quinta-feira, 30 de abril de 2015

“O Rio São Francisco vai bater no ‘mei’ do mar...


Quer ficar de boca aberta com a imensidão de um rio? Então embarque na aventura para conhecer nosso Rio São Francisco que mesmo em época de estiagem parece tão profundo.


O rio corta os estados de Minas, Bahia, Sergipe e Alagoas, eu escolhi conhecer partindo de Aracaju. Saindo de Aracaju fui rumo a Canindé cidade que fica a 210km da capital e para chegar lá contratei uma empresa de turismo e fizemos uma viagem de 3 horas.

Pela estrada pude ver a beleza exótica do sertão nordestino que apesar da seca possui uma imagem incrível e ao mesmo tempo reflete um pouco o sofrimento do povo. 




Chegando à cidade, fomos rumo ao porto de onde sai as embarcações para passeio. Confesso que fiquei impressionada com a estrutura do espaço, pena que só tem um restaurante para almoço, ou seja, o preço que eles cobram não tem negociação por que não há concorrência.



Assim que chegamos fomos para a embarcação de nome Patativa do Assaré, durante o passeio de catamarã, que dura cerca de 40 min até o local próprio para banho, podemos ver imagens deslumbrantes dos cânions, é muito impressionante.




O passeio tem direito a banho no Velho Chico de aproximadamente 1h e o sol nos convidava para um mergulho. Tomar banho no rio foi a melhor parte do passeio, por que a água é tão gostosa, calma e refrescante que não dava vontade de sair. Nesse local para banho tem outro passeio de barquinho que dura 10 min. e vai até o miolo dos cânions onde as embarcações maiores não conseguem chegar. Nesse passeio de barquinho, a embarcação que eu estava ficou imprensado entre os cânions, mas com a paciência do remador saímos ilesos, foi um passeio com muita emoção (rsrsrsr)






Depois desse susto com o barquinho voltamos ao catamarã para retornar para o porto. O que eu achei interessante é que é tudo cronometrado, eles avisam quando está a 10 min. de seguir viagem.

Na volta pudemos contemplar uma tarde maravilhosa com sol lindo e a imensidão do velo Chico.



O pacote para o transporte até Canindé custa 130,00 incluindo o passeio de catamarã, o almoço não está incluso e o restaurante cobra 35,00 reais pelo buffet livre.


Só posso finalizar dizendo que vale muito a pena fazer esse passeio e que o Rio São Francisco está para os brasileiros como o Rio Nilo está para os egípcios.

Este relato é um presente da minha amiga Fernanda Cerqueira para o Blog. Obrigada Fernanda!


Siga o Vaneza com Z em:

O blog Vaneza com Z não possui parceria/ convênio com as empresas ou serviços citados no texto.

6 comentários :

  1. Fiz o passeio e fiquei maravilhada com a magnitude do Rio São Francisco. Não vamos deixar nosso Velho Chico morrer!!! VIVA O RIO SÃO FRANCISCO. Obrigada pelas dicas do Blog Vaneza com Z e até a próxima!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Raulene!
      Eu fico aqui só na vontade e fazendo planos para conhecer esta parte do nosso "Velho Chico".
      Beijos!

      Excluir
  2. excelente relato sobre as belezas do velho Chico. apenas uma correção, Canindé fica a "apenas" 210 kms de Aracaju e não 300. parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário.
      De fato, o sertão expõe uma beleza encantadora, não só pelas paisagens, mas pelo seu povo e sua cultura.
      Já fiz a correção.

      Abraços!

      Excluir
  3. Fora que tem o melhor sorvete que já experimentei. Sorvete de Rapadura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ouvir falar de sorvete de rapadura ... deve ser muito bom! Quando eu for, vou procurar.

      Obrigada Marielle!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...