Puerto Varas: 30km de bicicleta até Frutillar

Faz muito tempo que andei de bike e quando fui à Puerto Varas resolvi que ia fazer um trecho do Lago Llanquihue de bicicleta. Não sei onde estava com a cabeça...rsrs. Pensava que havia uma pista pavimentada com ciclovia que bordeasse todo o lago. Engano. Só me dei conta da aventura em que me meti no dia do passeio. E agora compartilho com você um pouco deste maravilhoso desafio.

Em Frutillar
Aluguei a bicicleta por 12 mil pesos(R$60-70) na Tierraoutdoors que fica na rua San Pedro 210.
O aluguel inclui o kit de primeiros socorros ( da bicicleta), o capacete e um mapa. Se a bicicleta era boa eu não sei te dizer, pois não entendo muito bem disso. Mas ela me serviu perfeitamente. 

Eu pensava que o trajeto começava logo margeando o Lago Llanquihue, mas não é bem assim. Você precisa sair de Puerto Varas pela Avenida principal e é uma subida, desci da bike e fui empurrando.
Daí, peguei a Ruta 5. Uma delícia. Mais adiante avistei a placa indicando a cidade de Llanquihue. Passei o pedágio, não precisa pagar, entrei na cidade e seguir as placas que indicavam Frutillar.

Ruta 5 pelo acostamento...

Pedágio para entrar em Llanquihue, mas não precisa pagar...

Llanquihue

Agora começa a emoção ao avistar a placa indicar Frutillar...
A partir daí, a emoção/ansiedade aumenta. Porém a paisagem me animava e revigorava. As casas são lindas. Bem floridas.
 
Casas belíssimas...

e floridas.
O lago Llanquihue, meu companheiro nesta aventura...

Várias fazendas ao longo do trajeto.
Tive que suportar muita chuva embaixo das árvores. Há muitas subidas e passei a encará-las de maneira positiva, visto que depois das subidas sempre havia descidas ótimas!Rsrs.
Parece nada, mas esta é uma subida em que tive que descer e empurrar a bike.

Uma estrada perfeitamente sinalizada.
Na placa acima mostra um trajeto mais rápido, a V-155, uma estrada de terra. Preferir a V-355 um trajeto mais longo, porém mais bonito. Há vários hotéis e colônia de férias ao longo da estrada. De bicicleta só havia eu, outros estavam caminhando.
Quando o sol apareceu o lago ficou assim, azul...
A parte mais plana do trajeto...maravilha!

Pendiente é descida, e essa é forte...rsrs
Era dia 31 de Dezembro e a estrada estava bem vazia e encontrei viaturas da polícia algumas vezes. Portanto, é seguro fazer este trajeto mesmo que esteja sozinho(a). Em um determinado trecho parei para um rápido lanche e tomar água que levei, assim depois de repor as energias seguir caminho.
Um lanche admirando esta vista.
A emoção de alcançar um objetivo é indescritível. Assim, ao avistar o píer e o Teatro do Lago de Frutillar fiquei muito feliz.
 
Avistar Frutillar foi demais! Não esquecerei esta imagem.
De Puerto Varas até Frutillar são 30km e gastei 3h. Pedalei mais rápido e me deparei com o Teatro do Lago.

Teatro do Lago
Depois passei chuva no píer que é o cartão postal da cidade.


Frutillar é fofinha. Tem um calçadão que em tempo de sol deve ficar lotado. Nos meses de Janeiro/ Fevereiro ocorre a Semana Musical e por isso não deixe de tirar uma foto no piano da cidade.







Outra coisa que não podemos deixar de fazer em Frutillar é comer o famoso Kuchen, uma torta alemã com recheio de frutas. Várias casas vendem esta torta e aproveite para tomar um café ou chocolate bem quente.

Kuchen de durazno
Quando sair de Puerto Varas o objetivo era voltar de bike, mas eu não tinha condições físicas para isso. Por isso, falei com o motorista se era possível levar a bicicleta no minibus. Ele aceitou e eu paguei os 4 lugares ocupados pela bike e a minha passagem. Eu poderia também ligar pra agência para eles irem me buscar e eu pagaria por isso o mesmo valor que paguei no minibus. Quando cheguei em Puerto Varas a agência estava fechada, daí liguei pro funcionário e ele pediu para eu amarrar a bike com o cadeado na frente da loja e deixar o kit e o capacete no hostel ao lado.

E voltamos para Puerto Varas assim...

Dicas:

Esse foi o trajeto:


E você, já fez um passeio de bicicleta na Região dos Lagos do Chile? Deixe sua sugestão, dúvida na caixa de comentários abaixo.

Outros relatos desta viagem ao Chile:

Marcadores: , , , , , ,