Salvador: Exposição História da Língua portuguesa- Um mar de culturas

Ontem, recebi um email de Mary Horta, acerca da  Exposição que mostra a história da língua portuguesa. No mesmo dia, fui ao Shopping da Bahia (antigo Iguatemi) e vi a exposição. Embora voltada para o público escolar, vale a pena conferir e aprender mais sobre a nossa língua portuguesa.

A exposição fica no 3º Piso do Shopping

A exposição faz parte da comemoração dos 8 séculos da Língua Portuguesa e se realiza entre os dias 01 e 15 de junho.

Lá, você vai relembrar ou aprender como se originou a escrita. Quando foram encontrados os primeiros documentos escritos na Mesopotâmia.
Escrita cuneiforme na Mesopotâmia

O português é originário do latim e faz parte do grupo das línguas românicas e neolatinas e foi trazido para Península Ibérica pelos romanos por volta do século II A.C.
Geralmente, os documentos eram escritos nos mosteiros e um de destaque é o de Santa Cruz de Coimbra em Portugal.

Devido ao comércio e a navegação o português se espalhou pelo Oriente, pela África e na América ( no Brasil). E quais são os países que tem o português como língua oficial?

Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, São tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Timor Leste, Macau, Guiné Equatorial e Portugal
E tem muita gente falando o português por aí? Veja os gráficos:




Observe os totens e cubos que destacam os poetas e escritores da língua portuguesa entre eles: João Ubaldo Ribeiro, Zelia Gattai e outros.

E como o português se tornou a língua oficial no Brasil? Por força de lei. Em 1757, o Marquês de Pombal promulga a Lei do Directório em que se proibia o uso da língua tupi ou qualquer outra. Só se podia falar o português.
Marquês de Pombal
Se você visse esta placa, pensaria que ela foi escrita incorretamente?


Bem, o português é um idioma dinâmico e ao longo do tempo sofreu transformações que foram ajustadas através de acordos ortográficos. O primeiro, foi em 1907 em que a Academia de Letras Brasileira começa a simplificar a escrita em suas publicações e em 1911, é feita a primeira Reforma ortográfica. Ainda bem que existem esses acordos, não é?

Portanto, o português é uma das língua mais importantes do mundo e historicamente sofreu grandes mudanças.
A exposição ficará patente no 3º piso do Shopping Iguatemi/Bahia, Ala das Grifes e contará também com uma loja, no mesmo piso, denominada Espaço Língua Portuguesa, onde ocorrerão atividades para alunos, professores e público em geral.

Obs.: obrigada Mary Horta pela excelente indicação. 

O quê: Exposição História da Língua portuguesa- Um mar de culturas
Quando: 01 a 15 de Junho de 2015:
Onde: 3º piso do Shopping da Bahia ( Iguatemi)
Quanto: gratuito

Siga o Vaneza com Z em:

O blog Vaneza com Z não possui parceria/ convênio com as empresas ou serviços citados no texto.

Marcadores: , , ,