Caraíva: o paraíso, mas nem tanto assim ...

E chegamos ao final de nossa "expedição" que começou em Salvador, passou pela Península de Maraú, Itacaré, Canavieiras, Arraial d'Ajuda e por fim, na tão esperada Caraíva, bem ao sul de Porto Seguro na Bahia.




Um lugar mais que especial e que nos deixa com um gostinho de quero mais. Um povoado emoldurado pela beleza do Rio Caraíva e pelas águas do Atlântico. Onde se ver um pôr do sol encantador e que talvez, nunca sai da nossa memória. Mas nem tudo são flores, e o que acontece em Caraíva, talvez seja um exemplo de como a falta de administração, seja pública ou privada, e a falta de consciência ambiental, inclusive por parte dos moradores, tem deixado a desejar na prática do turismo neste lindo povoado.

Vou escrever este post com informações que te ajudaram a planejar sua viagem a Caraíva, um povoado que tem recebido milhares de turistas nos últimos tempos, que procuram paz e tranquilidade em lugares pitorescos e "isolados".


Onde ficar em Caraíva



Nossa pesquisa foi pelo Booking. A média era de R$800-1500 para 3 diárias. Daí, pesquisando um pouco mais encontrei a Pousada Aiurouca com o valor de R$285,00 para as 3 diarias em quarto triplo. Isso causaria estranheza em qualquer pessoa, porém seguimos com a solicitação. Porém, a reserva foi num qrt duplo com cama extra. Então pela cama extra paguei 30% do valor ( 30% de 285= 85.50). Assim o total da reserva é: 370.50. Não há café da manhã e nem cozinha, o que dificulta um pouco. Mas o Henrique (conhecido como Papagaio) disponibilizou a cozinha dele para que pudéssemos fazer algumas coisas. E não nos arrependemos, pois a pousada supriu nossas necessidades, estava sempre limpa, camas confortáveis e a localização muito boa. O único ponto negativo era não ter café da manhã e nem uma cozinha para preparamos algo.

Já que não tínhamos como preparar café na pousada, tivemos que procurar um local com preço em conta para tomar café. Encontramos uma padaria, simples, na rua principal que beira o rio e ali fazíamos a nossa primeira refeição do dia.



* Hoje, esta pousada está com um valor bem mais alto para o mesmo período em que ficamos lá.

Onde comer em Caraíva


Para nós (eu, meu pai e minha mãe), não foi fácil encontrar um lugar em conta para comer. Gostaria de lembrar que até chegarmos em Caraíva, passamos pela Península de Maraú, Itacaré, Canavieiras e Arraial d'Ajuda. Sabíamos exatamente se o valor cobrado condizia com o produto/serviço ofertado. Por exemplo, um dos restaurantes indicados foi o Regional. Peixe para 2 pessoas: 75 reais. Éramos 3 e ao entrar no restaurante observamos a porção servida a um casal, vimos que não daria para 3 pessoas. Fomos ao restaurante Toca do João, que serve PF a 20 reais. É barato, né? Depende, pois a qualidade da comida não é das melhores. Ou seja, quando é barato, não é bom, e quando é caro, é pouco. Enfim, seguimos ...

Boteco do Pará

Resolvemos atravessar de barco, e procurar um restaurante em Nova Caraíva e encontramos o restaurante Luz da Lua (se eu não estiver enganada), mas fica ao lado do posto de gasolina, não tem erro. Local simples. Quando chegamos o dono estava almoçando e gentilmente nos atendeu. Pedimos 2 PF's de 15 cada. Comida boa que deu para nós 3 e ainda sobrou. Pensávamos que só nós teríamos esta ideia, o que nos deixava de certa maneira envergonhados. Engano. Vimos uma família que estava em Caraíva passeando, também almoçando por lá. Ou seja, basta atravessar de barco para Nova Caraíva, andar um pouquinho e almoçar bem e barato.


Para ser sincera, eu perdi até o ânimo de comer alguma coisa em Caraíva pelo preço que era cobrado. Cada comerciante vai ter sua justificativa para cobrar determinado valor, mas a sensação era de extorsão...

Um lugar que achei super bacana foi o Boteco do Pará, onde é servido um pastel delicioso de arraia, hum... frito na hora. Não abre todo os dias. E a localização: na beira do rio, show de bola!


Outras opções de onde comer você encontra nos posts de viajantes como:
Viajo com Filhos
Quero Viajar Mais
Casal só Viagem


Aproveita pra ler os relatos desta galera, por que tá muito bom!


O que fazer em Caraíva




A melhor coisa pra você fazer em Caraíva é: não fazer nada. Deitar numa cadeira de praia e ficar na beira do rio, curtindo uma música, lendo um livro, batendo papo, enfim, a ordem é relaxar. Mas lógico que é tanta beleza ao nosso redor que não dá para ficar parado. Assim, você pode fazer um bate volta até Ponta do Corumbau, caminhar até a Praia do Espelho ( 2h de caminhada) passando pela Lagoa do Satu, subi ou descer o Rio Caraíva de bóia, fazer passeios de barco pelo Rio até o restaurante Areal, praticar stand up, tentar conhecer o Monte Pascoal e ... bom, já tem muita coisa né?

