Ibicoara: trilha do Buracão



Uma viagem à parte Sul da Chapada Diamantina, não é completa se você não fizer a Trilha do Buracão. Um bate volta saindo de Lençóis para conhecer o Buracão é cansativo, mas tem muitos que fazem. Mas o melhor mesmo é se hospedar em Mucugê ou em Ibicoara e neste post mostro para vocês como é a trilha do Buracão.



Em Mucugê:
Pousada Mucugê
Recanto das Flores
Pousada Vereda
Café Preto Hospedaria
Pousada Mirante do Sincorá

Em Ibicoara:
Pousada Ibicoara - +55 77 3413.2276
Hostel Ibicoara
Recanto do Buracão
Raio do Sol
Flor de Lótus
Kabana de Pedra


Nos hospedamos na Pousada Ibicoara sob direção da Sra. Eloísa e Carla, pessoas simpáticas e prestativas. Hospedagem bem simples, ficamos num quarto triplo, R$90 a diária com direito a café da manhã. Mesmo sem luxo, depois de uma longa caminhada você se sentirá num verdadeiro hotel 5 estrelas, rsrs



Empresas: Rápido Federal (Real Expresso)vai pra Lençóis e Palmeiras
                  Cidade Sol vai pra Ibicoara
  • de carro
Nosso trajeto até Ibicoara, explicamos no post Roteiro de 5 dias pela Chapada Diamantina e abaixo seguem algumas fotos do percurso. Para quem sai de Salvador, sugerimos pegar a BR 324 e 242. Há pedágios.


Como é feita a Trilha do Buracão



Esta trilha é mais leve do que a Trilha da Fumacinha, e nos reserva lindas paisagens.

Após um café reforçado na Pousada Ibicoara, aguardamos o Guia João que nos conduziu até o início da trilha. Ao nosso grupo , foi encorporado mais um integrante que conhecemos em Ibicoara mesmo. Taí, uma prova que a chapada também é para os solteiros!

As estradas são de terra e em época de chuva é lama pura. Nosso caro era um Celta/2011, valente e ousado. Aguentou tudo! Caso você vá sozinho, o João tem moto e pode fazer os passeios desta forma.

Fazemos uma parada no Mirante do Campo Redondo. Se você ter vertigem, não vá. Mas se quer contemplar um visual bacana da Chapada, aproveite! A subida é íngreme, mas a vista compensa o esforço.


Meu pai tirando onda de aventureiro, rsrs


Uma subida e as estradas da região.

A Cachoeira do Buracão encontra-se numa propriedade particular, assim é preciso pagar 3R$ por pessoa e só é permitida a entrada com guia credenciado da cidade de Ibicoara e cada guia só pode levar um número limitado de pessoas.

Depois de pagar, percorremos de carro um longo trajeto de mais ou menos 40 min. Se for época chuvosa, fica mais difícil fazer esta trilha, pois o nível do Rio sobe e se formam correntezas, e daí o carro não pode atravessar esta parte do Rio. Há estacionamento gratuito e um banheiro simples.

A trilha do Buracão começa de fato, com uma caminhada de 3km beirando o rio Espalhado por mais ou menos 1:30h. 

Rio Espalhado


Chapéu de Lampião



Cachoeira das Orquídeas - linda mesmo com pouco água
olha ela ... a Cachoeira do Buracão


Imagine que daqui a pouco você estará aí embaixo...


Cachoeira Recanto Verde
Depois de admirar estas belezas, quem deseja, pega seu colete para atravessar um cânion e ficar bem de frente com a Cachoeira. 



Se você não quiser ir nadando, pode atravessar esta passarela e ir pelas pedras.

E se cair...?



Gostou do Blog? Dá uma curtida aqui:
Vaneza com Z Blog de Viagens









85 mt de puro encantamento

E o mais emocionante? Ah, é ficar embaixo da cachoeira e ter a cortina d´agua a sua frente e pular no rio. Daí, nadar de costas e olhar bem pra cima vendo aquele mandaréu d´água despencando diante dos seus olhos e perceber como a criação de Deus nos coloca em nosso devido lugar: somos um nada, somos uma formiguinha e nos sentimos tão superiores! 

Esta trilha, como dizem, foi descoberta por turistas mulheres em 2001 e hoje é uma das mais procuradas na região sul da Chapada Diamantina.

Na volta, o cansaço será pequeno diante do que você viu e sentiu, anestesiado, você perceberá que foi ma-ra-vi-lho-so!!


João Guia de Turismo:+ 55 77 99131.8280/ 98116.3211
ACVIB (Associação dos guias de Ibicoara): + 5577 3413.2048


E não esqueça de:



Siga o Vaneza com Z em:

Pinterest
Facebook
Google+
You Tube

O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

Marcadores: , , , , , ,