De Punta Arenas até Ushuaia de ônibus

Eu consideraria este trajeto da viagem uma aventura, mas li em um dos livros do grande velejador brasileiro Amyr Klink um trecho que me chamou atenção. Não lembro qual foi o livro, mas dizia que aventura seria algo sem preparação e que te deixa ao sabor do acaso. E o Amyr é um grande planejador, assim suas viagens não são aventuras, mas fruto de uma boa preparação. E a minha ida até Ushuaia foi extremamente planejada, não queria ficar ao sabor do acaso, queria que tudo desse certo. E graças a Deus, deu! Porém, com grandes surpresas, mas não foi uma aventura.
como ir ate ushuaia de onibus
Sol iluminando as águas do Estreito de Magalhães.

Quais as empresas de ônibus que operam até Ushuaia saindo de Punta Arenas? E qual a frequência?
Buses Barria- Quarta e Sábado com saídas as 8:30h.
Bus Sur- Segunda, Quarta, Sexta e Sábado com saídas as 8h da manhã.
Bus Pacheco- Terça, Quinta e Domingo com saídas as 9h da manhã. De Outubro a Março.

Ou seja, na alta temporada, tem ônibus todos os dias para Ushuaia saindo de Punta Arenas.

* Quarta e Sábado a Bus Sur opera em parceria com a Bus Barria.

Como é o serviço da Bus Barria?

É um ônibus simples com ar e banheiro. Não tem revista e nem wi fi. As cadeiras poderiam ser mais confortáveis para uma distância tão larga. Nos é oferecido uma garrafa d´água e biscoito, assim aconselho você a levar um lanche. As saídas não é da Avenida Colon e sim da Avenida Espanha. Mas você terá que passar na Avenida Cólon para pegar o ticket e depois ir para Av. Espanha.

Como comprar as passagens?

O site da Bus Sur não funciona para compra on line, por isso envie um email para: info@bussur.com

Informe o dia que você quer viajar e se há disponibilidade, daí eles irão pedir seus dados para reserva e o pagamento é via Paypal.

Se você comprou a passagem para os dias em que a parceria é com a Bus Barria, então você precisa ir até a Avenida Colon, pegar o ticket e depois ir para Avenida Espanha para pegar o ônibus. Achei isso desnecessário e uma perda de tempo se pudéssemos retirar os ticket diretamente com a Bus Barria.

Quanto custou?

62 dólares.

Saímos pontualmente rumo a Punta Delgada pela Ruta 255 e 257, para a travessia do Estreito de Magalhães, antes, em certo ponto da estrada, o ônibus aguarda um outro que vem de Puerto Natales com os passageiros que vão embarcar para Ushuaia. É algo rápido.

Seguimos viagem e dentro de 1 hora chegamos em Punta Delgada. Esta é a parte mais estreita do Estreito (rs), por isso chamada de Primera Angostura que liga Punta Delgada a Baía Azul, na comuna de Primavera, setor chileno. Às vezes, esta travessia não é fácil nem rápida por causa dos fortes ventos. Tivemos a ajuda da natureza. Todo mundo desce do ônibus e aguarda o ferry chegar para embarcar. Não se pode perder tempo. O ferry é muito parecido com o da minha cidade que faz a travessia São Joaquim/ Bom Despanho (Ilha de Itaparica).

como e a viagem de onibus ate ushuaia
Ferry Valparaíso da Transbordadora Austral Broom 
chegando para nosso embarque.

Ônibus, carretas, carros, motos e
passageiros aguardando o embarque.


Estreito de Magalhães


Um grupo animado de motoqueiros que
nos acompanhou até Ushuaia.
Todos os veículos são organizados a estacionar dentro do ferry sob a orientação dos funcionários da Transbordadora Austral Broom, empresa que faz a travessia. Tudo pronto, vamos navegar. Daí, algo de cor branca e preta, começa a dar pulos e nadar rápido nas águas esverdeadas do Estreito. Parece que surfa. E as crianças gritam: "Mira, Mira. Que lindo! Solo nos faltó esto!" Verdade, só nos faltou ver os delfins (golfinhos) da espécie tonina overa. Gente, é uma emoção indescritível. Eles acompanhando o ferry até os últimos instantes. A travessia não poderia ser em tão grande estilo. Valeu tomar aquele vento gelado no rosto...rsrs. Confira no vídeo abaixo:


Dentro de 20 minutos chegamos na Baía Azul e uma placa me chamou atenção:

Sim, estamos na Ilha da Terra do Fogo na parte chilena. Teremos muito chão pela frente e emoção também. Quando vi que a viagem era feita durante o dia, fiquei intrigada pois a noite seria melhor e o tempo passaria mais rápido. Estava enganada! A paisagem chilena é interessante. Pouquíssimas árvores. Ao longo do trajeto avistei vários animais no pasto ou na estrada fazendo com que o motorista reduzisse a velocidade.

Provavelmente uma lagoa de sal.

Ovelhas

Guanacos


Estradas de cascalho e em obras.

