Campo de concentração de Sachsenhausen

Conhecer Berlim foi uma das grandes experiências na minha viagem e uma visita ao Campo de Concentração de Sachsenhausen não podia ficar de fora. Este campo fica quase perto de Berlim, mas é super fácil de chegar lá. E vamos ver isto neste relato.

Entrada das instalações do Campo de Concentração Sachsenhausen






Para saber como chegar basta colocar em qualquer aplicativo seu local de origem e o destino "Campo de concentração Sachsenhausen" e você terá todas as infos.

Não é difícil chegar em Sachsenhausen. Mas eu sugiro que você vá cedo, pois de Berlim até a estação de Oranienburger você vai de trem, e de lá até o museu são 20 minutos de caminhada por ruas sinalizadas ou de ônibus que leva menos de 10 minutos, mas que só passa de hora em hora. Eu fui de ônibus.

Quanto tempo leva a visita ao campo de concentração?


É muita informação e o trajeto ida e volta soma-se umas 2 horas. Portanto, reservei um dia inteirinho para conhecer o campo de concentração de Sachsenhausen que fica em Oranienburger a uns 40km de Berlim.

Quanto custa a entrada ao Campo de Sachsenhausen?


A entrada é gratuita e paguei 3 euros pelo audioguia, disponível em vários idiomas inclusive espanhol, com direito ao mapa do local.




Muro do campo de concentração


Esta é a rua principal por onde entravam os prisioneiros. São cenas para reflexão.

A vida no campo de concentração

Prisioneiros com o uniforme listrado e algumas cenas de como viviam os soldados nazistas.


Placas comemorativas de Sachsenhausen


Placas comemorativas e esculturas em memória de grupos de prisioneiros ou prisioneiros individuais que foram mortos no campo.


Na porta do campo, há a famosa frase alemã:

Arbeit macht frei : "o trabalho liberta"

Esta frase passava a ilusão de que por meio do trabalho eles poderiam ter a liberdade. Por este portão, passavam os presos que poderiam sobreviver ou morrer neste campo.Tenhamos em mente que este não era um campo de extermínio como o de Auschwitz na Polônia.

Barracões e alojamento


Passei o portão e andando mais um pouco cheguei nos barracões que serviam de alojamento. Há exposições em cada barracão com biografias, utensílios, roupas e fotos explicando como era a vida dos prisioneiros nestes alojamentos.

Cerca de 400 homens dividindo este mesmo espaço.

Agora imagine, centenas de presos judeus, em um espaço tão pequeno e sob condições indignas. Nos dormitórios se espalhavam mentiras, se especulava a situação da guerra e assim se instalava um clima de medo e desconfiança. Centenas de pessoas acordavam sob gritos e tinham que se lavar rapidamente e fazer suas necessidades sob vigilância dos nazistas. Tudo era cronometrado.


Local para banho

Zona neutra


Zona neutra- quem se atrevesse a passar esta área era fuzilado imediatamente


Cozinha de Sachsenhausen


Antigamente era a cozinha dos prisioneiros, hoje há ilustrações e objetos que representam os acontecimentos da história no campo de Sachsenhausen, entre eles, me chamaram atenção:


Instrumento de tortura como mostra a ilustração acima desta foto.

identificação dos prisioneiros dos campos de concentração por meio de triângulos, cores e letras:

Triângulo vermelho: comunistas, dissidentes políticos/ Triângulo verde: criminosos comuns/ Triângulo amarelo: judeus.
As letras indicavam os países de procedência: F de França, U de Hungria, P de Polônia.

Triângulo roxo: usado para identificar os objetores de consciência como por exemplo as Testemunhas de Jeová.
Uma foto que me chamou atenção foi esta:


A foto acima, é uma representação do momento em que os soldados jogam a comida para os presos que brigam entre si para apanhar o que podem e os soldados pisam nos presos e os cães os atacam. Para mim, é uma cena humilhante em que mostra o desespero para sobreviver no campo de concentração.

