Como chegar na Península de Maraú/ Bahia


Neste post, escrevo sobre 4 opções de como chegar na Península de Maraú, na região da Costa do Dendê. E como você pode aproveitar cada uma delas. Não é só destino que é interessante, mas o caminho também.
como chegar na peninsula de marau bahia
Península de Maraú- Um arco-íris nos dá as boas vindas...




como chegar na peninsula de marau bahia
Este é o trajeto mais comum  e se estiver de carro, poderá visitar algumas cidades ao longo da BA-001
Esta é a opção mais usada. Você pode comprar a passagem do ferry na hora ou pelo site da Internacional Travessias. Esta opção tem um acréscimo de 30% no total da compra. É interessante comprar com bastante antecedência a hora marcada (são 20 vagas) em época de feriadões. Não sabíamos deste detalhe, e minhas férias começaram na véspera do feriado e 15 dias antes não havia vagas para hora marcada. Outro detalhe: ao preencher o cadastro no site do ferry, ative a tecla Caps Lock para digitar o município.
Para quem vai pegar ônibus, atravessa de ferry e no terminal de Bom Despacho (Ilha de Itaparica) tem os guichês das empresas Águia Branca, Cidade Sol . Os horários dos ônibus estão vinculados a chegada do ferry assim, há várias opções. Se for feriado, garanta sua passagem pela internet. A travessia do ferry é linda com a paisagem de Salvador e da Baía de Todos os Santos.
Um dos ferries e ao fundo, a vista para Salvador
O trajeto é interessante pela BA-001, cortando várias cidades importantes para a história e a cultura da Bahia, uma delas é Maragogipinho, que eu recomendo e muito a visita. Logo depois de Nazaré das Farinhas, você verá uma placa sinalizando a entrada deste povoado. Pergunte no posto de combustível e siga as instruções. Esta cidade é a maior produtora de cerâmica da Bahia. Muito do artesanato de barro que você ver na Feira de São Joaquim, no Mercado Modelo e no Pelourinho é feita em Maragogipinho e o melhor, você ver a cerâmica sendo feita ao vivo e compra bem mais barato. Vale a pena conferir se você estiver de carro indo pra Camamu. Confira aqui como foi nossa visita. 


como chegar na peninsula de marau bahia
Se for feriado e você não comprou hora marcada, melhor ir pela BR. E se você sair cedo de Salvador, dá pra visitar Maragogipinho.

Saindo de Salvador, siga pela BR-324 sentido Feira de Santana. Após as praças de pedágio de Simões Filho e Amélia Rodrigues, entre na BR-101 onde a sinalização indica Rio de Janeiro, Espírito Santo. Siga pela BR-101 até o entroncamento para Nazaré das Farinhas e depois siga a BA-001 até Camamu. Tudo devidamente sinalizado. Fique atento.

Parece uma peregrinação, mas já estamos tão acostumados com este trajeto para esta região que para nós, passa rápido.

como chegar na peninsula de marau bahia
De carro, sem lancha e sem estacionamento, quanto custa?

Este trajeto é o melhor, porém precisamos do tempo bom e sem chuva durante alguns dias, para dirigir na BR-030. Embora seja uma estrada federal, não tem asfalto. É terra pura e cascalho e tem trechos com aquelas famosas “costela de vaca”. Treme o carro todo, rsrs. Mas tem trecho em que colocamos mais de 60km/h. Há muita sinalização. Fomos num feriadão e a movimentação era intensa. De Camamu até Taipu de Fora/Barra Grande, gasta-se 1:30h. Você passa por Camamu, desce até a rotatória que indica Maraú e depois sobe pela BR-030.


como chegar na peninsula de marau bahia
De carro, sem ferry, sem estacionamento, sem lancha e liberdade para conhecer povoados ao longo da BA-001 e para conhecer quase toda Península de Maraú, quanto custa?
Esta opção é pra quem vai de carro, principalmente em família ou grupo de amigos. Foi este trajeto que fizemos. Terá liberdade total e uma viagem maravilhosa. E gastará bem menos. Abasteça o carro em Camamu e divirta-se!

