Salvador: Exposição Narrativas Poéticas no Palacete das Artes

Uma exposição que relaciona arte e poesia e nos faz viajar por telas e escritas cheias de significados reais ou abstratos.




Esta é uma oportunidade de apreciar uma obra de Portinari relacionada com um poema de Carlos Drummond de Andrade. 



Trechos de grandes artistas da literatura nos instigam a pensar nas obras expostas de uma maneira diferente. Um exemplo foi, uma tela de Carybé ao lado de um trecho de Guilherme de Almeida que dizia:

"Calor, E as ventarolas das palmeiras
e os leques das bananeiras
abanam devagar
inutilmente na luz perpendicular."
Mormaço

Tela de Carybé

Algo que chama atenção dos visitantes é uma nuvem de palavras sob efeito de luz branca e lilás que dá um resultado muito bonito. No 2º andar encontramos outras obras sob novos olhares e poesias. Me deparei com uma peça de madeira de um artista santamarense, Emanoel Araújo, que foi  museólogo, escultor, pintor e muitos mais. Além de dirigir o Museu de arte da Bahia, a Pinacoteca de São Paulo e lencionar artes gráficas em Nova York.






No 2º andar, encontramos outras obras sob novos olhares e poesias. Me deparei com uma peça de madeira de um artista santamarense, Emanoel Araújo, que foi  museólogo, escultor, pintor e muitos mais. Além de dirigir o Museu de arte da Bahia, a Pinacoteca de São Paulo e lecionar artes gráficas em Nova York.

Obra de Emanoel Araújo

Para mim, é uma exposição para ser vista com calma e de maneira introspectiva. Buscar com o olhar e com a mente a correlação das telas e a escrita da poesia. Ou seja, exercitar a mente!



Tela de Iberê Camargo, Restinga Seca
Obra de Victor Brecheret, Tocadora de guitarra

A exposição tem curadoria de Antonio Cicero, Eucanaã Ferraz, Helena Severo e Frankiln Espath. As obras são de expoentes do Modernismo e os poemas são dos últimos 3 séculos, entre eles, alguns baianos, como Gregório de Matos, Waly Salomão e Castro Alves.


O que: Exposição Narrativas Poéticas - Coleção Santander Brasil
Onde: Palacete das Artes, na Graça, em Salvador
Quando: 18 de março a 31 de maio
Quanto: entrada franca


Siga o Vaneza com Z em:
Pinterest
Facebook
Google+
You Tube 

O blog Vaneza com Z não possui parceria/ convênio com as empresas ou serviços citados no texto.

Marcadores: , ,