Salvador: Santo Antônio Além do Carmo

São muitos os motivos que nos levam ao Santo Antônio Além do Carmo. Este é um dos bairros mais antigos da cidade, parte do centro histórico, afastado da badalação do Pelourinho, charmoso e proporciona uma das mais lindas vistas para a Baía de Todos os Santos .  Não deixamos de lado seus muitos restaurantes e bares que proporcionam uma experiência gastronômica bacana.



O bairro do Santo Antônio remonta ao Século XVII, começa na Cruz do Pascoal e vai até o Largo de Santo Antônio. Lá no início da formação de Salvador, haviam portas que delimitavam a cidade e o Santo Antônio estava Além das portas do Carmo.

Como chegar ao Santo Antônio Além do Carmo


cruz do pascoal
Cruz do Pascoal, início do bairro

a pé - você vem da Praça Municipal e  passa pelo Pelourinho, desce o Largo e sobe em direção a Igreja do Carmo.

de carro - este roteiro descobri faz pouco tempo. Você vai pelo Barbalho e estaciona exatamente na Ladeira do Boqueirão, em frente a Igreja do Boqueirão. Local perfeito e fácil para visitar o Santo Antônio.

de ônibus - pegue qualquer ônibus que passe na rua dos Adôbes. Há um ponto pertinho da ladeira do Boqueirão. Ou pegue um ônibus e desça na Praça da Sé e faça o trajeto desde o Pelourinho.

Ao final do post há um mapa que basta você baixar no celular para poder usar e abusar.

O que ver no Santo Antônio Além do Carmo



Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Paço



                  igreja do paco

A igreja fica numa rua estreita e uma longa escadaria liga a ladeira a entrada da Igreja. Ela foi cenário para gravações do filme "O Pagador de Promessas" baseado na obra de Dias Gomes e dirigido por Anselmo Duarte em 1962.


Igreja Ordem Terceira do Carmo 


igreja ordem primeira do carmo

A Igreja da Ordem Terceira do Carmo de Salvador, erguida entre 1788 e 1803, fica ao lado da igreja da ordem primeira, na Ladeira do Carmo, no centro histórico de Salvador. Foi construída em estilo barroco, com detalhes góticos. Nela se encontra a imagem em cedro do Senhor Morto, com duas mil pedras de rubi, esculpida em 1730 pelo escravizado Francisco das Chagas, considerado o "Aleijadinho baiano".

Igreja do Boqueirão 


igreja do boqueirao

Construída na encosta (boqueirão) onde havia uma trincheira que fazia parte da defesa da cidade. No ano de 1726, a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos (que exercia suas atividades na matriz de Santo Antônio Além do Carmo) solicitou ao Vice-Rei do Brasil a concessão de parte dessas trincheiras, para que ali, em um local com uma privilegiada vista da Bahia de Todos os Santos, fosse erigida uma igreja em honra à sua padroeira.


Hotel Pestana do Carmo


hotel pestana

A primeira edificação que chama atenção depois da Igreja do Carmo é o primeiro hotel histórico de luxo do Brasil, o Hotel Pestana Convento do Carmo, localizado numa edificação de 1586 e que fica ao lado da Igreja do Carmo.

Plano Inclinado do Pilar


É o meio de transporte que liga a Rua do Pilar, no bairro do Comércio (Cidade Baixa) ao bairro do Santo Antônio (Cidade Alta). É rápido e barato. Foi construído em 1897 e eletrificado entre 1912 e 1915 pela empresa Otis.

Restaurantes no Santo Antônio Além do Carmo


Cafelier


Facilmente você identifica a plaquinha e já falei dele aqui.  Mas atenção: finalzinho de tarde é cheio e espera é longa.

Segue o cardápio mais atualizado:

cafelier cardapio


Restaurante Poró


Em frente ao Cafelier tem um restaurante cheio de graça e com uma boa comida. Vale visitar e não é caro. Você vai gostar e vai querer voltar.

restaurante poró

Ao lado deste restaurante, tem o Cadê que chama? e me pareceu bem interessante. Só espiei por fora.


Restaurante do Hotel/Pousada Vila Santo Antônio


Um local simples com vista maravilhosa e a comida é boa. Os preços bem acessíveis. O prato do dia dá para duas pessoas. Pedimos um macarrão a carbonara. Custou 30 reais.

pousada vila santo antonio

pousada vista mar pelourinho

Confira a lista completa de onde comer no Pelourinho e Santo Antônio Além do Carmo.


Atelier e galerias


Casa do Boqueirão


Uma loja de Arte e Design com peças bem criativas e ao fundo um café aconchegante. Entrei, dei uma olhada e gostei.

casa boqueirao

casa boqueirao

As casas fofinhas do Santo Antônio Além do Carmo


Em minha humilde opinião, seria uma boa iniciativa um concurso da fachada mais bonita do Santo Antônio. É uma mais linda que outra. Foi por esta rua que em 1823 o exército de libertação passou rumo ao Terreiro de Jesus lutando pela Independência da Bahia.


fachada de casas pelourinho

fachada casas pelourinho

fachadas casas pelourinho

fachada casas pelourinho

fachada casas pelourinho



pé de boldo para fazer chá



Onde se hospedar no Santo Antônio Além do Carmo?



Booking.com


Uma foto ali, outra acolá, chegamos à Praça  do Triunfo que é  tombada pelo IPHAN. E as construções de interesse nesta Praça é a Igreja Matriz de Santo Antônio Além do Carmo com sua torre inacabada com fachada em rococó e frontão franciscano que remonta ao início do século XIX. E o Forte de Santo Antônio que é símbolo da resistência as invasões holandesas, mas que não está aberto ao público. Neste forte funciona a Casa da Capoeira e no momento, só é permitido a entrada de capoeiristas.

largo santo antonio
Fim do bairro: Largo do Santo Antônio

largo santo antonio vista pro mar

vista pro mar
Ponta do Humaitá e Praia da Boa Viagem

igreja matriz santo antonio alem do carmo
Igreja Matriz do Santo Antônio Além do Carmo

Outros endereços no Santo Antônio Além do Carmo que merecem visita:

Rua do Carmo, 70
Quarta a domingo a partir de 16:30h
Rua Direita do Santo Antônio, 382
Travessa dos Perdões, 65
Todos os dias a partir de 8h

No mapa abaixo, você confere os locais indicados neste post. Aproveite e baixe o mapa em seu celular e faça o roteiro do seu jeito. O Santo Antônio tem várias possibilidades e atrai diversos públicos.


Siga o Vaneza com Z em:
Pinterest
Facebook
Google+
You Tube 

O blog Vaneza com Z não possui parceria/ convênio com as empresas ou serviços citados no texto.

Marcadores: , , ,