Viver perto da natureza e longe do mundo...
No ônibus o motorista informou que haveria uma parada para almoço. Pensei que pararíamos em um restaurante grande. Na verdade, era uma lanchonete que servia hambúrguer, sopa e empanadas. Tudo caro, mas a única opção. Comprei um hambúrguer por 3500 pesos com suco. Pense! Ao lado da lanchonete há um hostel. Logo a frente, estamos no paso chileno, ou seja, posto de imigração do Chile. Todos sobem no ônibus para descer mais adiante no posto da imigração.

Parada na lanchonete perto do posto de imigração chileno.

Posto imigração chileno.
E o que os brasileiros devem apresentar na imigração chilena?
Carteira de identidade ou passaporte e um papel que você recebeu quando entrou no Chile, chamado de "tarjeta de turismo" ou cartão de turismo. E se eu disser pra você que eu perdi esse bendito papel? Pois é, não sabia onde havia metido o cartão de identificação da imigração e fiquei lá de molho esperando a boa vontade do policial e depois que a fila do ônibus passou e cada um recebeu seu carimbo de saída do Chile, foi a minha vez. Ainda bem que eu levei o passaporte, pois o carimbo de entrada no Chile também estava lá. E o policial perguntou: " É a primeira vez no Chile?". Disse: "Sim." Ele: " E a última." Eu ri internamente. Ufa! Todos voltam para o ônibus e a viagem prossegue.

Foi esta tarjeta que eu esqueci.
Quando cheguei ao Brasil, achei no fundo da mala.
Voltamos para o ônibus e um pouco mais de estrada, desce todos novamente. Agora, na imigração argentina onde o processo é muito mais tranquilo e rápido. Um carimbo e "buen viaje!". Voltamos para o ônibus e seguimos o trajeto. A partir daí a estrada é de cascalho e a velocidade diminui. Em nossa frente seguia uma carreta bem grande que levantava poeira, mas estávamos bem distante dela e no ar condicionado. Muitas obras ao longo do caminho e quando passávamos os trabalhadores acenavam. No entanto, o sono bateu e tirei um cochilo. Quando acordei, vi outra paisagem completamente diferente e fazia mais frio. Vejo árvores de tronco cinzento e algumas estão tortas pela ação do vento. Me parece que o verde é uma cor confortável que nos revigora e nos anima. Passamos por Tolhuin e ainda faltava 104 km. E a expectativa aumentava.

Posto de imigração argentina em San Sebastian.

Ovelhas tosquiadas.

Paisagem argentina com pastos, mais verde e elevações.

Árvores típicas da Patagônia
A partir de agora nada de dormir pois a Patagônia te desperta e você não prega o olho de tanta ansiedade. É fascinante! Vejo lagos emoldurados por montanhas pontiagudas e me pergunto: " Ushuaia estará ali atrás?". E os olhos ficam ainda mais desgovernados. Estamos na Ruta 3 que começa em Buenos Aires e vai até a Baía Lapataia no Parque Nacional Terra do Fogo, são 3060km que é interrompido pelo Estreito de Magalhães naquele trajeto que relatei no comecinho do post. Esta Ruta, margeia o Lago Fagnano e daí, vamos subindo, subindo e chegamos no ponto mais alto da Ruta 3, o Paso Garibaldi. Este é o único caminho da rodovia que atravessa as Cordilheiras dos Andes donde avistamos o Lago Escondido que está ao nosso lado e atrás dele, o Lago Fagnano. Dentro do ônibus, uma euforia de quem está do outro lado e se levanta para filmar e fotografar.

Lago Fagnano

Lago Escondido


Cordilheira dos Andes


Lenga, árvore da região fueguina.

Ainda no verão, montanhas de até
 2mil metros de altura cobertas de neve.
Diante disso, surge a pergunta: vale a pena fazer uma viagem de 12h até Ushuaia saindo de Punta Arenas? Para mim valeu. Mas eu diria que depende do seu estilo de viagem, da sua disposição, do seu tempo, da sua saúde, da sua companhia, recursos financeiros e da época do ano.

Por isso, sugiro que você pesquise bem e faça um comparativo para ver qual meio de transporte se adapta às suas circunstâncias. Vou te dá como exemplo:

Avião operado pela empresa DAP, saindo de Punta Arenas, leva 1:15h até Puerto Williams e de lá você vai de barco até Ushuaia em um trajeto que leva quase 2h. Isso vai custar, 68 mil pesos chilenos (avião)+ 125 dólares (barco). Total aproximado: R$720,00 sem taxas aduaneiras.

ou

Navio Australis - uma viagem que dura 4 noites, incluído comida, bebida, atividades dentro e fora do navio, e outros a partir de 1.440 dólares por pessoa.Total aproximado: R$4.320,00 por pessoa.

Ou seja, para cada bolso e gosto há um meio de transporte. É só buscar o seu!


Links úteis :
http://www.patagonia-argentina.com/conduciendo-por-las-rutas-patagonicas
http://www.tierradelfuego.org.ar/v4/_por/index.php?seccion=1
http://www.ptowilliams.cl/Como_Llegar.html
http://www.aeroviasdap.cl/

E você, já fez este trajeto? Ou deseja fazer e tá com dúvidas? Deixe seu comentário abaixo.

Marcadores: , , , , , ,