Bahia: Barcelos do Sul, uma simples descoberta...

Quando penso em escrever sobre a Bahia, fico tentada a não ser "nacionalista", rsrs. Mas a cada lugar que visito e relembro do meu estado, tenho a sensação de que não preciso de muito para curtir a essência da nossa Bahia e que não preciso visitar lugares considerados badalados ou extravagantes.  A beleza está na simplicidade e Barcelos do Sul nos mostrou isso.
bahia barcelos do sul baia de camamu
A serenidade da Baía de Camamu...

Nunca tinha ouvido falar deste povoado, mas ao planejar a viagem pelo sul da Bahia, escafunchando o Google Maps, vi o nome Barcelos do Sul. Fui pro Youtube e assistir um vídeo amador de uma romaria na Baía de Camamu ( a trilha sonora é pura sofrência, rsrs) vista deste povoado. Pronto, foi o suficiente para eu colocar no roteiro.

Deixamos o carro em Camamu e fomos de lancha para a Península de Maraú, porém, no outro dia, retornamos para pegar o carro. Mais liberdade e economia. De Camamu descemos para a Península e visitamos Barcelos do Sul. Na BA-001 tem um mirante, na verdade, uma passarela da qual temos uma vista muito legal da Baía de Camamu. Veja como chegar em Barcelos do Sul no mapa abaixo:

Como chegar em Barcelos do Sul desde Camamu

Vista para a Baía de Camamu desde o mirante da BA-001

bahia barcelos do sul baia de camamu

Depois, fiquei curiosa para saber a história do local. Encontrei pouquíssima informação. Na verdade um estudo de caso da Vanessa Dócio* e que tráz ricas informações  sobre a formação deste povoado:

"A origem histórica deste povoado indica que ele teve início nas terras da antiga Capitania de São Jorge dos Ilhéus, a partir do aldeamento jesuítico de Nossa Senhora das Candeias, fundado pelos padres jesuítas no território do Fundo das Doze Léguas, sesmaria doada por Mem de Sá – então terceiro governador geral do Brasil – ao Colégio dos Jesuítas da Bahia em 1562."

Entrada de Barcelos do Sul
Antigos viajantes ( seriam eles blogueiros??) e relatórios oficiais citam a povoação, como exemplo, o relatório do ouvidor da Bahia, Luís Freire de Veras, que menciona a "aldeia de Nossa Senhora das Candeias, contudo, a localização original do aldeamento não é a conhecida atualmente, pois este teria sido fundado primeiro às margens do rio Aldeia Velha, dali sofreria várias mudanças de sítio3 até se estabelecer em definitivo no local atual."

O motivo do deslocamento do aldeamento foram os intensos ataques dos holandeses, assim se conclui que o povoado  de Barcelos do Sul já existia na primeira metade do século XVII.
Igreja de Nossa Senhora das Candeias
Com a proibição do Marquês de Pombal de se formar novos aldeamentos, a povoação de Nossa Senhora das Candeias foi elevada a condição de Vila com o nome de Barcelos do Sul. "Contudo, ao final do século XVIII a Vila de Barcelos do Sul já havia sido extinta e a localidade incorporada ao território da Vila de Camamu."

Pois é, o pouco que descobrir in loco e nos escritos sobre este local reforça a idéia inicial do post: a beleza está na simplicidade.

Para quem trafega pela BA-001, a entrada de Barcelos é sinalizada e se percorre uns 12 km ou menos. Primeiro, por uma estrada bem asfaltada e depois, por uma de terra. Mas o trecho de terra é pequeno. Daí, chegamos em Barcelos e perguntamos onde ficava a vista para o Rio. Nos indicaram o lugar e seguimos em direção à Igreja e lá estava, deslumbrante e charmosa a Baía de Camamu.  A segunda maior baía do Brasil.

bahia barcelos do sul baia de camamu
Após o desvio na BA-001, estrada que leva à Barcelos, primeiro trecho asfaltado...

Quando chegamos percebemos a tranquilidade do lugar. Um senhor sentado no batente alto da casa, que mexia em seu material de pesca. Depois, se aproximaram algumas crianças e ficaram por ali brincando. Da parte mais baixa do terreno subiam crianças, mulheres, homens, gato, cachorro e papagaio que despertaram nossa curiosidade. É um porto usado pela população para se locomover pela Baía de Camamu. Não poderíamos ficar só observando, descemos uma parte bem íngreme, mas que vale o esforço. Até hoje, não me sai da mente aquele lugar escondidinho, simples, com bancos de madeira sob a sombra das mangueiras. Nada de gritaria, nada de som de carro ( aliás só o som do bar que nem petiscos vendia), nada de pressa. Mas infelizmente tínhamos que partir, precisávamos chegar em Taipu de Fora antes do anoitecer, pois não conhecíamos a estrada.

Porto de Barcelos e uns banquinhos de madeira sob a sombra das mangueiras. Leve um lanche, uns petiscos para passar o tempo e jogar conversar fora.

bahia barcelos do sul baia de camamu
O tradicional e o moderno: canoa de madeira com motor

as catraias circulando pelo Rio Maraú
Voltamos para o "centro" do povoado à procura de um restaurante e encontramos o de dona Dédé, aliás, o único que estava aberto, local simples. Parecia que era uma casa e que ela transformou num restaurante apenas colocando as mesas. E ali comemos uma moqueca de aratu maravilhosa. Comemos bem ( 3 pessoas) e pagamos pouco, R$40. E ainda de graça nos serviram um suco de biribiri.

Moqueca de Aratu catado

Restaurante de Dona Dédé
De pança cheia, seguimos para Taipu de Fora e constatamos que na Bahia, quanto mais simples, melhor fica!

bahia barcelos do sul baia de camamu

*Vanessa Dócio: Pós-graduanda em História do Brasil pela Universidade Estadual de Santa Cruz UESC. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Bahia – NEPAB, e do Centro de Referência em Patrimônio e Pesquisa – ACERVO.

A romaria de Barcelos do Sul é realizada dia 1º de Fevereiro.

Para acessar o estudo de caso completo, clique aqui.
Outros posts da Península de Camamu, clique aqui

Siga o Vaneza com Z em:

Google+
You Tub

O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com as empresas/ serviços citados no texto.