Salvador: Palacete das Artes

Inserido em uma área nobre de Salvador, ás vezes, este museu, também conhecido como Museu Rodin Bahia, passa despercebido pelo nosso roteiro turístico. Mas planeje colocar este museu em sua lista e unir o útil ao agradável: arte e gastronomia.





O Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino ou “Villa Catharino” foi construído em 1912 para ser o centro de arte da burguesia baiana e representação do forte poder econômico de uma família baiana, a família Catharino.


Estilo eclético com referências francesas
Teve como arquiteto, o italiano Rossi Baptista e decorador, Oreste Sercelli. No início da década de 1910, muitos engenheiros e projetistas estavam sediados no Rio de Janeiro ou em São Paulo e Rossi Baptista é um exemplo. Porém, ele teve uma intensa atuação em Salvador e seu primeiro trabalho foi justamente o Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino. Este foi o primeiro edifício tombado, em 1986, pelo IPAC ( Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia) .

















Abrigou a Secretaria de Educação e Cultura e o Conselhos Estaduais de Educação. Em 2003, foi destinado a sediar o Palacete das Artes, devido as semelhanças do estilo arquitetônico com o Hotel Biron em Paris que abriga o Museu Rodin Paris. E em 2009 recebeu 62 obras de Auguste Rodin, fruto de uma parceria entre o governo do Estado da Bahia e o Museu Rodin Paris.

Em seu jardim há quatro peças de Auguste Rodin que embelezam o espaço. São elas:

Torso de Sombra

A Mártir

Jean de Fiènnes Nu


O Homem que Anda Sobre Coluna
Após conhecer o espaço e alguma exposição, sugiro que você descanse no Café Solar da Graça que fica dentro do Museu. O espaço é super aconchegante e o cardápio é variado, inclusive com uma promoção de almoço executivo por R$ 39.90 ( entrada+ almoço+ sobremesa). O wi fi é grátis e excelente.
Ambiente aconhcegante



Quando fui, o dia estava bem chuvoso, então pedi um capuccino e uma torta de chocolate meio amargo. Nada excepcional, mas para o dia foi uma boa idéia. Depois, passei na loja para conferir alguns livros e publicações do Museu. Pagamento só em dinheiro.


Torta chocolate meio amargo R$14.50
O mapa abaixo mostra o trajeto que você pode fazer do ponto de ônibus que fica no ínicio do Corredor da Vitória, depois de subir a Ladeira da Barra. É um trajeto curto e seguro.







Palacete das Artes

Endereço: R. da Graça, 289 - Graça, Salvador - BA, 40150-060
Horário:de terças às sextas-feiras: das 13 às 19h;
sábados e domingos: das 14 às 19h.
Tel:(71) 3117-6987/ 6984
Valor: gratuito
Site: http://www.palacetedasartes.ba.gov.br/

Café Solar da Graça
Horário: 11:30h as 20h
Tel: (71) 3328.3444


Siga o Vaneza com Z em:
Pinterest
Facebook
Google+
You Tube

O blog Vaneza com Z não possui parceria/ convênio com as empresas ou serviços citados no texto.

Marcadores: , ,