Juazeiro: Vapor do Vinho com Eclusa, Lago Sobradinho, Ilha da Fantasia e um pôr do sol de arrasar!

Este é o segundo post de uma série acerca do Vale do São Francisco, clique aqui para ler o primeiro post. Fizemos este passeio no segundo dia em Juazeiro e curtimos muito poder navegar no "Velho Chico", porém o passeio nos reservava uma surpresa, confira:

É a luz do sol que encandeia Sereia de além mar Clara como o clarão do dia Mareja o meu olhar Olho d'água, beira de rio Vento, vela a bailar Barcarola de São Francisco Me leve para o mar

A empresa Vapor do Vinho oferece dois passeios muito interessantes:
O uso da eclusa foi descontinuado desde dezembro de 2017. Assim, existe apenas um passeio que contempla o seguinte roteiro: Fazenda + Vinícola + Ilha da Fantasia.

Partimos de Juazeiro por volta das 10:30, numa van, rumo ao município de Sobradinho através do BR-235. Neste trajeto, é interessante que saímos da Bahia, entramos em Pernambuco e entramos de novo na Bahia em poucos minutos. A Bahia ultrapassa o outro lado do Rio São Francisco com os municípios de Casa Nova, Remanso e Pilão Arcado, cidades inundadas pela Barragem do Sobradinho.

Ponte Presidente Dutra

divisão Pernambuco e Bahia na Br235
Após o povoado de Santana do Sobrado, entramos à esquerda observando a placa que indica a Vila Pesca do Sobradinho, um terminal pesqueiro em águas continentais criado com a finalidade de ordenamento da pesca na Bacia do Rio São Francisco, mais precisamente no reservatório de Sobradinho. Possui capacidade instalada de processamento em torno 2.000 kg/dia de pescado, gerando emprego e renda às comunidades da região com a criação de tilápias.

cena comum no semi árido baiano: animais na beira da estrada

Estradinha bem ígreme que leva ao mirante do Sobradinho

A Vila Pesca ao fundo
O motoristas da van, o Galego, nos disse que subiríamos uma serra que vista de longe não parecia ter estrada, pensei que era brincadeira dele, mas não era não. Do alto da serra, uma vista simplesmente linda de todo Lago do Sobradinho e da região e lá no horizonte, avistamos as cidades de Juazeiro e Petrolina. Para mim, o passeio estava completo. O acesso é feito apenas em carro pequeno, pick up ou van. E se você fizer o passeio com o Vapor do Vinho, só quem vai até o mirante é o Galego, por tanto fique atento!

Panorâmica do Lago do Sobradinho

a irrigação feita pelo rio São Francisco que alimenta milhões de pessoas

Panorâmica da região agrícola do Vale do São Francisco

Depois desta experiência tão boa, descemos de van em direção ao Porto Chico Periquito. Atravessamos a Barragem do Sobradinho, onde funciona a CHESF, Companhia Hidrelétrica do São Francisco.

atravessamos aquela pista lá embaixo que fica na Usina

A Usina Hidrelétrica do Sobradinho foi construída na década de 1970 e sua barragem formou o Lago do Sobradinho, o maior lago artificial da América Latina em espelho d'água. A barragem fica a 748km da foz do rio, em Piaçabuçu no estado de Alagoas. A eclusa é propriedade da CODEBA ( Companhia de Docas da Bahia) e permite que a navegação vença o desnível de 32,5mt criado pela barragem.

"o sertão vai virar mar"
Embarcamos e realizamos a eclusagem só que desta vez, subindo o rio. E mais uma vez, nos emocionamos.

A caminho da eclusa...

entramos na eclusa e se fecham as duas comportas, de um lado e do outro...

depois que a água sobe, a comporta começa a descer...

descer mais um pouco, e...

e desce totalmente, daí podemos seguir...
Agora navegamos quase duas horas pelo Lago do Sobradinho até chegarmos na Ilha da Fantasia ao som da voz e violão com músicas regionais, samba e até bossa nova. Não há nenhuma infra estrutura, mas a paisagem é belíssima, qualquer um poderia pegar uma das fotos abaixo e dizer que foi à Jericoacoara ou aos Lençóis Maranhenses. Ficamos por 1:30h desfrutando da tranquilidade e paz do local.

Chegamos ao paraíso!!!

Consegue explicar conchas do mar em pleno rio?

Tá vendo o brilho na areia?

Voltamos para o barco e regressamos à Barragem para pegar a van rumo a Juazeiro. Quando tudo parecia que foi bom e lindo, me deparei com esse espetáculo da natureza: o pôr do sol no Lago do Sobradinho. Não cabe mais nenhum comentário.

Viagem realizada em Junho/2015.

Valor do passeio: R$90

A embarcação atual é um catamarã inclusive com tubo água. Entre em contato com a Vapor do Vinho e agende seu passeio.

Gleici Rocha/ Luiz Rogério

Siga o Vaneza com Z em:
Google+
You Tube

Passeio realizado mediante parceria com a Vapor do Vinho.