domingo, 16 de novembro de 2014

Praia do Forte: piscinas naturais na Praia do Lord

Praia do Forte mudou muito ao longo dos anos, mas ainda é o grande destino turístico da Costa dos Coqueiros. Fale bem ou fale mal, Praia do Forte é charmosa! Aqui não faltam atrativos: ecoturismo na Reserva Sapiranga e Projeto Tamar, história no Castelo Garcia D´Ávila, esportes como canoagem, parasail e outros. Mas, desta vez fui com amigos conferir as piscinas naturais. Só pra adiantar, a Praia do Lord, onde ficam as piscinas naturais, é maravilhosa!

Praia Pedra do Chapéu

De Salvador até lá fomos de carro. Em outros posts já falei de quilometragem e como chegar. Mas, se você não tem carro você não vai deixa de ir né? Tem o ônibus da Expresso Linha Verde que sai da rodovíaria de hora em hora e as vans alternativas (R$7) que saem daqui:
Ponto na passarela de São Cristovão em frente ao Salvador Norte Shopping.
Os ônibus que saem da Rodoviária também param aqui.

Seguimos pela Linha Verde que é uma estrada pedagiada. O valor do pedágio nos finais de semana é de R$7,50 para carro comum. Chegamos bem cedo na Praia do Forte pois pensávamos que a maré estaria baixa.
Fomos os primeiros a chegar e encontrar a Vila assim...
Íamos armar acampamento na praia em frente a igreja, mas ali não tem piscina nenhuma só os barcos.
Barcos ancorados na Praia em frente a Igreja.
Seguindo á direita você vai para Itacimirim e Guarajuba e passa em frente ao Tivoli Eco Resort
Seguimos á esquerda pela areia caminhando uns 10 minutos, passamos pela Praia Pedra do Chapéu e chegamos na Praia do Lord.

Praia Pedra do Chapéu
Maré alta na Praia do Lord- fomos os primeiros a chegar...
A praia tem uma “infra estrutura “ básica para atender os turistas: cadeiras que podem ser alugadas a 5 reais, barraca com venda de bebidas, aluguel de snorkel, barraca do acarajé. Não tem ducha, nem banheiro e nem restaurantes.
Barraca da Teka: roscas, caipirinhas e outros drinks. Água de côco: R$4

Vendedor de queijo coalho
Há vendedores uniformizados e acredito que sejam credenciados pela prefeitura que vendem queijo coalho, picolé e artesanatos. Ficamos ali na expectativa da maré baixar e foi chegando gente, chegando gente e de repente já estava tudo tomado.

E a praia lotou
Legal era ver famílias se divertindo e aproveitando o dia de sol. O local não é fundo, então as crianças ficam a vontade para tomar banho e algumas usavam o snorkel.
Praia combina com família reunida, não é?
Deixamos as bolsas e outras coisas nas cadeiras que alugamos e fomos pra água sem perigo que alguém fosse roubar. O local é tranquilo e tem segurança. Aproveitei para tirar uma soneca beeem longa. Precisava...rsrs.
Praia do Lord
Enfim, meio dia a maré começou a baixar \O/. Andei um pouquinho e fui tomar banho em algumas das piscinas mais a frente.  A fama das piscinas é avistar peixinhos, porém vi pouquíssimos.  Não compare as piscinas de Praia do Forte com as de Porto de Galinhas, pois em Porto tem muito mais peixes. Mas, as piscinas por si só são ótimas. A água uma delícia, ainda na primavera estava agradável.

Muito se fala da Praia Papa Gente, mas eu achei que ali não tem muito atrativo não. O local tem ondas, é mais deserto e tem pedras mais altas. Á caminho desta praia vi um cercado como este:
Local de desova das tartarugas marinhas protegidos pelo Projeto Tamar

Sem dúvida uma das praias mais bonitas do Litoral Norte

Praia Papa Gente

Pela tarde os praticantes de kitesurf invadem o mar.

E quando saímos tinha gente chegando para curtir um pouquinho daquela praia maravilhosa.

Fomos um dos últimos a sair forçadamente da praia...rsrs
Voltamos para a Vila por um caminho calçado, este aqui:

Início do caminho calçado

Através deste caminho chegamos nos condomínios da Praia do Forte e no estacionamento principal que é pago. Daí, seguimos até o centro da Vila em busca de bancos, aliás, é bom lembrar que na praia não aceita cartão, só dinheiro. E na entrada da Vila encontramos: Banco Itaú, do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica. Se houver outro que não citei, por favor deixe nos comentários.
O charme da Vila à noite.
Deixamos as coisas de praia no carro e fomos curtir um pouquinho da noite da Vila. Muitas lojas e restaurantes. Porém, quase tudo em Praia do Forte é caro.

Encontramos um restaurante de um argentino onde vende beijú de tapioca que variam de R$7 a R$9 e empanada argentina por R$7. Bons e gostosos.

