quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Puerto Varas: Museo de Pablo Fierro

Passei 4 dias em Puerto Varas e daí você me pergunta o que mais me marcou. Eu te respondo: conhecer o Museo de Pablo Fierro e este artista incrível. Muito mais que um museu com um monte de coisas amontoadas, é a oportunidade de conhecermos um artista sensível, criativo e que traduz o real sentido da palavra ARTE.

O Museu fica na Avenida Costanera em Puerto Varas, sentido Ensenada.
Quem me recebeu foi o próprio Pablo. De maneira humilde e entusiasta. Depois da visita, acredito que você refeltirá sobre seus planos, sonhos e a importância d enão desistir em realizá-los. Talvez, ficamos com a mesma impressão que um repórter da National Geographic que chegou até ele através do Tripadvisor, onde ocupa o 7º lugar das atrações em Puerto Varas, e ficou encantado com o que viu.

Pablo Fierro


Nasceu em Temuco, sul do Chile, em 12 de julho de 1964. Se mudou para Puerto Montt e se dedicou à pintura realista e naturalista caracterizada pela hábil utilização do lápis pastel (seco) e extraordinário detalhismo nas obras que retratam as casas, ruas e paisagens do sul do Chile. Suas pinturas já foram expostas na Europa e em várias cidades chilenas. Tem exposição permanente na Semana Musical de Frutillar.


Obras que retratam a vida e cultura do sul do Chile.

Os críticos de arte nacional, descrevem Pablo Fierro da seguinte maneira:

"Este Pintor autodidacta, abre las puertas de su mundo interior para interpretar la naturaleza e incorporarnos a su temática. Transmuta en impecable composición el cariño que le inspiran casas y caseríos, calles y callejas, carretas y barcos, árboles y hombres, ... En el fondo su trabajo nace como una manera de expresar un sentimiento de lo que vive diariamente en Puerto Montt y sus alrededores, tal como lo hicieron otros pintores nacionales de destacada presencia en el ámbito cultural del sur de Chile".

Museo Pablo Fierro

Pinturas e uma maquete de seu sonho.
Foi fundado em 2002 e hoje conta com ajuda de empresas privadas. O próprio Pablo Fierro busca apoio e financiamento para seu sonho que ele descreve da seguinte maneira:

"Han pasado 20 años desde que abrazo el arte y la creatividad, además tengo la certeza de encontrarme con un patrimonio arquitectónico que cada vez va más en decadencia. Me convence de que lo único que va a quedar para las futuras generaciones son: mis dibujos, pinturas de fachadas y calles de la región. Todo esto quedara con mucho trabajo en mi Museo. Puerto Varas es mi gran apuesta, ya que materializaría el segundo peldaño del museo Pablo Fierro, donde si Dios quiere, se convertirá en; una gran casa de sueños y recuerdos."

Ele trabalha arduamente para que este relógio fique logo pronto.
O local onde funciona o museu, antes era a casa de bomba que canalizava água do Lago Llanquihue. Depois de alguns desmoronamentos e reformas, hoje, Pablo Fierro trabalha na construção de um grande relógio tipo "cuco", aqueles de onde saem um passarinho de uma caixa do alto. E os vários objetos que você encontrará são achados nas ruas das cidades da Região dos Lagos ou doações. O que parece coisa velha, representa a história e a cultura do sul do Chile.



Há várias fotos antigas de Puerto Mont,
Puerto Varas e outras cidades da região.
Há espalhado pelo museu várias mensagens dos visitantes e lê-las é muito legal, pois nos dá uma idéia de quão profundo é o trabalho deste artista. É impossível sair sem comprar uma de suas obras.



Ele recebe o visitante com muito carinho e atenção e permite que você tire trocentas fotos. Passei uns 30 minutos conversando com ele junto com um casal e pude gravar um trecho desta conversa. Neste vídeo ele fala da importância de ensinar o valor da arte para as crianças e o legado que podemos deixar para elas.


Amei a visita! Sair com a impressão de como a arte e cultura, ou o sonho de um grande artista, é tratado como tema de pouca relevância. Portanto, não deixe de conhecer o Museo de Pablo Fierro! A entrada é gratuita, mas a visita é enriquecedora! 


Site do Pablo Fierro
Endereço: Avenida Costanera Vicente Perez Rosales, S/N.
Horário de visitação: Segunda a Sábado das 9:30 às 13h, 15h às 20.

Outros posts desta viagem pelo Chile:
  1. Chile: o que vi em Santiago
  2. Chile: qual a melhor operadora de telefonia?
  3. Um típica feira no Chile: La Florida
  4. Chile: de Curicó até Iloca e mais, Lago Vichuquén
  5. Chile: visita à Concha y Toro
  6. De Santiago até Puerto Varas de ônibus
  7. Chile: o que vi em Puerto Varas
  8. Puerto Varas: 30km de bicicleta até Frutillar
  9. Puerto Varas: almoçar em Puerto Montt
  10. Punta Arenas: o que vi em um dia
E você, conhece este museu? Deixe sua sugestão, dicas na caixa de comentários abaixo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...