Praia do Forte: Castelo Garcia D´Ávila

Sempre que fui à Praia do Forte tive curiosidade em conhecer este castelo que recebe outras denominações: Torre de Garcia D'Avila ou Torre de Tatuapara, Solar da Torre, ou Solar de Tatuapara, Casa da Torre de Garcia D'Avila, ou simplesmente Casa da Torre. Enfim, consegui e conto um pouco desta visita.




Praia do Forte reúne boas atrações que lhe dão o título de melhor destino turístico do Litoral Norte. E neste post vamos fazer uma visita ao Castelo Garcia d'Àvila destacando sua importância histórica.

A expressão Casa refere se a um termo antigo que sugere: casa forte, castelo ou torre. Foi a primeira construção portuguesa no Brasil com arquitetura residencial militar.
                                  

História de Garcia d'Àvila


Antes de conhecer a Casa da torre, vamos falar um pouco da família Ávila que teve um papel muito importante para o desenvolvimento e povoamento da região norte da Bahia e do país.
Garcia de Sousa Dávila era filho de Tomé de Sousa, primeiro governador geral do Brasil que foi nomeado feitor e almoxarife da cidade de Salvador, era um cargo sem ordenado em que se vivia ao sabor das aventuras e agruras dos afazeres.

E pelo visto Garcia D´Ávila levava jeito pro negócio. Ele recebeu uma grande extensão de terra que incluía Tatuapara, pequeno porto cinqüenta metros sobre o nível do mar, hoje Praia do Forte. Chegou na Bahia em 1549 e em 1557 já era o homem mais poderoso do estado. Era dono do maior latifúndio do Brasil, terras que iam da Bahia até o Maranhão o equivalente aos territórios de Portugal, Espanha, Holanda, Itália e Suíça. Trouxe o gado nelore e pés de coco-da-baía. Em 1551, ergueu a primeira construção portuguesa no Brasil com arquitetura residencial militar.


História da construção do Castelo Garcia d'Àvila


Então, vamos falar um pouco sobre esta construção ímpar. As obras de construção do Castelo começaram em 1551 e só foram concluídas em 1624 pelo neto Francisco Dias D´Ávila, ou seja, 73 anos depois. É a única construção em aspecto de castelo da América. Seu último morador foi o Visconde da Torre de Garcia D´Ávila.

A primeira etapa da construção do Castelo tem suas paredes de tijolos e é composta de uma Capela sextavada e abobadada, em estilo medieval canônico, e salas contíguas recobertas por cúpula e abóbada de aresta com arcos diagonais, iguais às do Paço de Sintra, em Portugal. A Capela Nossa Senhora da Conceição ainda é utilizada pela população todo dia 1º de Novembro, dia de Todos os Santos.


O Castelo, segunda etapa da construção, foi construído em alvenaria de pedra e se desenvolve simetricamente em torno de um pátio de honra, em estilo renascentista,onde talvez os visitantes eram recebidos. Uma escadaria dupla conduzia ao primeiro pavimento.

 




Gostou do Blog? Dá uma curtida aqui:




Uma terceira fase da construção, datada do início do século XVIII, também em pedra, amplia o Castelo. Possui arcadas que remetem ao estilo medieval e características de fortificação feudal.






A mão de obra foi solicitada de Portugal, eram ladrões e indivíduos de má índole que após o trabalho eram colocados em porões com apenas duas janelas para ventilação.

Desta fortificação os sentinelas vigiavam o mar e faziam sinais de alerta com o fogo acerca da aproximação de navios assim, a praia ficou conhecida como Praia do Forte. Teve papel fundamental para defesa de terras e expulsão dos invasores estrangeiros, bem como na luta pela independência do Brasil.

                        








Não há registro escrito da arquitetura real deste monumento, por isso a maquete abaixo é uma representação aproximada do que poderia ser o castelo na época. Esse verdadeiro castelo de características medievais foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (1938).Hoje é uma propriedade particular administrada pela Fundação Garcia d'Àvila que preserva o Castelo e incentiva pesquisas arqueológicas no entorno do monumento.






Como chegar ao Castelo Garcia d'Àvila


É simples: seguir pela Estrada do Coco ( BA 099), entrar na Vila Praia do Forte e seguir as placas indicativas. A estrada é de terra.

A entrada é paga e os horários são flexíveis. Às vezes está fechada a visitação por causa de algum evento particular. Por isso, antes de ir é melhor ligar:+55 71 3676-1133.


O que ver e fazer em Praia do Forte

Reserva Sapiranga
Praia do Lord e piscinas naturais
Projeto Tamar 
Observação de baleias
Um bate e volta saindo de Salvador

O que ver e fazer próximo a Praia do Forte:

Praia do Diogo
Baixio: praia, rio e lagoa
Praias do Conde: Barra do Itariri, Siribinha e Cavalo Russo

E se você montar base em Vilas do Atlântico, alugando uma casa pelo AirBnb, poderá conhecer muito mais do Litoral Norte. Para conhecer Vilas do Atlântico, clique aqui.


Siga o Vaneza com Z em:

Pinterest
Facebook
Google+
You Tube

O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

Marcadores: , , ,