No subsolo da cozinha, podemos visitar um local que servia para os prisioneiros descascar batatas. É um local frio, amplo e vazio o que chama atenção são pinturas como estas:



Memorial das Vítimas do campo de concentração


Segui em frente e depois de passar pelo muro em que se encontra documentos que relatam os assassinatos no campo, cheguei ao Memorial das Vítimas do campo de concentração.

Monumento em memória das Vítimas do campo de concentração de Sachsenhausen de 1936- 1945

Quando comecei a ler e ver as fotos fiquei ainda mais estarrecida em pensar o que levaria alguém a planejar a morte de milhões de pessoas e como seriam tratadas antes, durante e depois da sua morte.

Fornos crematórios- milhares de pessoas foram vítimas de tamanha barbárie

Depois da morte na câmara de gás os corpos eram incinerados.


Olhei esta foto e fiquei curiosa em saber de quem se tratava.



Este era Paul Sakowsky, um dos prisioneiros do campo que passou a ajudar a SS e maltratou presos se tornando um carrasco. Foi designado a cuidar da câmara de execução e assim incinerou cerca de 30 mil presos. Ele foi condenado a prisão perpétua e trabalho forçado e faleceu em 2006.

Os executados pelos nazistas: combatentes da resistência, objetores de consciência e condenados por tribunais nazistas

Os dentes dos presos eram arrancados antes dos corpos serem incinerados.


Memorial de Sachsenhausen


Em 22 de abril de 1961 foi inaugurado o Memorial de Sachsenhausen com uns 40 metros de altura. Nesta mesma data em 1945, ocorreu a Marcha da Morte, onde milhares de judeus presos saíram sem rumo ou se deslocaram para regiões onde a resistência nazista era maior. Muitos morreram em florestas, em zonas rurais em razão do frio congelante e exaustos. Ou seja, não tiveram um enterro digno. O objetivo era que o maior número possível de pessoas viessem a morrer e assim, poupava a SS em gastar com o transporte de milhares de presos, como também não deixar vestígios das mortes.

Monumento em lembrança e comemoração aos prisioneiros do campo erguido em 1961



Presos mortos em Sachsenhausen


Gustav Burchner


Era um fazendeiro e barbeiro que se tornou Testemunha de Jeová e devido suas convicções religiosas foi morto no campo de Sachsenhausen em 1939 de causas desconhecidas.


August Dickmann


August Dickman foi a primeira Testemunha de Jeová morta no campo de concentração, e Heinrich Himmler, chefe da SS, ordenou sua morte por fuzilamento na frente de todos os presos por ele se recusar a prestar serviço militar em apoio ao nazismo devido sua crença religiosa. Sua história pode ser ouvida no audioguia e há no muro do campo os documentos que ele deveria assinar renunciando sua fé.

Primeiro objetor de consciência morto em Sachsenhausen


Reflexão sobre uma visita ao Campo de Concentração de Sachsenhausen


O holocausto e a escravidão são consideradas as maiores atrocidades cometidas contra a humanidade. Visitar um campo de concentração nos leva a um momento de reflexão e nos transporta para uma situação em que direitos foram violados e que a perspectiva de uma vida melhor foi suprimida. Ao mesmo tempo, percebemos a importância de respeitar as diferenças e valorizarmos a liberdade que temos.

Memorial e Museu de Sachsenhausen
Valor: gratuito
Audio guia: 3 euros
Horário funcionamento:
15 de Março até 14 de Outubro - diariamente das 8:30 ás 18:00
15 de Outubro até 14 de Março - diariamente das 8:30 às 16:30



Berlim: Reichstag, Muro, Tiergarten e muito mais...
Berlim: Museu Pergamon e DDR
Como montar seu roteiro pela Europa

Procurando ofertas de hospedagens em Berlim? Clique aqui:


Booking.com

Siga o Vaneza com Z em:

Pinterest
Facebook
Google+
You Tube

O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

Marcadores: , , , , , ,