quinta-feira, 16 de junho de 2016

AMAZONAS: o que vi em Manaus e arredores

Um sonho de consumo pra quem deseja conhecer a diversidade do ecossistema brasileiro, de fato, é a região da Amazônia que abrange diversos estados como Amazonas, Pará, Rondônia e outros. Podemos vivenciar mais de perto a natureza e ter experiências únicas, como tocar no boto cor de rosa, pescar um peixe da região e ter contato bem próximo com outros animais exóticos. Algumas coisas, são bem enfeitadas para que ocorram de tal modo, mas não deixam de ser interessante.

O QUE VI EM MANAUS

Meu tempo na capital foi curto. Estava a caminho de Barcelos, clique aqui para ver o relato. Fiquei dois dia e meio em Manaus e assim, tive que aproveitar ao máximo estes dias.

Teatro Amazonas

Teatro Amazonas é um teatro brasileiro localizado no largo de São Sebastião, no centro de Manaus, capital do Amazonas. O teatro, inaugurado em 1896, é a expressão mais significativa da riqueza de Manaus durante o Ciclo da Borracha. A orquestra Amazonas Filarmônica regularmente ensaia e se apresenta em seu interior. Destaca-se também pelo estilo eclético de sua estrutura e os detalhes únicos de sua cúpula, o que o torna um dos monumentos mais conhecidos do Brasil e consequentemente o símbolo mais proeminente de Manaus.







Vale muito a pena fazer a visita guiada que custa 20 reais, e é realizada em vários idiomas.
Me recordo perfeitamente, quando uma senhora falou para o esposo, em um dos camarotes do Teatro : " E agora, está realizado?" Ele disse: " Estou muito feliz!". Pois é, se você estiver em Manaus será uma visita obrigatória.
Praça de São Sebastião. O chão remete ao encontro das águas e foi feito antes do calçadão de Copacabana. Ao fundo, Igreja de São Sebastião.

Monumento de Abertura dos Portos. Amazônia representada por esta figura feminina, cortejada por Hermes, o deus do comércio.

Um casal idoso admirados com a beleza do Teatro Amazonas


E quando cito o Teatro Amazonas, não posso esquecer um restaurante que fica ao lado, mas ao lado mesmo do Teatro. É o Tambaqui de Banda que oferece o tambaqui (peixe da região) por um preço excelente e o prato é bem farto, o tamanho médio dá pra 3 pessoas. Então fica uma sugestão: você programa ir ao Teatro, faz a visita guiada e depois almoça no Tambaqui, ok?


Observe os preços e tamanhos do tambaqui...

Bolinho de pirarucu

espinhas grandes e poucas

Mercado Municipal

Limpo, organizado e cheio de variedades, assim é o Mercado de Manaus Adolpho Lisboa, localizado ao lado do Porto e em frente ao rio. Inspirado no Mercado de Les Halles de Paris, foi o segundo mercado construído no Brasil, inaugurado em 1882. Em estilo Art Noveau, sua estrutura é em ferro fundido e vidros coloridos.

Acredito que todos os produtos do Amazonas nós encontramos lá. São folhas, frutas, peixes, doces, pratos típicos, artesanato e lembrancinhas.



Bacalhau da Amazônia, pirarucu

Tucumã, fruto de uma palmeira

Engraçado foi quando avistei algo que parecia milho quebradinho. Cheguei mais perto e vi que era farinha. O vendedor todo entusiasmado, disse  que era a melhor farinha de mandioca do Amazonas. Eu perguntei se ele conhecia a farinha da Bahia, daí ele disse: "Aí já é covardia...!" Eu rir.


dizem que é a melhor farinha do Amazonas...
Uma das coisas mais gostosas neste mercado, e que você deveria comprar os montes são as balas da Amazônia. É algo simples, mas muuuito gostoso. Castanha do Pará coberta com chocolate ou chocolate com recheio de cupuaçu. E na época era barato, 50 unidades por 10 reais. Levei 15 dias comendo daquelas balas, rsrs.

Foto extraída do site Mercado Livre. Marca: Ayapuá 
Castanha coberta com chocolate

Foto extraída do site Mercado Livre. Marca: Ayapuá
Chocolate com recheio de cupuaçu

as balas são vendidas assim... não deixe de comprar não ... e se vier pra Salvador, traz uma caixa pra mim, rsrs

Estava na companhia de uma amiga manauara, mas sempre atenta a segurança. Visitei a cidade na véspera de Natal e o movimento era intenso, o policiamento bem ostensivo, no entanto os arrastões no Centro, eram constantes. Se não estiver em grupo e em passeios agendados, fique atento.

