Salvador, 466 anos de história

No dia 29 deste mês, Salvador fará 466 anos de fundação e a prefeitura anunciou eventos ao longo do mês para comemorar esta data. Não há uma programação definida mas veja o que se espera:




O prefeito ACM Neto anunciou nesta terça-feira (3) que irá preparar a “maior programação que Salvador já viu” para o aniversário de 466 anos da cidade em 2015, no dia 29 de março. “Vamos ter uma programação cultural bastante intensa, programações esportivas, muitas inaugurações ao longo do mês de março. Vamos ter anúncio de ordens de serviço, ou seja anúncio de obras, e vamos ter lançamento de nossos projetos”, afirmou o democrata. O prefeito disse que pretende “fechar esse cardápio de coisas” ainda nesta semana.
Fonte: site Bahia Notícias

Construção da segunda parte do elevador em 1930
Aproveitando a ideia do aniversário da cidade, vou postar durante o mês de Março, algumas fotos antigas e atuais para percebermos como foi a dinâmica ao longo desses anos. Vou tentar postar também, fatos históricos e curiosos sobre Salvador.

Hoje, vamos falar um pouquinho do início do povoamento desta cidade que apesar dos pesares é, ainda a capital da alegria.

A data da fundação da cidade é 29 de Março de 1549, quando Tomé de Souza sob ordens de Dom João III chegou no atual Porto da Barra. Foi a primeira capital do Brasil.

Mas antes, em 1501, quem passou por aqui foi Gonçalo Coelho que estabeleceu o padrão de posse português no atual Farol da Barra que na época não existia.


Praia da Barra, fotografia de Victor Frond, 1858
Depois, em 1509, veio Diogo Álvares Correia que sobreviveu a um naufrágio no bairro do Rio Vermelho e recebeu nome indígena de Caramuru, se instalou no alto da Graça e formou o primeiro povoado que se chamaria Vila Velha.

Diogo Alvares Carreia, o Caramuru
Daí, em 1534, Francisco Pereira Coutinho recebe a capitania Baía de Todos os Santos e se instala no mesmo povoado de Caramuru. Quando Pereira Coutinho morre, a coroa portuguesa assume a capitania e envia Tomé de Souza para fundar a cidade-fortaleza, que chega aqui em 29 de Março de 1549, uma sexta-feira. Quem recebe Tomé de Souza é Caramuru que já conhecia os costumes indígenas e se torna o mediador entre os europeus e nativos para ocupação da futura cidade.

Chegada de Tomé de Souza

Porto da Barra, local de chegada de Tomé de Souza e sua esquadra

Gravura de Eduardo Gomes retratando a chegada de Tomé de Souza
Várias outras datas foram discutidas como sendo a fundação da cidade: 1º de Maio de 1549 por conta do início das obras e 13 de Junho por conta do dia de Corpus Christ. Mas desde 1952 a data é esta: 29 de Março.

Confira lugares interessantes em Salvador:

Museus
Ilhas
Praia

Siga o Vaneza com Z em:
Pinterest
Facebook
Google+
You Tube 

Quer apoiar o Vaneza com Z? Faça sua reserva de hotel através do blog na barra lateral, assim receberei uma comissão e você garante o melhor preço através do site Booking.com. E se for alugar um carro é só usar o site da Rentals Car.

Marcadores: , ,