Dunas da Geléia no povoado de Icatú (Barra, Bahia)

As Dunas da Geléia ficam no povoado de Icatú, em Barra, Bahia. Neste post vou mostrar na prática como chegar até as dunas e o como o lugar é lindo. Adianto que vale percorrer uns 68 km de estrada de terra para conhecer este lugar. Vem com nóis! Rsrsrs ...





Saindo do Centro de Barra, você vai pegar a continuação da BA 161, só que a estrada é de terra. Se estiver sem chover há muitos dias, a estrada estará boa para trafegar com carro comum ( sem tração). Passamos por várias comunidades, íamos perguntando, perguntando, até chegar ao destino. Perguntamos sempre pelo povoado de Icatú/ Dunas da Geléia e todos prontamente indicavam a direção. São 68km e gastamos 1h para chegar.  Na volta, gastamos menos tempo.

Abaixo deixo pra você o mapa:


Um detalhe interessante é que no mapa o final da BA 161 é o povoado de Ibiraba ( antigo povoado de Icatú), foi isso que percebemos. Se soubéssemos, teríamos dirigido mais 3km e conhecido este povoado que possui casarões antigos e uma singela igreja. Assim, se você for conhecer as Dunas, vá mais 3 km e conheça também o povoado de Ibiraba (Icatú).


A princípio ficamos temerosos em parar e subir, achamos perigoso o local pois não havia ninguém. Mas a vontade de subir as dunas era muuuita. Paramos o carro, e perguntamos aos moradores sobre a segurança, eles disseram com muita ênfase que podíamos deixar o carro na porta deles e subir tranquilamente. Nunca houve assaltos ou violência na localidade. Assim, mais confiantes, subimos as dunas. Precisamos de fôlego para subir, mas a recompensa é linda!






Olha o Rio São Francisco










Acima, temos a favela, planta típica do sertão. Aprendemos um pouco sobre o termo favela quando visitamos o Parque Estadual de Canudos.

Agora, veja na prática como chegar nas Dunas da Geléia neste vídeo abaixo. Aperte o play!





A Bahia vai muito muito além de Porto Seguro, Morro de São Paulo e Praia do Forte. Estas são apenas as beiradas da nossa cultura. Literalmente, as beiradas. Existe uma Bahia produtiva, de geografia única, cheias de preciosidades e de pessoas guerreiras. Existe uma Bahia fora da mídia, mas que representa a realidade brasileira. Uma Bahia que quebra nossos paradigmas, derruba nossos pré conceitos e que nos mostra o outro lado da moeda. Uma Bahia que quanto mais desbravamos, mais questionamos e nos indignamos. Mais perguntamos e poucas respostas encontramos. Aliás, existe uma Bahia que nos cala e nos faz ouvir mais. Que nos coloca na posição de eternos alunos. Uma Bahia que nos entristece e ao mesmo tempo nos apaixona. Existe uma Bahia que te faz pensar: como eu nunca soube disso?!! Por tanto, conheça mais a Bahia!

Sobre a segurança: ser precavido e se informar sempre antes de ir.

Na volta para Barra um presente e tanto!!!




Conheça Xique Xique
Conheça Ibotirama
Conheça Morro do Chapéu
Conheça Barra
Conheça Juazeiro
Conheça Dunas do Velho Chico
Salvador a Recife de carro ( inclui Alagoas e Sergipe)
Salvador a Caraíva de carro ( inclui Barra Grande, Canavieiras, Arraial d'Ajuda)
Salvador a Canudos de carro ( inclui Caldas do Jorro)
Salvador à Chapada Diamantina de carro ( inclui Ibicoara e Lençóis)

Siga o Vaneza com Z em:
Pinterest
Facebook
Google+
You Tube

O blog Vaneza com Z não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

Marcadores: , , , , , ,