Orla de São Tomé de Paripe

Em Outubro de 2014, o Subúrbio de Salvador recebeu uma nova orla. Bonita e moderna que recebe moradores locais e os turistas que vão conhecer Ilha de Maré. Confira a linda orla de São Tome de Paripe com uma das melhores praias do Subúrbio de Salvador.

Praia de São Tomé de Paripe

Esta praia está ao lado da Praia de Inema na Base Naval de Aratu. Os primeiros habitantes da localidade foram os índios tupinambás. Depois vieram os escravos e formaram o quilombo do Tororó, após a abolição da escravatura os negros se dedicaram a pesca e artesanato. A palavra Paripe faz referência a um tipo de instrumento de pesca, curral de peixes.

Há muito tempo, este era um local de veraneio de famílias tradicionais que construíram chácaras e fazendas devido ao solo fértil. Hoje, os frequentadores são os moradores locais que no final da tarde colocam as cadeiras nas calçadas ou sentam em um dos banquinhos da orla e apreciam o pôr do sol .

Bancos a disposição da população
Logo pela manhã, na maré baixa é possível conseguir um lugar ao sol e aproveitar a praia antes da chegada da multidão. Ou dá para jogar futebol.
Um lugar ao sol...
Na orla há casas bem antigas e outras mais modernas. Bares, restaurantes e na areia os populares vendedores de acarajé e peixe. Um dia, penso em vir no final da tarde a um desses restaurantes para ver o pôr do sol, deve ser muito bonito. Outros banhistas trazem todo seu apetrecho e comidinhas.

Tem gente que traz tudo...e curte mais.
Passeando pela orla vemos no alto do morro a antiga fábrica de cimento que extraiu muito calcário marinho e afetou o ecossistema da região. E andando um pouco mais chegamos na praça de São Tomé, também revitalizada. Daí, voltando para a Base Naval olhamos para o alto e vemos a Igreja de São Tomé de Paripe de tão escondida não dá para perceber. Ela foi construída no século XVI a mando dos jesuítas e tem a sua fachada para a Baía de Todos os Santos. Não sei se é seguro visitá-la, não quis arriscar.
Praça de São Tomé de Paripe

Orla modernizada

Igreja de São Tomé

Antiga fábrica de cimento COCISA
A praia de São Tomé é um local aprazível durante a semana . Nos finais de semana a cena muda com música alta e pagodão próximo do terminal marítimo. Daqui saem os barcos para Ilha de Maré e relatei aqui como é o trajeto.

O playground da galerinha...


Imagine o pôr do sol...
Dica:

- a área é policiada, porém não descuide de sua segurança pessoal e evite andar com objetos de valor;
- se você for aos finais de semana, durante o verão, saiba que é bem cheio, sugiro chegar cedo e sair cedo;
-se você for de carro há poucas vagas para estacionamento gratuito. Sugiro deixar o carro em estacionamento pago e protegido. A diária custa geralmente R$10;
- se for de ônibus, nest post mencionei algumas linhas;

Outros posts sobre o Subúrbio de Salvador: 





Siga o Vaneza com Z em:
Pinterest
Facebook
Google+
You Tube

O Blog Vaneza com Z não possui parceria com nenhuma das empresas ou serviços citados no texto sendo uma escolha pessoal a escrita do post.

Marcadores: , , ,