De frente, ou de costas para o mar, rsrs
Ficamos 2 dias inteiros e foram 3 diárias, porém meus pais já estavam cansados da viagem e não gostaram de Caraíva, não da beleza, mas do ambiente mesmo. Assim, fizemos apenas o stand up com o Júnior que fica sempre na beira do Rio com as pranchas e cobra 30 reais por meia hora. Ele é super gentil e atencioso. Recomendo!

De frente para o Rio e pôr do sol ...

Assim, a vontade de voltar à Caraíva é mais que tudo!

Como chegar em Caraíva



Parece difícil, mas não é... se o tempo colaborar! Com sol e vários dias sem chover, você pode chegar de carro tranquilamente. A estrada é de terra com poucas sinalizações. Se quiser, pode ir de ônibus de linha que fazem o trajeto Porto Seguro- Caraíva. Ou contratar um transfer desde Porto Seguro, Arraial ou Trancoso.


Fomos de carro e pagamos 15 reais a diária do estacionamento em Caraíva. Não é estacionamento coberto e sim um terreno com árvores ao redor. E tem vários estacionamentos por lá. O que separa a Velha Caraíva de Nova Caraíva é o Rio Caraíva (rsrs), e para fazer a travessia, que não leva nem 2 min, pagamos 4 reais.

Chegando do outro lado do rio, há os transfer rústicos, ou seja, carroças que custam:





Não utilizamos, mesmo sem saber onde ficava a pousada. Mas as ruas de caraíva são de areia fofa, então pense bem se você vai levar mala com rodinha... e para localizar sua pousada há placas sinalizando, e qualquer coisa, é só perguntar aos nativos. Assim, evite carregar muita bagagem. Uma mochila é mais aconselhável, rsrs...

Toda Caraíva é assim durante o dia...
A noite, melhora...use lanterna, rsrs


Dá pra fazer bate volta pra Caraíva?



Não é bem o aconselhável, mas é o que muitos turistas estão fazendo e eu acho válido. Agora, se você quer explora a região para conhecer a Praia do Espelho, Corumbáu e o Rio Caraíva, aí sim, você precisa passar mais alguns dias. Pois é, Caraíva também é interessante como bate volta ( se você contratar um transfer), principalmente para quem se hospeda em Trancoso. Este vilarejo, também tem sido um destino wedding (local para realização de casamento), visto que é mais barato ou tem mais datas disponíveis que Trancoso e Arraial d'Ajuda.


Enfim, há quem sinta saudade do tempo da luz do lampião em Caraíva, mas isso não é unanimidade. Basta perguntar para os próprios moradores.


PARA REFLEXÃO:


Algumas atitudes em Caraíva chamaram nossa atenção e de outros turistas e daí me ponho a refletir sobre a prática do turismo nesta localidade e se ela tem beneficiado a população.


Eu não quero nem citar o que acontece no Natal, Reveillon e Carnaval, pois seria um debate sem fim.

Simplesmente em Caraíva o que se deixa transparecer é uma atitude extorsiva. Um turismo oportunista que só tem degradado a população e seu vilarejo. É o que eu penso...

Mas enfim, Caraíva continua encantadora ...




Quer ver mais fotos lindas de Caraíva? Clique aqui.

Se você quiser enriquecer este post, fique á vontade, deixe seu comentário logo abaixo. Use o perfil anônimo (unknow), caso não tenha email, e assine seu comentário. Ficarei feliz!





  • de Salvador até Caraíva de carro: Itacaré, Canavieiras, Porto Seguro, Arraial d'Ajuda.
  • de Salvador até Recife descendo pelo Litoral de carro: Maragogi, Barra do Santo Antônio, Maceió, Aracaju.
  • de Salvador até Sertão Baiano de carro: Caldas do Jorro, Euclides da Cunha, Canudos
  • de Salvador à Chapada Diamantina de carro: Ibicoara . Lençóis, Palmeiras, Mucugê, etc.
  • de Salvador ao Oeste da Bahia: Ibotirama, Barra, Xique Xique e Morro do Chapéu
  • de Salvador à Foz do Rio São Francisco: Paulo Afonso, Piranhas, Penedo, Piaçabuçu e Aracaju;
  • Planejamento de viagem ao Vale do Pati;
  • Roteiro de três dias no Vale do Pati;
  • Siga o Vaneza com Z em:


    Pinterest
    Facebook
    Google+
    You Tub

    O blog Vaneza com Z não possui parceria/ convênio com as empresas/ serviços citados no texto.

    Marcadores: , , , , ,