domingo, 21 de fevereiro de 2016

Minha paixão por Arraial d'Ajuda na Bahia

Quando pensei em colocar Arraial em meu roteiro já fiquei com a pulga atrás da orelha: essa viagem vai ficar cara pra danar, pois Arraial é um destino de luxo. Pois é, engano meu. Acredito que esse tempo já passou e Arraial d'Ajuda, hoje, é um destino para todos os gostos e bolsos. Portanto, arruma as malas e simbooora!!!


Para começar nossa hospedagem foi um grande achado no Booking: a Pousada Dida & Cris. Lá não tem café da manhã, mas pense num lugar simples, agradável e que supre muito bem nossas necessidades de viajante. E ainda por cima, os administradores são extremamente simpáticos, atenciosos e prestativos. Vimos com frequência, os hóspedes sentados conversando com eles, na porta da pousada por hoooras. O senhor Dida e a senhora Cris, de fato, são muito hospitaleiros. O wi fi funcionava bem. Sim, você quer saber o valor da hospedagem para 3 pessoa em quarto triplo para 3 dias? Chuta aí, se você acertar eu pago metade....(brincadeirinha):

Pacote de 3 dias em 1 quarto para 3 pessoas do dia 15/10/2015 à 18/10/2015, valor total R$253,02 .



Pois é, e recomendo e muito! Seguem fotos retiradas do site Booking, pois condizem com a realidade:





E onde você menos fica em Arraial d'Ajuda é na pousada. Durante o dia, praia. A noite, sair pro restaurante, baladas, caminhar pelo centrinho, sentar no banco da praça é muita coisa boa pra fazer.

Como eu disse, a pousada não oferece café, mas a localização é perfeita. Em frente a Igreja e pertinho tem padarias e cafés. Escolhemos a padaria A Casa do Pão. Café da manhã ( suco de laranja + café com leite + ovo mexido + pão francês) a partir de R$7,50. Outro Café fantástico um pouco mais caro e bom pra você conhecer a noite é o Café da Santa, e tenha santa paciência, que café é aquele???!!! O local, os produtos, o preço, tudo excelente. Quando chegamos estava cheio, um cliente reclamou. Procuramos uma mesa disponível e a atendente justificou a falta do bom atendimento naquele momento, mas tenha paciência, vale a pena esperar...

O simples e satisfatório A Casa do Pão:




Palmas para o Café da Santa:




cafe da santa

cafe da santa

cafe da santa


Ao redor da Praça Matriz tem vários restaurantes charmosos, pizzarias, sorveterias, lojas de artesanato, tudo pertinho da Pousada para você ir conhecendo aos poucos. Destaco alguns lugares que frequentamos alguns não lembro os nomes, infelizmente:

Empanada Argentina



Pastelaria ao lado da Empanada Argentina

Padaria A Casa do Pão

Café da Santa

Bar e restaurante em frente ao ponto das vans de Arraial

Agora, vamos ao nosso roteiro partindo de Arraial d'Ajuda:

Dia 1- caminhada de Arraial até Trancoso.

Esta é uma oportunidade de termos vistas maravilhosas das falésias e do litoral de Porto Seguro. Li sobre esta caminhada no site Viaje na Viagem e mais detalhadamente no Viagens Cinematográficas, e conseguimos fazer o percurso em 3h. Pois é, o trajeto é lindo, porém cansativo, ainda mais sob o sol da Bahia. Se for se aventurar, use bastante protetor solar, leve lanches e água. Haverá um trecho que parece intransponível. Pedras enormes que na verdade fazem uma barreira entre a Praia de Taípe e Rio da Barra . Mas suba com cuidado e você se sentirá um desbravador de terras longínquas, rsrs. Olhando para o alto das falésias, tem o Terravista Resort e vimos alguns funcionários que com certeza tem uma vista horrorosa todos os dias, rsrs. E como saber que chegamos em Trancoso? Quando você ver uma barraca de praia cheia de gente, rsrs e carros próximo a praia, chegou em Trancoso. Ah, essa caminhada é feita na maré baixa com areia firme que facilita o andar.

Antes, deixa eu te dizer o trajeto:




Agora, vamos...!


Praia Mucugê/ Parracho

Da praia da Pitinga, fotografando a de Taípe

É linda demais a minha Bahia, fala sério!

Um banho de rio para relaxar ...


Falésias coloridas

Dá pra chegar de carro bem perto praia, esta é a de Taípe


Ao ver estas pedras não desanime, prossiga, pois "além do horizonte, existe um lugar, bonito e tranquilo..." rsrsr



Oba! Olha a Praia do Rio da Barra

Guenta firme que tamo chegando...

Quem queria tá no lugar dela?

Chegamos! Na Praia dos Nativos
Deixamos o mar e subimos para o Quadrado, o lugar charmoso e caro de Trancoso. Dúvidas em como chegar? É só perguntar aos moradores. Tem até um atalho que já te deixa no meio do Quadrado. Chegando no alto, só deslumbre. É hora de descansar de tamanha caminhada. Não tenho como indicar restaurantes neste local pois nosso orçamento é dos econômicos e quando vimos no cardápio um frango grelhado por 80 reais para 2 pessoas, quase caímos, não de fome, mas de susto mesmo... Assim, andamos mais um pouquinho em direção ao centro de Trancoso e encontramos um restaurante tipo buffet muito bom por um preço atraente: R$30/Kg. Recomendo! Não só pelo preço, mas pela postura do dono que prefere oferecer um serviço de qualidade por um preço acessível, não só para o turista, mas para os moradores também. Anote aí o nome do restaurante: Sombra do Dandá. Nesta mesma rua tem outros, é só procurar.
É hora de subir para o Quadrado...



A coisa mais barata no Quadrado, um picolé de 2 reais...(brincadeira)

Observe os detalhes no Quadrado:




Praia dos Nativos, visual recompensador



Este lugar é lindo demais! Puro charme...




Depois do almoço, voltamos para Arraial de van, que se encontra facilmente na Praça principal da cidade e o valor é R$8 por pessoa. Além da van, tem os ônibus. Percebemos que conseguir transporte entre Arraial e Trancoso é a coisa mais fácil que tem, e com frequência. Se você não quiser fazer a caminhada que nós fizemos, é só ir de van ou ônibus de Arraial até Trancoso e explorar mais as praias de Trancoso e voltar de van, e noutro dia, explorar as praias de Arraial d'Ajuda.

Dia 2- reservamos para conhecer Coroa Vermelha que fica no município de Santa Cruz de Cabrália e o Borboletário de Porto Seguro, tudo explicadinho aqui  e aqui.

Neste dia, acordamos cedo para tirar fotos dos inúmeros pássaros que passeiam na praça e ir na padaria.




Mas tudo que é bom dura pouco, daqui fomos para um paraíso chamado Caraíva, mas eu conto isso no outro post, ok?!

Siga o Vaneza com Z em:

Pinterest
Facebook
Google+
You Tub

O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com as empresas/ serviços citados no texto.

2 comentários :

  1. Temos muita vontade de conhecer a Bahia. Espero que quando a gente for, de pra incluir Arraial d'ajuda no roteiro. ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...