Salvador: mergulho com cilindro no Porto da Barra

Uma das coisas que mais desejava fazer em Salvador era um mergulho no Porto da Barra. Já fiz stand up, já nadei, mas mergulhar era o que faltava. Aproveitei um feriado e realizei este sonho. Neste post relato como foi e animo você a viver esta experiência única.

batismo mergulho galeao sacramento em salvador



A empresa escolhida foi a Galeão Sacramento que além de fazer o batismo de mergulho, realiza um projeto muito bacana chamado Fundo Limpo. Este trabalho envolve limpar o fundo da praia na região da Barra.

Marquei o mergulho para 14h e conforme combinado estava lá no local, em frente ao Forte de Santa Maria. A escola fica no térreo deste centro comercial. Além de mim, mais duas mulheres, uma delas já desceu ao fundo do mar umas quatro vezes. O meu instrutor foi o Juvenal, paciente e atencioso foi peça fundamental para a realização do mergulho. Daqui a pouco eu digo o porquê.

batismo mergulho galeao sacramento em salvador
Centro Comercial Porto da Barra, loja 8, em frente ao Forte Santa Maria
Na agência recebemos todas as instruções para fazer o mergulho: apertar o nariz para sair ar pelos ouvidos (manobra de Valsalva), como respirar com o equipamento, saber fazer os sinais corretamente embaixo d´água, como usar as nadadeiras e outros. 

batismo mergulho galeao sacramento em salvador
O instrutor Carlão passando as informações
Colocamos a roupa de mergulho e o SCUBA que seria um acrônico de "Self Contained Underwater Breathing Apparatus". Detalhe: o cilindro pesa pra caramba! Todo mundo pronto e vestido, vamos à praia que fica logo em frente. Na água, antes de mergulhar, colocamos em prática algumas instruções. Para mim, a parte mais difícil foi entender que no mergulho só se respira pela boca. Insistir em respirar pelo nariz e entrava água na máscara e eu ficava desesperada...rsrs. Fiz duas tentativas para mergulhar e não tive sucesso. Mas o instrutor Juvenal foi paciente e me ajudou a pegar o macete.

batismo mergulho galeao sacramento em salvador
SCUBA 

batismo mergulho galeao sacramento em salvador
Todo aparato de mergulho

batismo mergulho galeao sacramento em salvador
Turma do mergulho

batismo mergulho galeao sacramento em salvador
Rumo ao mar. Ao fundo, Forte de Santa Maria

batismo mergulho galeao sacramento em salvador
Instruções no mar
No fundo do mar, desfruta-se do silêncio. O único som, é o da respiração. È um momento delicioso. Vamos descendo aos poucos e observando diversos tipos de peixes. Percebendo os diferentes tipos de corais e rochas. Descemos mais de 8mt de profundidade, tocamos na areia. Passeando por este mundo colorido, em constante trânsito, somos agraciados com um brilhosos cardume de sardinhas. Alguns corais são como esponjas, dá vontade de tocar. Pude avistar peixes de diversas cores, tamanhos e formas. Havia um que parecia uma agulha, bem fininho. Passeamos pelos corais como se fosse uma rua florida e tranquila. E de repente, somos agraciados com uma tartaruga que bailava, tranquila e solitária nas águas de Salvador.

Uma tartaruga como nossa compainha


São 30 minutos que passam rápido, mas são o suficiente para percebermos como o meio ambiente está interligado e como nós seres humanos precisamos preservar este ecossistema. Talvez, sejamos a parte mais devastadora desta cadeia. Este mundo em que habita o silêncio é cheio de cor, brilho e não é tão escuro como imaginamos. Além do mais, ele é frágil e precisa de nossa atenção

batismo de mergulho galeao sacramento em salvador
Depois do mergulho só felicidade
Instrutor Juvenal, gente boa demais

Escola Galeão Sacramento
Horários de mergulho: diariamente as 8h, 10h, 12h e 14h.( Ligue para agendar)
Valor: R$170
Telefone: (71) 3264.2065 - Fixo; (71) 8763.1172 - Oi; (71) 9272.3885 - Tim; (71) 9637.7171 - Vivo; (71) 8184.5870 - Claro.
Email: galeaosacramentossa@gmail.com





Forte Santa Maria e São Diogo 
Museu Náutico
Pôr do Sol na Barra
Restaurante Veleiro no Yatch Club

Siga o Vaneza com Z em:

Pinterest
Facebook
Google+
You Tube

O blog Vaneza com Z  possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

Marcadores: , , , ,