Ponta Negra

Outra amiga querida, manauara, me levou até lá para conhecer, durante a noite. O local, conta com uma iluminação muito bonita e muita movimentação. Famílias, idosos e até atividades esportivas para animar o pessoal tem. Há também bares e restaurantes na orla (parte alta) com apresentação da cultura da região.






Foi em Ponta Negra que provei o tacacá e a farofa de camarão no quiosque Tacacá da Tia Socorro. O tacacá é basicamente um caldo amarelado, chamado tucupi e misturado com a goma da tapioca, pimenta, e um tipo de erva chamada de jambu, acrescenta-se camarão e é servido em cuias. Não gostei muito, mas eu via que os amazonenses se deliciavam com a iguaria.  
Tacacá e a farofa de camarão
Depois de conhecer Ponta Negra, minha amiga sugeriu atravessarmos a Ponte, pra mim, seria algo sem muita graça, mas não é que a arquitetura da Ponte, iluminada proporciona fotos legais!? Atravessamos a Ponte novamente para irmos a Novo Airão e isso eu conto mais adiante...


A Ponte Rio Negro é uma ponte estaiada da rodovia AM-070, que liga a cidade de Manaus ao município de Iranduba.

durante a noite


durante o dia

É a única ponte que atravessa o trecho brasileiro do Rio Negro, sendo considerada como a maior ponte fluvial e estaiada do Brasil, com 3,6 quilômetros de extensão (3.595 metros).

Manauara Shopping

Este grande centro comercial, tem de tudo um pouco da Amazônia. Claro que o preço é mais alto do que no Mercado Municipal, mas se de última hora você lembrar de algo que precisa levar, é bem provável que irá encontrar no Shopping Amazonas, que por sinal, tem a decoração temática que homenageia a fauna e flora da Amazônia.

Novo Airão

A melhor experiência com os botos é nesta cidade. Procure o Flutuante da Marilda, todo mundo sabe onde fica e diversos artistas nacionais e internacionais já passaram por lá. Você não pode nadar com os botos, mas ficará encantado com os pulos que eles dão para apanhar o alimento e o gostoso que é, em tocar sua pele macia. A interação é muito legal. Faz se uma fila para cada um ter a oportunidade de tocar no bicho e tirar fotos. Tem gente que acha que são os únicos visitantes e demoram, outros são rápidos e objetivos. Como existe horários e a quantidade certa de alimento para ser dada  aos botos, o pessoal do projeto não pode levar muito tempo jogando peixes para que eles deem aqueles pulos altos, então aproveite e tire logo sua foto!
Entrada de Novo Airão







O flutuante dos botos (Flutuante da Marilda) em Novo Airão , tem horários específicos para visitação ( a cada uma hora de 9h as 12h e de 14h as 17h) e  o valor da entrada é de 15 reais. Antes de ver os golfinhos de água doce, você ouvirá uma palestra sobre as espécies e o começo deste flutuante e lógico, a história do boto cor de rosa.

Depois de visitar os botos, almoçamos em um dos restaurantes da rua principal de Novo Airão. 





Rua principal de Novo Airão

Aquele dia terminou assim...
Para chegar em Novo Airão não tem segredo, dá pra fazer um bate volta desde Manaus. É só seguir a AM-070 e em Manacapuru seguir a AM-352. A estrada estava relativamente boa e com trechos em obras. Requer atenção por causa de alguns buracos, na mais é só conter a ansiedade, rsrs. Veja trajeto no mapa abaixo:



E se você quer saber a história deste flutuante, nome dos botos, horário de funcionamento e muito mais acesse o site da AMABoto

Agradeço a minha amiga Katiana que gentilmente me levou até Novo Airão mesmo sem conhecer o caminho.

Confira outros posts sobre o Amazonas:
Viagem de barco recreio
Vôo de Barcelos até Manaus
Conheça a cidade de Barcelos 
Claro que existe outras maneiras de aproveitar a capital do Amazonas. Este foi um relato puramente pessoal e simples, sem motivação turística, mas há pacotes com os principais passeios pela cidade e arredores,  por isso que eu indico estes blogs que possuem relatos maravilhosos:

Projeto 101 Países
Um Homem Precisa Viajar

Siga o Vaneza com Z em:

Pinterest
Facebook
Google+
You Tub

O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com as empresas/ serviços citados no texto.

2 comentários :

  1. Preciso conhecer a região Norte com urgência. Muita coisa linda!!! Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma região distante, mas com uma realidade próximo. A beleza é sem igual e o povo maravilhoso!

      Abraços!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...