Vamos mergulhar na história das rotas marítimas, conhecer um pouco do forte de Santo Antônio da Barra, das embarcações e dos equipamentos náuticos.
Rotas marítimas feita pelos grandes navegadores portugueses
- Cristóvão Colombo- o primeiro a chegar ás Américas, em Cuba.
- Vasco da Gama- o primeiro a chegar ás Índias contornando a África.
- Pedro Alvares Cabral- o primeiro a chegar ao Brasil
- Fernão de Magalhães - o segundo a passar pelo Brasil, cruzar o Estreito de Magalhães, seguir pelo Oceano Pacífico até Malaca. Após sua morte, assume a missão o navegador Sebastião del Cano.
Mapa das rotas marítimas portuguesas
Vale ressaltar que os navegadores portugueses não foram os primeiros a fazerem estas rotas. Navegadores de outros países haviam feito alguns dos trajetos citados acima. Graças ao museu compreendi essas rotas.
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Joaquim Marques Lisboa - Almirante Tamandaré - patrono da Marinha Brasileira |
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Barco do Recôncavo |
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Saveiro |
Sala das embarcações do Museus Náutico
Aqui percebemos a diferença entre saveiros, jangadas e canoas. Detalhe: o saveiro é um produto baiano. Embora tenha influências europeias, o saveiro se adaptou ao jeito e a geografia da Bahia. Serviu para transporte das mercadorias do recôncavo Baiano até o porto de Salvador. Com o avanço tecnológico nos transportes náuticos, hoje é bem pouco utilizado.
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Nau |
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Sala das miniaturas |
Um trabalho habilidoso do miniaturista Maneca Brandão, da cidade de Itabuna, na Bahia, que apresenta a evolução da ciência náutica desde a chegada de Cabral e os diversos tipos de navios que foram utilizados em acontecimentos importantes do Brasil.
Segue alguns exemplos de miniaturas:
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Esquadra Cabral |
- Esquadra Cabral: saiu do Tejo, Lisboa, em 09 de Março de 1500 com 13 embarcações e chegou em Porto Seguro, na Bahia, em 22 de Abril de 1500 com 12.
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Corveta Bahiana |
- Corveta Bahiana: primeiro navio brasileiro a dobrar o Cabo de Horn passando pelo Chile, Bolívia e Peru, Pacífico e os Mares da Índia.
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Encouraçado Minas Gerais |
- Encouraçado Minas Gerais: construído na Inglaterra em 1908. Participou dos bombardeios ao Forte de Copacabana no Rio de Janeiro e da proteção a Salvador durante a Segunda Guerra Mundial.
Achados arqueológicos submarinos na Baía de Todos os Santos
O fundo do mar revela muita história entre elas o naufrágio do Galeão Sacramento na Baía de Todos os Santos. São peças de porcelana, cerâmica e utensílios usados naquela época e que foram encontrados em águas baianas.
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Sala dos achados submarinos |
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Navios tumbeiros -Os escravos eram aprisionados em local de pouca ventilação com cerca de 70 cm a 1 mt² por pessoa.
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Convés do navio negreiro |
Instrumentos de precisão naval
Para tamanha ciência os navegantes se valiam de instrumentos que indicavam com precisão localização, velocidade e o tempo.
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Previsor de marés - - Primeiro previsor de marés da América do Sul, que funcionou até 1926. |
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Navisfera - instrumento usado para solução de problemas de navegação como: triângulo de posição e escolha do astro para o cálculo da reta de altura. |
O museu esta localizado no primeiro forte do Brasil construído em 1534, Forte de Santo Antônio da Barra. Sua localização é estratégica, na esquina da baía, antigamente chamada de Ponta do Padrão. Este fato, proporciona uma vista belíssima para a Baía de Todos os Santos bem como da Avenida Oceânica e da Av. Sete de Setembro.
Se você quer ver o pôr do sol com tranquilidade, entre no Museu. É possível subir o Farol, mas só até as 17h.
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Vista para Baía de Todos os Santos |
E a melhor parte eu deixo pro final. A Marinha do Brasil estar com um projeto muito bacana para quem é morador de Salvador. Basta apresentar o comprovante de residência e pagar 5 reais no ingresso e poder subir no farol, visitar o Museu e as exposições. Ligue pro Museu e se informe melhor. Vale muito muito muito a pena! Olha a vista lá do alto:
Museu Náutico da Bahia - Farol da Barra
Telefones – (071)3264 3296 / 3331 8039
Funcionamento: De terça a domingo, das 08h30min às 19h (todos os dias em janeiro e julho).
Valor: R$15 e R$7,50.