas, este é o cartão postal de Berlim, símbolo da prosperidade e unificação alemã. Estas portas foram construídas em cima de outras portas. Há muito tempo, entre as colunas da extremidade, era passagem só de carros e entre as colunas do meio só passava a comitiva real. O Portão ficou do lado soviético e foi muito danificado durante a Segunda Guerra.

quatro cavalos e originalmente guiada por Eirene – a  deusa da paz

A quadriga chegou em 1793 e ficou por pouco tempo porque Napoleão para comemorar a dominação francesa levou a quadriga para Paris. Depois ela volta em 1814 e recebe uma cruz de ferro e uma águia prussiana e se torna símbolo de vitória. Em 1950 a quadriga sai de novo e é quase destruída pelas forças soviéticas. No impasse do que vão fazer com ela, decide se pela sua recuperação. Em 1958 a quadriga volta pro alto do portão só que com o sentido invertido, voltada para a Parisier Platz. Foi o maior “bafafa”... Hoje, o portão de Brandenburg é palco de grandes eventos e onde quase tudo acontece. Alemães fantasiados de soldados fazem a alegria dos turistas.




Alexanderplatz


Este local mistura o velho (era uma feira de gado) e o novo, e hoje encontramos uma grande praça que abriga uma estação de trem e o Relógio Mundial ou Weltzeituhr. A praça recebe este nome, em homenagem ao czar Alexandre I, da Rússia, que visitou Berlim em 1805 e esteve no local. Esta praça foi cenário de filmes e ganhou notoriedade na década de 20.





Torre de TV ou Fernsehturm


Torre de Tv- chamada também de " a vingaça do Papa", sabe por quê?
A Torre de Tv possui 368 metros de altura e foi ordenada sua construção por Walter Ulbricht, líder do Partido Socialista Unificado da Alemanha e foi inaugurada em 1969. Ela é chamada pelos berlinenses como “ A vingança do Papa” pois a luz do sol quando refletida na esfera da torre produz o efeito de uma cruz. Isso foi uma ironia, pois o Partido Socialista promovia o ateísmo e a torre feita pelos socialistas produzia o efeito de um símbolo da igreja. A torre tem visitação permitida e há um restaurante aberto ao público.

MarienKirche a igreja mais antiga de Berlim

Prefeitura de Berlim ou Rotes Rathaus


Este prédio vermelho chama atenção de quem passa próximo da Alexanderplatz. Foi construída entre 1861 e 1867 por Hermann Friedrich Waesemann no estilo neo-renascentista e sofreu ataques durante a Segunda Guerra. Possui 100 metros de largura e 74 de altura. Durante a Segunda Guerra, Berlim possuía duas prefeituras, uma na Berlim Ocidental, no bairro Rathaus Schoneberg,e esta na Berlim Oriental. Depois da reunificação alemã a prefeitura de Berlim foi mantida na Rotes Rathaus desde 1991.

Em relevo, acontecimentos na história de Berlim e Brandenburgo desde o século 12 até 1871

Rotes Rauthaus- 100 metros de largura e 74 de altura

Potsdamer Platz


Agitação da Potsdamer

Esta é uma praça super moderna e agitada. Seu nome é uma referência ao portão que ali existia, Portão de Potsdam, uma cidade a 25km de Berlim. Com a construção de uma estação de trem e posteriormente uma estação de metrô o local passou a ter um trânsito frenético o que levou a implantação do primeiro semáforo de Berlim. Hoje abriga a Sony Center, a loja Lego, possui uma praça de alimentação, teatro cinemas e lojas.

A super moderna Potsdamerplatz- cinema, cafés, restaurantes no Sony Center



Acredito que Berlim é uma cidade que após ser visitada merece uma reflexão. Uma comparação do que ela foi e o que representa hoje para o mundo. Pude observar que a maioria dos monumentos e edifícios de Berlim foram seriamente danificados durante a guerra, mas com tempo houve a reunificação e esta cidade se reergue e continua em constante mudança. Muitos de nós não testemunhamos a guerra, mas vemos seus efeitos que nos servem de lição. Ao mesmo tempo, somos testemunhas da prosperidade e capacidade de transformação de uma nação que apesar do lado obscuro da sua história busca o respeito mútuo e convivência pacífica entre a diversidade.

Se você não conhece Berlim, tenho certeza que irá se surpreender! E se já se surpreendeu tem vontade de retornar.

Procurando ofertas de hospedagens em Berlim? Clique aqui:


Booking.com

Siga o Vaneza com Z em:

Pinterest
Facebook
Google+
You Tube

O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

Marcadores: , , ,