Exposição Joan Miró na Caixa Cultural Salvador

"A Magia de Miró espera por você na Caixa Cultural Salvador. Venha conhecer, através de suas obras, a história de Joan Miró: um dos mais renomados artistas da arte moderna.
Aqui você vai encontrar: fotografias, gravuras e ilustrações de Miró e vai ver pertinho de casa o que muita gente viaja milhares de quilômetros para conhecer."


Me empolguei com este convite na página do facebook da Caixa Cultural aos baianos e uma amiga me apresentou esta matéria no Jornal da Mídia que explica um pouco mais desta exposição:

"A Caixa Cultural Salvador apresenta A Magia de Miró, desenhos e gravuras que abordam o universo onírico do pintor surrealista Joan Miró (1893-1983). A mostra ficará em cartaz na capital baiana de 17 de dezembro a 8 de fevereiro, encerrando o ciclo da mostra itinerante no Brasil.

Miró é um dos mais renomados artistas da história da arte moderna. O espanhol elegeu a liberdade como modo de viver e de pintar, transpondo as fronteiras entre a pintura e a poesia. Na carreira, experimentou inúmeras possibilidades de formas e de cores, compondo um mundo próprio, de sonhos e de fantasia. A possibilidade de conhecer de perto esse universo é a proposta da exposição, que tem abertura no dia 16 de dezembro, às 19h. No dia seguinte começa a visitação, das 9h às 18h, de terça a domingo, sempre com entrada gratuita. 

...
As ilustrações da mostra correspondem a diferentes épocas, entre 1962 e 1983, e remetem ao processo criativo de Miró, que pintou e desenhou sobre qualquer superfície que permitisse exibir sua enorme criatividade e conhecimento. O resultado é o traço colorido e inconfundível do gênio e ícone do surrealismo, que buscava a máxima intensidade com o mínimo de esforço e, assim, explicava a presença relevante dos espaços vazios em suas telas. A mostra já passou pelas CAIXA Cultural São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Petrobrás.

Nascido em Barcelona, em abril de 1893, é um dos mais renomados artistas da história da arte moderna. Miró estudou com Francisco Galí, que o apresentou às escolas de arte moderna de Paris, transmitiu-lhe sua paixão pelos afrescos de influência bizantina das igrejas da Catalunha e o introduziu à fantástica arquitetura de Antonio Gaudí."

Fonte: Jornal da Mídia

Não perca tempo!
O quê: Exposição a Magia de Miró
Onde: Caixa Cultural Salvador
Quando:de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, até 08 de fevereiro de 2015.
Quanto: acesso gratuito

Curta a fanpage da Caixa Cultural Salvador e fique atualizado.
Endereço: Rua Carlos Gomes, 57 Telefone: (71) 3421-4200

Marcadores: , , , ,