Do Rio Vermelho a Piatã, nova orla de Salvador

Quem esteve em Salvador há uns 2 anos, vai notar a mudança estética em nossa orla, desde o Subúrbio, em São Tomé de Paripe, até Itapuã. De fato, a orla marítima ganhou nova cara, sendo hoje, muito mais frequentada pela população e recebendo vários eventos culturais ao longo do ano. Vou mostrar um pouquinho desta "requalificação" em dois pontos da orla: no Rio Vermelho, famoso pela boemia, e Piatã, point dos esportistas. 



Aproveitamos a inauguração da reforma do Rio Vermelho e fomos numa sexta a noite. Muita agitação. Os bares próximo ao tabuleiro da Dinha, estavam lotados. A fila para o acarajé, enorme, e a Igreja de Santana, iluminada. A casa de Iemanjá continua no mesmo lugar, ao lado da Paróquia de Sant'ana. Aqui todos os anos no dia 2 de Fevereiro, acontece uma das grandes festas religiosas da Bahia, onde católicos e adeptos do candomblé veem reverenciar a Iemanjá.




Igreja Nossa Senhora Santana
Andamos mais um pouco em direção ao Largo da Mariquita, passando pelo beco do Boteco do França, local simples, porém famoso, vive lotado aos finais de semana. A praça com o monumento, foi reformada, inclusive, o próprio monumento que estava todo pichado, ganhou destaque. Eu nem sabia que monumento era aquele, mas pude ler na placa: "Homenagem ao navegador genovês, Cristovão Colombo..."




Monumento Cristovão Colombo
Atravessamos a pista e chegamos no Largo da Mariquita. Outra espaço! Antes, era um estacionamento tomado por moradores de rua e drogados. Alguns, bem poucos, ainda rondam por lá, mas agora as famílias podem levar seus filhos para brincar e é possivel curtir uma das músicas ao vivo de um dos barzinhos. A garotada adepta ao skate está lá em peso, rsrs...

Largo da Mariquita





Uma sugestão é chegar cedo ao Rio Vermelho para ver o pôr do sol, sentar em um dos barzinhos próximo a Cira e comer um acarajé e depois, caso queira, ir a um dos restaurantes citados acima.

Local para estacionar, não é fácil, por isso tenha paciência.

Sabemos que o Rio Vermelho tem uma tradição boêmia e uma noite agitada com vários bares e restaurantes agradáveis e para todos os gostos e bolsos. Vou citar alguns:

Almendra
Le Entrecote de Paris  (post)
Botequim São Jorge
Salvador Dali
Boteco do França
Varanda do Sesi, música ao vivo
Fogo de Chão Churrascaria
Mercado do Peixe
Veja mais clicando aqui.

Como não queríamos ficar ali no Rio Vermelho subimos pra Itapuã. Ao passarmos por Piatã, vimos os quiosques, recentemente inaugurados, e resolvemos parar e conhecer. Sentamos no Dona Flor e pedimos uns petiscos: bolinho de bacalhau e arrumadinho. A comida precisa melhorar para ser condizente com o preço. O ambiente muito tranquilo e agradável. Alguns quiosques oferecem música ao vivo aos finais de semana.




Nesta área havia muitas crianças e algo que me chamou atenção e não perdi a oportunidade em fazer foi: andar de patins. Minha mãe me incentivou e fui... aluguei um par e relembrei meus 12 anos, em que, praticamente não saia do Parque de Pituaçu, brincando com meus primos nas pistas de skate e de patins. Naquela época, era algo tão barato, me lembro que custava 50-60 reais o equipamento. Hoje, é uma fortuna! Pois bem, o aluguel por uma hora custa 10 reais. Vale muito a pena. Indico a Point dos Patins (sexta, sábado e domingo). Eles tiveram uma iniciativa muito boa e simples, trazer as pessoas para a orla de Piatã para andar de patins e a coisa tem dado certo. Finais de semana fica bem movimentado o local. Agora, fique atento aos carros, pois como ali é estacionamento, e a galera que patina, as vezes, tá aprendendo e não observa os veículos passando. E nao deixe de tomar uma quedinha, faz parte do aprendizado, eu tomei a minha, rsrs...


Enfim, a orla de Salvador está aí para ser usada e assim tem sido, embora é importante não descuidar da segurança. Nos locais citados no texto vi policiais militares, porém não posso afirmar que é constante. Evite andar com objetos que chama atenção e de valor. Evite locais ermos e qualquer anormalidade comunique à Polícia.

Confira outros post sobre a orla de Salvador:
- São Tomé de Paripe
- de Itapuã até Jardim de Alah
- Barra

Siga o Vaneza com Z em:

Pinterest
Facebook
Google+
You Tub


O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com as empresas/ serviços citados no texto.

Marcadores: , , , , , ,