Casa Nova/Bahia: Dunas do Velho Chico

Se você vai visitar o Vale do São Francisco recomendo fortemente que conheça Dunas do Velho Chico, uma praia formada após a Barragem do Sobradinho e posso afirmar que 90% dos leitores aqui do blog ainda não conhecem este paraíso que fica a mais ou menos 120 km de Juazeiro. Digo, ainda, porque depois de ler este post muita gente vai querer conhecer este paraíso às margens do Lago do Sobradinho, em Casa Nova, Bahia.

lago do sobradinho


As primeiras informações que obtive sobre este lugar foi no site Viva o Sertão e no blog Um paulista em Petrolina. Aqui neste post você vai saber como chegar, o que ver e como colocar Dunas do Velho Chico em seu roteiro. Uma coisa tenho certeza, vale muito a pena!

Como chegar em Dunas do Velho Chico






Quando fui pela primeira vez (Junho/2015), fiz o roteiro conforme o mapa acima saindo de Juazeiro. Tomei como base a informação de que, a partir de Casa Nova, conta-se 30km. E é isso mesmo. Passei dos 30km e perdemos a entrada para as Dunas. Perguntamos num bar à beira da estrada e voltamos. 

Na segunda vez (Janeiro/2019), saímos da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), pegamos a BR 324 e a BR 235, num trajeto de 3:30 com parada em Remanso. A entrada continua a mesma:a casa amarela (bem clarinho) e a placa do empreendimento Paraíso das Dunas. Tudo sinalizado no Google Maps. Não tem erro.

Não há transporte público ou regular para as Dunas, ou seja, é necessário ter carro. Na primeira vez, alugamos um em Petrolina. A estrada é boa e sem nenhuma surpresa, alias tem muito animais na pista, então atenção!

santana do sobrado


ba 235
À esquerda, a Vinícola Ouro Verde

ba 235
Cena comum na BR-235

ba 235
Use o Google View street e caminhe pela BR-235. A imagem foi capturada em 2012, mas a estrada está em bom estado e a entrada é exatamente esta.

Pode seguir reto a vida toda, rsrs, pela estrada de cascalho e terra vermelha. Ao longo do caminho há algumas casas e nós paramos em duas para perguntar se o caminho era aquele mesmo. Quase perto das Dunas há sinalização e logo depois o estacionamento bem amplo, mas não tem sombra.

Siga reto a vida toda...rsrs

um dos estacionamentos 


Onde comer em Dunas do Velho Chico


Em 2015, só havia senhor Nelson e Dona Chinha que trabalhavam no local. Hoje há algumas barracas bem simples que só funcionam aos finais de semana ou feriados. Naquela época, comi um baita tucunaré frito por uns 25 reais para duas pessoas. Desta vez, estávamos em quatro pessoas e sr Nelson só servia peixe frito ( tilápia) por 90 reais. Um prato, na verdade uma bandeja, bem servido e delicioso. A barraca de sr Nelson é a mais bem estruturada e vende bebidas e comidas. Não aceita cartão. Mas caso queira economizar, leve seu lanche.


barraca nelson chinha
em 2015, tucunaré frito por uns 25 reais

o que comer dunas do velho chico
em 2019, uma tilápia frita por 90 reais

O que ver em Dunas do Velho Chico



Tomar um bom banho de rio e apreciar a natureza. Tem coisa melhor?

lago do sobradinho

lago do sobradinho

lago do sobradinho


Aqui é lugar certo para você relaxar com amigos e família. Aos finais de semana e feriados, a movimentação é grande e talvez o local perde a essência de reduto de paz. Quando fomos pela primeira vez, só havia eu e minha amiga de visitante. Desta vez, encontramos três famílias que visitavam pela primeira vez o lugar. E sr Nelson me disse que muitos chegam até as Dunas depois de ler este post.

lago do sobradinho

lago do sobradinho

lago do sobradinho


Para mim, foi uma das experiências mais enriquecedoras que tive na vida de viajante e um dos poucos locais que já visitei pela segunda vez na Bahia.  Poder me banhar no Rio São Francisco no Lago do Sobradinho num local tão lindo e de maneira exclusiva. Só podia agradecer a Deus!

lago do sobradinho
torres eólicas de Casa Nova

lago do sobradinho


lago do sobradinho

lago do sobradinho bahia

lago do sobradinho bahia

Mas é hora de ir, pois o que é bom dura pouco. Pagamos a conta e nos despedimos desta família, simples, hospitaleira e batalhadora. E como sempre, temos um pôr do sol que não há qualitativos para descrever. Sabe a sensação de não querer sair tão cedo de um lugar? Pois é, foi o que eu sentir em Dunas do Velho Chico.

casa nova bahia

casa nova bahia
a beleza e as cores do sertão

Onde alugar carro em Juazeiro ou Petrolina:



Nós alugamos o carro com a Jr Locadora (Petrolina) um gol basicão por  R$109,00. O atendimento foi bom, eles foram nos buscar no Hotel e da locadora partimos para Dunas do Velho Chico por volta das 10 horas. Eles entregaram o carro na reserva e teríamos que entregar da mesma forma. Abastecemos R$100 de gasolina e ainda sobrou um pouquinho.

Contatos do sr Nelson da Barraca Dunas do Velho Chico:  (74) 98816.1325/ (87) 3861.1875. 



Siga o Vaneza com Z em: 

Pinterest
Facebook
Google+
You Tube 

O blog Vaneza com Z não possui parceria/ convênio com as empresas/ serviços citados no texto.

Marcadores: , , , , ,