Ilha dos Frades: não deixe de conhecer!

Este é um destino obrigatório para quem vem à Salvador e gosta de praia. A Ilha possui uma praia com bandeira azul, que é um certificado internacional devido a boa qualidade da água e boa estrutura turística. Ou seja, se você foi em Ilha dos Frades há mais de 2 anos, tudo mudou, e para melhor.



Como Chegar

E eis a resposta: de barco.


opção 1 - através de passeio de escuna que sai do Centro Náutico de Salvador ( atrás do Mercado Modelo) e custa entre 50-80 reais por pessoa. Estes passeios vão apenas até Ponta de Nossa Senhora e passam pouco tempo lá. Depois seguem para Ilha de Itaparica para almoço no restaurante Manguezal ou passeio no Centro histórico de Itaparica e depois retornam a Salvador;

opção 2 - contratando uma escuna no Terminal da Ribeira. Aí, você junta uma turma de até 50 pessoas, faz seu roteiro e tá pronto o passeio;

opção 3 - ir ao Terminal de Madre de Deus e comprar a passagem para curtir um dia na praia de Paramana e fazer trilha até Loreto. A passagem custa algo entorno de 4 reais e a trilha leva 15 minutos sem subir nenhum ladeira, simples e fácil;

opção 4 - passeio privativo de lancha. Segue contato do "Ju da lancha" que faz este serviço: 071 982531563 ( Whatsapp). Você diz de onde vai sair, o que quer conhecer e onde vai parar;



opção 5 - ou fretando um barco em Madre de Deus para conhecer várias praias da Ilha. O valor é a partir de R$150 até 5 pessoas.

* tem ônibus que faz a linha Salvador/ Madre de Deus e Lauro de Freitas/Madre de Deus.


Roteiros de barco pela Ilha dos Frades


saindo de Madre Deus = Loreto + Paramana + Guadalupe

Fretando um barco, você tem a liberdade e comodidade de parar onde quiser, mas isto tem seu preço, a partir de 150 reais ( até 5 pessoas) para o trajeto ida e volta até Guadalupe. Negocie. Os barcos que fazem transporte regular dos moradores, só vão até Paramana. Se você resolver sair de Madre, pode descer em Loreto, curtir a praia que parece uma piscina e depois ir caminhando até Paramana, onde tem bares e restaurantes e de lá voltar para Madre de Deus.




saindo do Centro Náutico = Guadalupe + Ilha de Itaparica

Os passeio são muito parecidos. Saem as 9h do Terminal, vão até Ponta de Nossa Senhora, levam mais ou menos 2:30 e depois seguem para Ponta de Areia na Ilha de Itaparica onde se pode fazer um passeio para conhecer Itaparica ou almoçar o buffet que é servido no Restaurante Manguezal, parceiro das agências. Vale a pena fazer, embora o tempo em Pta de Nossa Sra de Guadalupe é pouco. Estes passeios não vão em Loreto.




saindo da Ribeira = Loreto + Paramana + Gadalupe

Na verdade, o roteiro fica a critério de cada organizador do passeio. O que participei há alguns meses foi conforme acima. Saímos as 8h, passamos um tempinho em Loreto, não pudemos descer em Paramana pois o píer estava quebrado, seguimos para Guadalupe e passamos a maior parte do tempo lá. Retornamos as 16h acompanhando um belíssimo pôr do sol.

Um contato que tenho é do Raimundo 71 98804-6680 dono da embarcação Bóia. A locação da escuna custa entorno de 2.500 a 3 mil reais. Não sei exatamente a capacidade lotação das escunas, mas um bom passeio é com no máximo 50 pessoas.



Estrutura turística da Ilha dos Frades


É de tirar o chapéu! Tem banheiros, chuveiros, lixeiras, escadas, píer confortável, inclusive com sistema sonoro de chamada dos passageiros dos barcos, mapas, sinalização, mirantes e segurança. E por tudo isso se paga 6 reais no Terminal Hidroviário de Guadalupe. Nos últimos dois anos Ilha dos Frades mudou muito.

ponta de nossa senhora

ponta de nossa senhora

ponta de nossa senhora

passeio de barco
Sinalização, calçamento e limpeza

Onde Ficar em Ilha dos Frades


Recanto Paramana - (71) 98827-4289 / 98827-4196
Pousada Ilha dos Frades - 71 99964-7366 Whatsapp
Pousada Janaína - (71)98714-6046- 99235-5387
Eco Pousada Recanto da Lú - (71) 99356-6794

Onde comer em Ilha dos Frades


Praia de Ponta de Nossa Senhora

Restaurante Preta - (71) 99326-7461
Recanto da Lú - (71) 99356- 6794
Barracas de Praia

Caminhe pelas ruas e pergunte aos moradores sobre restaurantes de baixo custo, pois eu sei que tem, mas não lembro o nome. Os preços praticados nas barracas de praia não são abusivos.

Paramana

Não tenho muitas indicações.

Pousada Ilha dos Frades
Barraca do Velho Puco Puco

Nas demais praias não há restaurantes.

Para economizar, leve seu lanche, sua farofa e divirta-se!

pier de ilha dos frades
Um terminal de primeira



O que ver passeio de barco em Ilha dos Frades


Saindo da Ribeira ...

igreja da penha bonfim ribeira
Igreja da Penha

igreja do bonfim ribeira
No alto, Igreja do Bomfim

Cidade Baixa e Cidade Alta


Gostou do Blog? Dá uma curtida aqui:
Vaneza com Z Blog de Viagens
Plataforma, Subúrbio, antiga fábrica São Brás

Chegando em Ilha dos Frades ...

Igreja Nossa Senhora do Loreto



água cristalina de verdade

Praia de Paramana

Em Ponta de Nossa Senhora ...




Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, vista do mirante Outeiro dos Carneiros



Voltando para Ribeira ...


a volta é pra fechar com chave de ouro!



E você sabia que a Ilha dos Frades tem várias praias? Confira o mapa abaixo:


 E você, já conhece a Ilha dos Frades? Gostou do passeio?

Marcadores: , , ,