quarta-feira, 18 de março de 2015

Salvador: Santo Antônio Além do Carmo

Motivos para visitar este bairro, há vários: um dos bairros mais antigos da cidade, parte do centro histórico, afastado da badalação do Pelourinho, charmoso e proporciona uma das vistas mais bonita da cidade. Então, vale conferir!

Rua Direta do Santo Antônio

Descemos o Pelourinho, e entramos no bairro do Santo Antônio subindo a ladeira do Carmo, do lado esquerdo avistamos a Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Paço. A igreja fica numa rua estreita e uma longa escadaria liga a ladeira a entrada da Igreja. Ela foi cenário para gravações do filme "O Pagador de Promessas" baseado na obra de Dias Gomes e dirigido por Anselmo Duarte em 1962.




Um rua estreita abriga a Igreja do Paço
O bairro do Santo Antônio remonta ao Século XVII, começa na Cruz do Pascoal e vai até o Largo de Santo Antônio. Lá no início da formação de Salvador, havia portas que delimitavam a cidade e o Santo Antônio estava Além das portas do Carmo

Início do bairro: Cruz do Pascoal

Fim do bairro: Largo do Santo Antônio


Ao longo deste caminho, observamos várias edificações antigas e que hoje foram conservadas e transformadas em hotéis e pousadas. Da janela, o morador acompanha com o olhar quem passa. É um olhar carinhoso, de boas vindas. Este é um bairro residencial que tem uma atmosfera diferente, um ambiente animado e ao mesmo tempo familiar. 



Moradora na sacada do prédio



Antes, passamos pelo primeiro hotel histórico de luxo do Brasil, o Hotel Pestana Convento do Carmo, localizado numa edificação de 1586 e que fica ao lado da Igreja do Carmo que tem grande valor arquitetônico e é do século XIX. Resistiu a um incêndio e foi reformada.


Hotel Pestana do Carmo 

Igreja da Ordem 3ª do Carmo


O cenário é muito gracioso nesta rua. Casarões antigos transformados em ateliês, restaurantes, pousadas e cafés que tem vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos. Um deles é o Cafelier, do Paulo Vaz, que trocou o Pelourinho pelo Carmo em 2006. Se você se hospedar neste bairro vale a pena passar um fim de tarde em um destes locais.  Foi por estas ruas que em 1823 o exército de libertação passou rumo ao Terreiro de Jesus lutando pela Independência da Bahia.




Solar do Santo Antônio

O Plano Inclinado do Pilar é o meio de transporte que liga a Rua do Pilar, no bairro do Comércio (Cidade Baixa) ao bairro do Santo Antônio (Cidade Alta). É rápido e barato. Foi construído em 1897 e eletrificado entre 1912 e 1915 pela empresa Otis.

Vista da Baía desde o Plano Inclinado
Andamos um pouco mais, chegamos na Cruz do Pascoal, ao redor vários barzinhos e as mesas postas na rua mesmo que é um convite a sentar e passar o resto da tarde ali. Um dos mais conhecidos é o Bar Cruz do Pascoal ou Bar do Porfílio.  Mas, dessa vez sigo adelante e encontro a Igreja do Boqueirão que foi construída sobre a falha geológica que divide Salvador em dois níveis.

Barzinhos ao ar livre

Igreja do Boqueirão
Mais alguns passos chegamos no Largo do Santo Antônio. Primeiro, fui atraída pela vista do Porto de Salvador e mais à direita da Praia da Boa Viagem e a Ponta do Humaitá. Depois, observei as famílias se divertindo e alguns se exercitando e outros passando o tempo na Praça do Triunfo que é tombada pelo IPHAN ( Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).


Ponta do Humaitá e Praia da Boa Viagem
As construções de interesse nesta Praça é a Igreja Matriz de Santo Antônio Além do Carmo com sua torre inacabada com fachada em rococó e frontão franciscano que remonta ao início do século XIX. E o forte com o mesmo nome do bairro que é símbolo da resistência as invasões holandesas, mas que não está aberto ao público. Neste forte funciona a Casa da Capoeira e no momento, só é permitido a entrada de capoeiristas.



Igreja Matriz do Santo Antônio Além do Carmo
Por hoje, é só pessoal. O bairro do Santo Antônio não é um bairro da moda e sim um bairro tradicional de Salvador, que merece vários posts e deve ser apreciado com tempo e calma. Espero voltar lá outras vezes e descobrir aos poucos este lugar tão especial.

O local tem segurança constante com a base da Polícia Militar que fica na esquina da Rua do Taboão e a Ladeira do Carmo. Porém, siga estas dicas de segurança em Salvador, neste post.

Policiamento constante


Siga o Vaneza com Z em:
You Tube 

O blog Vaneza com Z não possui parceria/ convênio com as empresas ou serviços citados no texto.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...