Dicas:

como chegar na peninsula de marau bahia
Rio Una cortando a cidade de Valença. À direita, barcos e lanchas que partem para Morro de São Paulo

como chegar na peninsula de marau bahia
Porto da Graciosa de onde partem as lanchas para Boipeba

e o menino ribeirinho se diverte e se joga 


como chegar na peninsula de marau bahia
Rio das Almas atravessando o município de Nilo Peçanha

como chegar na peninsula de marau bahia
Rio Sirinhaém cortando a cidade de Ituberá

ESTCIONAMENTO EM CAMAMU

Uma coisa que nos chamou atenção em Camamu e em Valença (para quem vai pra Morro de São Paulo), foi a questão do estacionamento. Logo na entrada das cidades, os mototáxis, ficam te parando e assediando para oferecer o serviço. Em Camamu, paramos e perguntamos quanto era. Daí, o mototáxi nos levou até o cais de onde saem as lanchas e negociamos o valor. No início, ele cobrou 30 reais a diária e como ficaríamos 4 dias, fechamos em 85 reais. Pagamento só no retorno de Barra Grande. O estacionamento foi do Neném, tem uma barraquinha próxima do cais, é só perguntar. Aliás, é capaz dele te achar, antes de você achar ele, rsrs. O que eu pensava que era complicado, conseguir estacionamento, na verdade é simples e fácil, mas tem que negociar.

Pra você que chega de ônibus, estacionamento não é problema, basta ir pro cais e pegar a lancha que custa 15 reais, mas eles cobram até 40. Negocie, chore.

como chegar na peninsula de marau bahia
Cais de Camamu de onde partem as lanchas para Barra Grande

como chegar na peninsula de marau bahia


Perguntamos sobre o barco que faz a travessia em mais tempo (1:30), porém mais barato (R$6). Nos informaram que só há este trajeto ao meio dia de segunda a sexta. Assim, esperamos a lancha completar a lotação e seguimos para Barra Grande. Este transporte é usado por todos, inclusive a população que mora nas ilhas e trabalha em Camamu. Um trajeto simplesmente ma-ra-vi-lho-so. Fizemos duas vezes. A Baía de Camamu é a segunda maior do Brasil. E tivemos sorte de que ao longo do trajeto, houve várias paradas assim, conhecemos outros lugares da Baía. Gastamos 40 minutos (normalmente são 25 min) para chegar em Barra Grande e as boas vindas foi fantástica.

como chegar na peninsula de marau bahia
A segunda maior baía da Brasil

Transporte escolar



como chegar na peninsula de marau bahia
Arrasamos no arco-íris..rsrs
como chegar na peninsula de marau bahia

como chegar na peninsula de marau bahia
Cais de Barra Grande

A depender do horário e do trajeto, só terá você e o motorista da lancha que é morador e conhecedor da região. E se for um cara simpático, interaja, converse, pergunte. Ele vai te dar dicas e explicações maravilhosas sobre a localidade.

como chegar na peninsula de marau bahia
Chegada em Barra Grande, chão de areia

como chegar na peninsula de marau bahia
Um belo pôr do sol, assim que chegamos em Barra Grande
No outro dia voltamos para pegar o carro em Camamu e seguimos pela estrada de terra até Taipu de Fora.

como chegar na peninsula de marau na bahia
BR-030 em tempo bom e próprio pra pegar estrada

como chegar na peninsula de marau na bahia
Um trecho com algumas poças d'água, após uma chuva fina e rápida


como chegar na peninsula de marau na bahia
No feriado, uma intensa movimentação...

Veja quem já fez o trajeto de moto no Blog Fazendo as Malas.

Este post faz parte da série Viajando até o Sul da Bahia que realizamos no mês de Outubro/2015:
  1. Planejamento
  2. Roteiro de 13 dias pelo Sul da Bahia
  3. Onde ficar em Taipu de Fora
  4. Como conhecemos a Península de Maraú
  5. Praias de Itacaré de carro 
  6. Barcelos do Sul
  7. Porto Seguro
  8. Canavieiras
  9. Arraial d'Ajuda e Trancoso
  10. Caraíva
 E você, qual o trajeto que fez para chegar na Península de Maraú? Tem dicas ou sugestões? Fique a vontade, gostaríamos de ler seu comentário.

Siga o Vaneza com Z em:
Pinterest
Facebook
Google+
You Tube

O blog Vaneza com Z não possui parceria/ convênio com as empresas/ serviços citados no texto.

Marcadores: , , , , ,