Parei no Açaí e Saúde para tomar uma casquinha de açaí por R$5. Descobrir que este foi eleito o melhor açaí pela Veja Comer e Beber 2 anos consecutivos e este é um produto exclusivo do Açaí & Saúde. Aprovado!

Terminamos no Exkinão do Lanche, também de um argentino. Além de lanches tem pratos feito de parmegiana, grelhados e peixes com acompanhamentos. Os hambúrgeres são grandes e beeemm recheados. O suco é da fruta. Pedi um de morango 400ml por R$6 e estava bom.
Meio de transporte mais criativo em Praia do Forte: Bicitáxi
Voltamos para casa alegres e satisfeitos após um dia de sol e praia e numa boa companhia.

Dicas
- não adianta olhar tabelas de maré, até porque não encontrei nenhuma para Praia do Forte.
- leve seu lanche e petisco. Vale a pena, você se diverte mais e gasta menos.
- o lixo que você produzir leve pra casa. Depois que saímos da praia não havia um lixo sequer na areia.
- se tiver snorkel, leve, se não tiver só alugue se você ver peixes mesmo. Caso contrário vai perder dinheiro.

- se for comprar algo na Vila, pesquise. A diferença de preço de um estabeleciemnto para outro é grande ás vezes para o mesmo produto.
- se chegar cedo encontrará local para estacionar sem precisar pagar.
- Praia do Forte é uma ótima opção para um final de semana principalmente para quem mora em Salvador. Vale a pena!

Você tem dicas ou dúvidas sobre a Praia do Forte? Por favor, deixe seu comentário abaixo.

19 comentários :

1. Senhorita "Z". Gostaria de dicas de hospedagem para casal mais criança. E... fale-me mais sobre o estacionamento e a qual a distância para salvador. Valeu pelas ótimo blogue.

1. Oi Anônimo,

Infelizmente não me hospedei em Praia do Forte, mas um casal de amigos ficaram na Pousada Caminho das Estrelas e gostaram muito.Segue o contato: 71 3676.1443/ e-mail: pousadacaminhodasestrelas@yahoo.com.br.
      Quanto a distância, são cerca de 60km, entorno de 1 hora a partir do Aeroporto.
      O estacionamento na Praia do Forte é pago (R$12 a diária), mas você pode estacionar em uma das ruas secundárias da Vila,onde é permitido e deixar seu carro tranquilamente.
      A pousada não possui estacionamento.

Obrigada pela visita e espero ter ajudado!

2. Este comentário foi removido pelo autor.

3. Hola!!! Me hospedei nessa pousada com meu esposo...gostei mt!! Ela é simples porém aconchegante, tem ar condicionado, Tv, frigobar, ducha quente... O café da manhã também é bom!! Tem uma delicatessen ao lado que é da própria pousada que quando solicitado leva o prato no quarto!! Logo ao lado da pousada tem uma entrada para vila principal...porém a única coisa que não nos agradou foi que as 22hs a recepção fecha e a entrada e saída é livre e não notamos a presença de nenhum vigia!! Apesar disso, tem as câmeras de segurança!!

1. O estacionamento é rotativo, não é cobrado. O lugar é maravilhoso tanto as praias como a villa, muito agradável para desfrutar em família ou com amigos! Recomendadíssimo!!

2. Olá Maturich,

Passei em frente a pousada e vi que é bem localizada.
      Muito obrigada pelo comentário.

Abraços!

4. Que lugar lindo!
    Agradeço as informações da hospedagem.

1. Oi Mari,

Graças a Maturich temos informações da pousada.

Obrigada pela visita!

5. Eu adoro essa Bahia!!! A Praia do Forte é uma das suas maravilhas!!!

Bjs,

Cláudia

1. Oi Cláudia,

Tantos atrativos num só lugar, assim é a bela Praia do Forte.

Obrigada pela visita!

6. Muito legal, valeu pelas dicas.

Obrigada,

Raulene

1. Oi Raulene,

Muito obrigada.
      Divirta-se em Praia do Forte e me conte como foi.

Bjs!

7. Gostei da matéria...arrasou!! Praia do Forte é uma delicia mesmo!! (Faby)

1. Oi Faby,

Mesmo sem ver peixinhos e a maré alta amei esta praia.
      Muito obrigada pela visita!

Bjs.

8. A Bahia é linda demais!
    Muito bom esse post, parabéns pela iniciativa Vaneza.

9. Olha fui a um passeio conduzida pela Porto Mar turismo até as piscinas naturais que fica próxima ao projeto tamar e ao contrário do que você falou mergulhei e vi inúmeros peixes .

1. Olá Estrela,

O post é sobre a Praia do Lord e as agências não vão para este lado da praia.

Até mais!

2. Este comentário foi removido pelo autor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...