quarta-feira, 19 de abril de 2017

Ilha dos Frades: não deixe de conhecer!

Este é um destino obrigatório para quem vem à Salvador e gosta de praia. A Ilha possui uma praia com bandeira azul, que é um certificado internacional devido a boa qualidade da água e boa estrutura turística. Ou seja, se você foi em Ilha dos Frades há mais de 2 anos, tudo mudou, e para melhor.



Como Chegar


E eis a resposta: de barco.
  • Madre de Deus -para chegar em Ponta de Nossa senhora, só barcos fretados. Para chegar em Loreto ou Paramana, barcos regulares que fazem transporte dos moradores que custa algo perto de 4 reais cada trecho.
  • Centro Náutico - há várias agências que ofertam o passeio que custa de 45 a 150 reais. Fiz com a Apolônio Turismo e gostei. Veja detalhes aqui.
  • Ribeira - daqui saem escunas que são fretados para passeios entre amigos. Se você quiser, junta uma turma boa e faz este passeio. Vale muito a pena.

Roteiros

saindo de Madre Deus = Loreto + Paramana + Guadalupe

Fretando um barco, você tem a liberdade e comodidade de parar onde quiser, mas isto tem seu preço, a partir de 150 reais para o trajeto ida e volta até Guadalupe. Negocie. Os barcos que fazem transporte regular dos moradores, só vão até Paramana. Se você resolver sair de Madre, pode descer em Loreto, curtir a praia que parece uma piscina e depois ir caminhando até Paramana, onde tem bares e restaurantes e de lá voltar para Madre de Deus.



saindo do Centro Náutico = Guadalupe + Ilha de Itaparica

Os passeio são muito parecidos. Saem as 9h do Terminal, vão até Ponta de Nossa Senhora, levam mais ou menos 2:30 e depois seguem para Ponta de Areia na Ilha de Itaparica onde se pode fazer um passeio para conhecer Itaparica ou almoçar o buffet que é servido no Restaurante Manguezal, parceiro das agências. Vale a pena fazer, embora o tempo em Pta de Nossa Sra de Guadalupe é pouco. Estes passeios não vão em Loreto.




saindo da Ribeira = Loreto + Paramana + Gadalupe

Na verdade, o roteiro fica a critério de cada organizador do passeio. O que participei há alguns meses foi conforme acima. Saímos as 8h, passamos um tempinho em Loreto, não pudemos descer em Paramana pois o píer estava quebrado, seguimos para Guadalupe e passamos a maior parte do tempo lá. Retornamos as 16h acompanhando um belíssimo pôr do sol.

Um contato que tenho é do Raimundo 71 98804-6680 dono da embarcação Bóia. A locação da escuna custa entorno de 2.500 a 3 mil reais. Não sei exatamente a capacidade lotação das escunas, mas um bom passeio é com no máximo 50 pessoas.



Estrutura turística

É de tirar o chapéu! Tem banheiros, chuveiros, lixeiras, escadas, píer confortável, inclusive com sistema sonoro de chamada dos passageiros dos barcos, mapas, sinalização, mirantes e segurança. E por tudo isso se paga 6 reais no Terminal Hidroviário de Guadalupe. Nos últimos dois anos Ilha dos Frades mudou muito.




Sinalização, calçamento e limpeza

Hospedagem -  em Guadalupe você encontra uma hospedagem simples de Sr Manoel (71 98517.3859/ 99254.0428). São casinhas de madeira para até 2 pessoas e a diária custa 40-50 reais com ou sem café da manhã. Mas se você quiser hospedagens para alugar ou para mais pessoas, tem casas de veraneio. Peguei o telefone de Sr Raimundo (71 98624.6180), veja com ele  como são as casas e os valores. Em Paramana tem casas de veraneio, em Loreto não tem nenhuma hospedagem.

Restaurante - por enquanto, na praia de Guadalupe, tem apenas barracas bem simples que servem bebidas e petiscos. Em breve, vai abrir o Preta ( o famosíssimo que tem em Ilha de Maré). E por lá vi o restaurante Mundus, mas estava fechado. E essa história em dizer que tudo lá é caro, não é verdade. As coisas comercializadas nas barracas tem o preço justo de um local turístico. Em Paramana tem bares e restaurantes. Em Loreto não tem restaurante.

Para economizar, leve seu lanche, sua farofa e divirta-se!

Um terminal de primeira



Atrativos deste passeio

Igreja da Penha

No alto, Igreja do Bomfim

Cidade Baixa e Cidade Alta


Plataforma, Subúrbio, antiga fábrica São Brás

Igreja Nossa Senhora do Loreto



água cristalina de verdade

Praia de Paramana



Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, vista do mirante Outeiro dos Carneiros


a volta é pra fechar com chave de ouro!



E você sabia que a Ilha dos Frades tem várias praias? Confira o mapa abaixo:

  • Praia da Costa
  • Loreto 
  • Paramana 
  • Ponta de Nossa Senhora 
  • Tobar 
  • Viração


 E você, já conhece a Ilha dos Frades? Gostou do passeio?

9 comentários :

  1. Sim, conheço. Já estive por aí um par de vezes mas não lembro quando foi a última vez. Concordo com você: é um passeio muito legal, especialmente para quem gosta de mar. :)

    ResponderExcluir
  2. Não conheço, mas fiquei com vontade de conhecer, hein?!
    Lindo lugar! Fiquei logo me imaginando nestas águas cristalinas e quentinhas!

    ResponderExcluir
  3. Super dica para quem vai a Salvador ou que vive lá. O lugar parece muito lindo. Muito bacana o post. Parabéns! Já fui à Bahia mas não sabia desta Ilha.
    Abs, Marlise

    ResponderExcluir
  4. Sou dessas da farofa meeeeeeeeesmo! Levo minha comidinha pra comer felizona hahahah tudo pra economizar e aproveitas lugares lindos como a Ilha dos Frades <3

    ResponderExcluir
  5. Oi Vaneza... Não conheço a Ilha dos Frades, mas adorei saber que ela tem uma praia com Bandeira Azul (eu trabalho com análise de água e amo essas coisas ha ha ha). Fiquei surpresa com o terminal e com a qualidade da estrutura do lugar. Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

    ResponderExcluir
  6. Que lugar lindo eim! E esses pores do sol ? Sensacionais !!!
    Adorei as dicas e fotos
    Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  7. Gente! Não sabia da existência deste paraíso. Este passeio até a ilha dos Frades parece ser incrível. Curto muito este contato com a natureza. Post muito massa!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Eu não tive a oportunidade de conhecer, mas sua dica já está anotada! Em minha próxima viagem à Bahia, certamente irei até esta ilha.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, nunca tinha ouvido falar. Que lugar bacana! Bom conhecer os arredores de Salvador!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...