Zoológico de Salvador

Tive a honra de levar meus primos ao Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, em Salvador, nesta semana. Foi um pedido do pai deles, visto que nunca tinham ido a um zoológico. Para os adultos, o espaço precisa de melhorias, já para as crianças, acredito que seja uma das melhores opções de lazer de Salvador.


Minha amiga levou a turma dela, e eu levei a minha, rsrs. Fomos de carro e estacionamos próximo ao Mirante de Ondina, lá em cima. O estacionamento é gratuito, mas fica uns flanelinhas, enchendo o saco, então pague qualquer valor quando retornar e não precisa brigar. A entrada do zoo é grátis!



Hoje, o Zoo mantêm sob seus cuidados 1629 animais, divididos em 158 espécies (84 espécies de aves, 40 espécies de mamíferos e 34 de répteis) e dessas, 92,4% são brasileiras. Dentre as 158 espécies, 34 delas estão ameaçadas de extinção em seu ambiente natural.

Logo na entrada tem um mapinha ilustrado e o zoo foi planejado de maneira que você percorre todo ele e ver tudo que precisa. Vamos lá?!

1º - cobras, peixes, tartarugas, esqueletos;

cobra albina

tracajás

2º - primatas, zebras, felinos;

mico leão cara dourada

mico de cheiro

cobra piton

área dos felinos


3º - ema, jacarés, cervo, corujas;

veado catigueiro

cervo

jacaré açú
Gostou do Blog? Dá uma curtida aqui:

4º - o espaço que eu mais gosto: das aves;


flamingo


tucano bico preto

5º -  urso, mais um pouquinho de macacos;




e por fim, tivemos uma grata surpresa:



Logo que chegamos vimos o pavão que fica solto e andando entre os visitantes, queríamos muito que ele abrisse a cauda e formasse aquele leque tão bonito. Quando estávamos saindo, fomos surpreendidos!

Há bebedouros para você encher sua garrafa. Há locais bem bacanas para picnic, com mesa e bancos. Há bancas que vendem pipoca, cachorro quente e doces, crianças amam! Se desejar algo mais arrumado, tem uma lanchonete e restaurante logo na entrada com acesso pelo Mirante.


encontramos muitas famílias e turistas por lá neste final de ano por causa das férias...



vista do Mirante de Ondina
Pois é, se para os adultos o zoo precisa de melhoria, para as crianças é uma diversão maravilhosa. Nossa visita durou mais ou menos 1:30h, meus primos amaram e nós adultos também!



E por falar em melhoria, é sempre bom consultar o site do Zoológico para saber das ações que são desenvolvidas, dos animais que são resgatados, dos animais que são devolvidos ao habitat natural. Bem como, aprender um pouco da história do Zoo:

O Zoológico de Salvador começa a ser construído no século XIX, quando o suíço Frederico Meuron recebe a Fazenda Areia Preta (antigo nome do bairro de Ondina) como indenização pelas perdas na Batalha de Pirajá. Passados alguns anos, Frederico muda-se para o Solar do Unhão e a fazenda entra em um longo processo de abandono.

Até que Francisco Ariane implanta uma locomotiva que partia do Campo Grande em direção ao Rio Vermelho. Nesta mesma época, começam algumas atividades zoobotânicas nas proximidades e, depois, é construído um orquidário no Parque de Ondina.

Aproveitando a topografia favorável do antigo sítio e a beleza da paisagem ao redor, em 1958 através do Decreto Estadual nº. 17.481 é inaugurado o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, atendendo aos desejos da população soteropolitana e atraindo milhares de turistas ao longo dos anos.


Zoológico de Salvador

Aberto de terça a domingo e feriados, das 8h30 às 17h, o Zoológico de Salvador está localizado na rua Alto de Ondina s/nº – CEP 40170-110, Ondina – Salvador – Bahia – Brasil.
Telefone: (71) 3116-7954 / 3116-7953.
Assessoria de Comunicação: (71) 3118-4222 / 3118-4224.

Marcadores: , , ,