Passeio pela Cidade Baixa de Salvador - roteiro 1

O bairro da Ribeira fica localizado na Cidade Baixa de Salvador e é um dos mais antigos da cidade. Veja o que fazer na Ribeira e como aproveitar o tempo quando vier a Salvador.


História da Ribeira


O nome origina se da Ribeira das Naus, na bacia do Tejo em Lisboa, local de grandes estaleiros para reparação e construção de embarcações. Devido as características geográficas, mar tranquilo e reentrâncias os portugueses construíram vários estaleiros na Enseada dos Tainheiros. Hoje Ribeira é sinônimo de estaleiro.

Nosso roteiro parte do bairro São João do Cabrito rumo ao largo da Ribera. Confira no mapa:



Este é um roteiro simples pela Cidade Baixa de Salvador, porém muito prazeroso e bonito de se ver.

Começamos pelo restaurante Boca de Galinha, que estar há 24 anos em atividade com muita simplicidade, mas uma cozinha baiana saborosíssima. O cardápio, feito no caderno, inclui peixe frito, muquecas, caldos e para sobremesa mousse de maracujá ou pavê. Local frequentado por famílias, moradores, turistas e artistas. Para saber o horário de funcionamento, entre em contato: (71) 3398-1232.

Restaurante Boca de Galinha
O acesso parece um pouco complicado, mas com a ajuda da tecnologia se chega ao fim do mundo, rsrs. Então é só programar no GPS que você chega lá direitinho. Basicamente o trajeto será:  Avenida Afrânio Peixoto ( Suburbana) + retorno em Itacaranha + Rua dos Ferroviários = final de linha de São João do Cabrito. Daí, serás recompensado com uma boa comida e uma vista maravilhosa:


Vista para a Baía de Todos os Santos e linha férrea do subúrbio


Vista para a Ribeira

Embarcações atracadas na Ribeira
Após almoçar ou petiscar algo no Boca de Galinha, nosso passeio prossegue. Desta vez, vamos tomar um barco no terminal marítimo de Plataforma e atravessar a Baía de Itapajipe rumo a Ribeira. O serviço é mantido pela Prefeitura e funciona todos os dias e custa um pouco mais de um real. 



Próximo ao terminal há uma construção abandonada, é a antiga Fábrica de tecidos São Braz. A propriedade pertenceu a João Almeida Brandão e depois foi adquirida pelo comendador Martins Catharino. Não se sabe quando foi construída , mas conta se que todo material do piso ao telhado veio da Europa em navios junto com engenheiros e arquitetos ingleses e sua primeira reforma ocorreu em 1908. A fábrica representou muito para a população de Plataforma. A maioria trabalhou ou tem um parente que trabalhou na fábrica São Braz. Com a diversificação da produção de tecido e falta de investimento a fábrica ficou obsoleta.

Antiga fábrica São Braz de tecidos



Fábrica São Braz e terminal marítimo de Plataforma
O trajeto é rápido, porém a vista é linda! Tem a Ponte São João que liga as estações Lobato e Almeida Brandão e foi inaugurada em 1952, em única via, em lugar da ponte Itapagipe e revitalizada entre 2011 e 2012, em mão dupla.

Vista para o subúrbio- quem mora aí tem vista privilegiada





Ponte São João
Chegando ao terminal marítimo na Ribeira seguimos pela direita para um passeio pela Orla até a praia da Penha. A área foi reformada e foi instalada uma ciclovia. A extensa faixa de areia é usada para prática de esportes e banho de sol. O cenário traduz o ar bucólico da região.


Gostou do Blog? Dá uma curtida aqui:
Vaneza com Z Blog de Viagens






Praia da Penha


Encontramos aí uma das seis igrejas da Cidade Baixa, a Igreja de Nossa Senhora da Penha. Construída em 1742 por ordem do Arcebispo D. José Botelho de Matos como capela de seu palácio de verão. Penha significa penhasco ou rochedo, onde foi encontrada a santa que dá nome a igreja.

Igreja da Penha


Dicas:
- os barcos não estão fazendo a travessia. O trajeto do restaurante Boca de Galinha a orla da Ribeira deverá ser feito de carro através da Avenida Suburbana;
- estacione na Ribeira, atravesse de barco, conheça o Boca de Galinha e volte de barco pra Ribeira. Neste sentido, é mais prático e seguro;
- para sua segurança não use objetos de valor e mantenha seu equipamento fotográfico protegido e use com discrição. 

Ao fazer este passeio lembre-se desta canção de Gilberto Gil, Domingo no Parque:

"A semana passada
No fim da semana
João resolveu não brigar
No domingo de tarde
Saiu apressado
E não foi prá Ribeira jogar
Capoeira!
Não foi prá lá
Pra Ribeira, foi namorar..."






Pôr do sol no Farol da Barra
City tour histórico com a Tours Bahia
City tour panorâmico com a Tours Bahia
Passeio pela Cidade Baixa de Salvador - roteiro 2

Siga o Vaneza com Z em:

Pinterest
Facebook
Google+
You Tube

O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

Marcadores: , ,