Ushuaia: índice post

Tentei várias vezes comprar um dos livros do Amyr Klink, grande velejador brasileiro, antes de viajar para Patagônia, mas não conseguia. Quando voltei da viagem estava determinada. Comprei o livro Mar sem Fim, e para minha surpresa consta a sua famosa declaração:


"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver ”.

Neste livro, ele relata sua volta ao mundo no Pólo Sul, a bordo do barco Paratii. Descreve a emoção de avistar icebergs e se livrar deles. Ver baleias borrifando água. Ter as aves como sua única companhia. A alegria de ser recebido na Estação Comandante Ferraz e sentir o calor brasileiro dos oficiais hospitaleiros. E o que tem a ver este livro com Ushuaia?

Tudo! A cidade é a mais austral do mundo porque está bem próxima da Península Antártica. Uma viagem até lá custa, no mínimo, 4 mil dólares por pessoa para uma viagem de 15 dias. Porém com 40 reais fiz uma volta ao mundo com o livro do Amyr Klink e aprendi muito.

Sozinho, ele desfrutou de cada momento com tremenda coragem. Assim como muitos viajantes solos que encontrei em Ushuaia, inclusive mulheres. Em momentos de dificuldade, reconheceu a mão de Deus na solução de problemas, quando por exemplo, seu barco pegou fogo e "fugiu". Ter a ajuda divina para alcançar um objetivo é fundamental.

Depois de enfrentar mau tempo e sair da Baía Dorian, Amyr Klink, deixa a Ilha Elefante e relata o seguinte:

"Gostaria imensamente de visitar o lado certo da ilha, o outro, onde há um refúgio brasileiro, e conhecer a costa de onde o brilhante irlandês (Shackleton) iniciou a mais espetacular travessia de salvação de que se tem notícia"

Estas palavras do Amyr me confortaram pois este mesmo sentimento tive quando penso nos 6 dias que passei em Ushuaia. Poderia ter feito o passeio 4x4, de helicóptero, castoreiras, dos lagos e outros. Poderia ter ido a outros restaurantes, ter comido outros pratos ou ter bebido outras bebidas.

Mas fico feliz e satisfeita de ter observado os pinguins que fazem uma longa trajetória para se reproduzirem na Isla Martillo. Ver os leões marinhos bem de perto e ouvir seu rugido. Sentir os flocos de neve no Glaciar Martial em pleno verão. Fazer uma trilha de quase 6h por um dos parques mais lindos que conheci e observar a diversidade do nosso ecossistema. E assim, perceber nossa pequenez em relação ao poder do Deus Criador que formou tudo isso há milhares de anos para hoje nos deixar boquiabertos.


  1. Passeio Canal Beagle
  2. Trilha Laguna Esmeralda
  3. Pinguinera e Estância Harberton
  4. Trilha Parque Nacional Terra do Fogo
  5. Glaciar Martial
  6. Museu do Fim do Mundo
  7. Comer em Ushuaia por menos de 100 pesos, é possível?
Enfim, Ushuaia tem a nos oferecer muito mais do que podemos esperar. Esta pequena e jovem cidade supera nossas expectativas. Ushuaia não é o fim do mundo, mas o começo de uma grande experiência!


Saindo do Brasil: através das cias aéreas Latam e Aerolíenas Argentinas.
Saindo de Punta Arenas: numa viagem de 12h através de algumas empresas. Confira neste post.
Saindo de El Calafate:


Saindo de El Chalten: ir de ônibus até El Calafate e de lá seguir viagem.

Para roteiros de carro saindo de Buenos Aires, seguem alguns relatos:
Experiencia Viajera
Encontre Mi Lugar
Para Onde Fomos
Auto Entusiasta


Não recomendo para ninguém o Hostel que fiquei um tal de Hush. Por isso, clique no banner abaixo e leia comentários acerca das hospedagens. Este é outro item caro em Ushuaia e em sua maioria, estão localizados na mesma rua. Você pode fazer tudo na cidade caminhando, inclusive ir até o Glaciar Martial.




Como é a viagem de Punta Arenas a Ushuaia de ônibus
Planejamento de uma viagem entre Chile e Argentina


Siga o Vaneza com Z em:
Pinterest
Facebook
Google+
You Tube 


O Blog Vaneza com Z não possui parceria com nenhuma das empresas ou serviços citados no texto sendo uma escolha pessoal a escrita do post.

Marcadores: , , , ,