Trilha do Pico da Tijuca

Há várias trilhas para se fazer no Rio de Janeiro, mas uma que me chamou atenção foi a Trilha na Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro e que conta tudo pra gente é a Laíze Farias. A recompensa do esforço na trilha é uma vista belíssima do Rio de Janeiro.



Por que este foi o destino escolhido? 

O casal de amigos que nos hospedou falavam muito bem dessa trilha. Então já viajamos para o Rio de Janeiro programados para essa aventura !

Qual meio de transporte utilizado para chegar até o destino? 

Ficamos hospedados em Campo Grande e fomos de carro até a Floresta da Tijuca. Dá pra ir de transporte público também.


Para chegar lá basta pegar a estrada para o Alto da Boa Vista, seja saindo da Tijuca ou da Barra (a via funciona em mão dupla), e procurar a Praça Afonso Viseu. Ali está um dos acessos ao parque que é o mais perto para chegar ao destino em questão. Encontrará um portão de entrada, é permitida a entrada de carros e é possível seguir em automóvel até a base da trilha, no Bom Retiro, ponto final de uma estradinha dentro da Floresta. Se preferir caminhar desde a praça, soma-se quase uma hora.

O que não vale a pena fazer no destino escolhido? 

Se você for daqueles, como eu, que quer poupar energia somente para trilha, não vá caminhando até o ponto de partida que começa no largo do Bom Retiro. O caminho é bem movimentado e asfaltado, encontra-se pessoas fazendo este trajeto, mas gostei de subir logo de carro até o ponto que inicia a trilha.

Quais os passeios realizados? 

A entrada no parque é gratuita. Logo no início você encontra uma cachoeira, chamada cascatinha Taunay, linda!



Subindo um pouco mais de carro, ou a pé, se preferir chegamos ao Largo Bom Retiro, onde começa a trilha. O lugar é perfeito para um piquenique com amigos e família, cercado de árvores e canto dos pássaros. Um vigilante anota o nome dos visitantes.


Trilha da Floresta da Tijuca


Ela é relativamente fácil, bem sinalizada e protegida pela sombra das árvores. Ela começa em uma subida suave em ziguezague até a primeira bifurcação.




Na bifurcação que separa a trilha do Pico da Tijuca das trilhas para o Papagaio e Cocanha, basta seguir em frente por um longo caminho, uma ladeira mais puxada. A partir da bifurcação que leva à trilha do Tijuca-mirim, a subida se torna mais íngreme, aumentando a demanda física até chegar à escadaria. Subindo os degraus, você já está no Pico.


Em um trecho a mata cobriu e formou-se um pequeno túnel, por assim dizer. Aumenta a adrenalina! Rsrs. Um verdadeiro zigue-zague trilha a dentro da floresta conservada e alguns pontos escorregadios.


Quando a trilha abre já começa a aparecer a vista perfeita do Rio de Janeiro. Infelizmente o dia estava um pouco nublado, mas deu pra ver algumas partes.

Enfim, a temível escada!

A trilha já cansa um pouco, então, é bom parar um pouco para respirar porque essa escada é demais! São 117 degraus cavados na própria rocha, com proteção de um corrimão feito de correntes. Algumas partes faltam correntes devido ao tempo e ferrugem. Então, quem tem medo de altura é bom pensar duas vezes antes de subir!

Existem várias versões para a construção da escadaria, o que sabemos com certeza é que envolve a visita do Rei Alberto da Bélgica ao Brasil em 1920.O Rei apreciava o estilo de vida ao ar livre da cidade,buscava aproximar-se da natureza. Em um de seus muitos passeios ao ar livre, durante a estadia no Rio de Janeiro, o monarca fez um passeio até a Floresta da Tijuca, após um período de chuvas, e acabou por subir o Pico, para desespero da sedentária comitiva que o acompanhava. Dizem as lendas que, por ser montanhista, o Rei achou uma afronta a construção de uma escada e não a usou para chegar ao topo, deixando toda a elite local para trás, boquiaberta.






Do Pico da Tijuca, olhando para qualquer direção, você pode avistar os outros pontos turísticos famosos, é o ponto mais alto da Floresta da Tijuca e segundo mais alto da cidade do Rio de Janeiro, com 1.021m. Todo o Rio estará diante de seus olhos em 360º. É realmente maravilhosa e espetacular a vista!! INESQUECÍVEL !!!



Quais as recomendações para quem quer conhecer este destino?

Fizemos aproximadamente em 4h ida e volta incluindo as paradas para fotos. Carregue água e lanches leves, como barras de cereais. Um bom tênis e roupas confortáveis é essencial !

O que você trás de bom desta viagem para sua vida?

Como é bom estar viva e aproveitar as maravilhas da criação de Deus! O respeito pela vida aumenta, quando você percebe o quão pequeno é diante de um lugar tão grande e tão alto como esse.


Parque Nacional da Tijuca
Estrada da Cascatinha, 850 | Alto da Boa Vista | Rio de Janeiro | RJ | CEP: 20.531-590
Tels: (21) 2491-1700/ 2492-2252 / 2492-2253 | Fax: (21) 2492-2252 | Fiscalização: (21) 2491-1700
E-mail: parnatijuca@icmbio.gov.br


Agradeço imensamente a colaboração da Laíze com este belo relato que vai inspirar a viagem de muita gente.

Confira outros relatos dos leitores do Blog:
Puerto Madryn na Argentina por Cristiane e Fabio Giuliano
Conde, Litoral Norte da Bahia por Evinha e Osmar santos
Chapada Diamantina por Fabiana Brenda
Abrolhos na Bahia por Fernanda Cerqueira

Gostou do passeio? Curta, comente e compartilhe!

Marcadores: , , , , ,