Festival da Cultura Japonesa 2015

Nos dias 29,30 de Agosto conferir este festival super bacana que valoriza a cultura e costumes do Japão e que comemorava 120 anos da amizade entre este país e o Brasil. Além de comidas, músicas, artesanato, curtimos os famosos cosplay que foram belamente fotografado pela Antonyevans Fotografia . Confira:


Minha parceira desta vez foi a Nanda Tootys. Saímos com o objetivo de conhecer o festival e fotografar. O evento ocorreu no parque de exposição de Salvador, na Avenida Paralela, em
frente a Estação Mussurunga. Fomos a tarde, no primeiro dia. Para estacionar, pagamos 10 reais e colocamos o carro logo na frente do parque. Fácil e seguro. Pagamos 9 reais no ingresso antecipado, pois no dia do evento ele custava 20 reais.


Encontramos muitas crianças e famílias aproveitando o dia. Logo que chegamos ouvimos um som de percussão e quem era? Olodum!






Conheci o Juray Castro que é administrador do grupo Saídas Fotográficas em Salvador no facebook e tem vários projetos ligados a fotografia. Ele foi super gentil conosco, pois tínhamos uma dúvida acerca do uso da câmera fotográfica da minha amiga e ele parou pra explicar.

O festival valoriza a cultura japonesa e como o tema era a celebração da amizade entre Brasil e Japão, conhecemos algumas colônias japonesas aqui na Bahia: em Barreiras, Teixeira de Freitas , Juazeiro, Mata de São João ( Colônia JK). Em cada colônia, os japoneses cultivam produtos agrícolas como rambutã, grãos, chocolate e outros.

 



Teve também exposição do cultivo de flores, bonsai e outras plantas. Massagens terapêuticas e atividades para terceira idade.







Uma ampla área foi destinada a gastronomia japonesa. Uma praça de alimentação com um cardápio variado: rolinho primavera, hot holls, peixe com tapioca, sakêroska, tantas outras coisas que não me lembro rsrsr. Escolhi o pão chinês, mas não gostei. Me arrependi de não ter pedido o tempurá que acho uma delícia.

Pão chinês
Várias bandas japonesas se apresentaram, mas vi só uma de longe. Foram tantas coisas para fazer que perdemos algumas apresentações.

O que mais me chamou atenção foram os cosplay. Explico o que é baseado no Google:  é a abreviação de costume play ou ainda de costume que pode traduzir-se por "representação de personagem a caráter", "disfarce" ou "fantasia. Eu tive vergonha de fotografar o pessoal com as fantasias, mas encontrei uma fanpage (Antonyevans Fotografia)  com fotos simplesmente maravilhosas. Confiram:

Cosplayer: Ana Ana Lu Simas
Personagem: Cruela Devil - 101 Dalmatas


Cosplayer: Dea Chaves
Personagem: Nike - Soredemo wa Utsukushii

lindas moças da ElFairy Cosplay


Cosplayer: Gabi Kuchiki
Personagem: Shiemi - Ao no Exorcist
Pagina da Cosplayer: Hiru Cosplay
— com Gabi Kuchiki e Hiru Cosplay.

Cosplayer: Rafael Esteves
Personagem: Kick Ass

Cosplayer: Larissa Almeida
Personagem: Okumura Rin - Ao No Exorcist
Pagina da Cosplayer: Scarlet Cosplay

Bon Odori 2015
Cosplayers: Ygor Gabriel Amaral e Tainá Kido
Personagens: Seiya e Saori Kido
— com Ygor Gabriel Amaral e Tainá Kido.
Cosplayer: Olivia Caldas
Personagem: Miss Fortune - League of Legends

Cosplayer: Moabi Arthur
Personagem: Buzz Lightyear - Toy Story
Pagina do Cosplayer: Moabo Cosplay
As crianças sempre pediam para tirar fotos ao lado de seus personagens favoritos.


Não podia faltar os boxes com produtos da arte, decoração e entretenimento japonês: vídeos, livros, porcelanas, roupas, camisetas, canecas, tudo ligado ao universo japonês.


Gostei muito de uma exposição logo na entrada do festival  que apresentava os principais elementos da cultura japonesa como o origami (arte de dobrar papel), kirigami (arte de cortar papel), o costume de tomar chá, os pontos turísticos mais visitados e considerados patrimônio da humanidade e o destaque vai para os templos japoneses bem ornamentados com cerejeiras e belas árvores, todos expostos em maquetes, claro!








Gostei muito do evento e quem sabe no próximo estarei lá!
Começo do Festival...

terminando com a super lua!

Siga o Vaneza com Z em:
Pinterest
Facebook
Google+
You Tube 

O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com as empresas/ serviços citados no texto.

Marcadores: , , ,