Conheça a Ilha de Bom Jesus dos Passos

Quem tem uma Baía com 56 ilhas, uma mais linda que outra, acredito que não fica sem opção para um feriado.  Sem contar que algumas não é difícil o acesso e não é tão caro conhecê-las, por isso no último feriado escolhemos conhecer a Ilha de Bom Jesus dos Passos, com acesso através de barco partindo de Madre de Deus, mas sob a administração da Prefeitura de Salvador.


Como Chegar

De carro- siga a Br-324 sentido Feira de Santana. Passe pelo pedágio de Simões Filho ( R$2,10), e após o primeiro viaduto pegue a direita (preste atenção para não errar o viaduto, grave o mapa abaixo), passando por cima do viaduto que dá acesso a Candeias e São Francisco do Conde. Siga atento às placas de sinalização que sempre indicarão Candeias e Madre de Deus. Passamos pela Refinaria Landulfo Alves, e quando chegamos em Madre de Deus, dirigimos paralelo ao gasoduto da Petrobras. Há uma placa indicando Terminal Marítimo de Madre Deus e daí é só procurar um local apropriado para estacionar.

Para estacionar, se for feriado ou final de semana, chegue cedo. Só podemos estacionar de um lado da via.



Compre sua passagem (R$3,60 com a taxa de embarque) nos guichês do terminal e aguarde o barco chegar.



De ônibus- ônibus saindo da Rodoviária, Terminal da França ou Estação da Lapa:

Lis Transporte, para conferir os horários, clique aqui.
Jauá Viação, para conferir os horários, clique aqui, para saber o valor, clique aqui.
Att Transporte, para saber roteiro e horários, clique aqui e caso tenha dúvidas ligue para o SAC da empresa.

Ou seja, não ter carro não é motivo para não conhecer Bom Jesus e se puder, combina com sua turma para fazer este passeio.

Olha no mapa:


Nosso roteiro: da Igreja até a Pontinha, depois por dentro da Ilha, até chegar novamente na Igreja.

10 minutos de travessia e pronto!
Do Terminal Marítimo de Madre de Deus partem vários barcos para as Ilhas, de Maria Guarda ( que fica em frente a cidade), Bom Jesus e dos Frades.  Vale lembrar que não há um transporte regular entre estas ilhas, ou seja, se você quer conhecer as 3 em um dia, será quase impossível. Outro detalhe, muita gente quer conhecer a Praia de Loreto. Não há um transporte específico para lá, você pega o barco em Madre de Deus, que vai para a Praia de Paramana, na Ilha dos Frades e pede pra descer na Praia de Loreto, aquela que tem a igreja bonitinha. Lembrando que para voltar para Madre de Deus, você deverá ficar atento aos barcos que voltam de Paramana. Se os barcos estiverem cheios, não vão parar em Loreto. Mas enfim, dá pra curtir a praia de Loreto sim!


Terminal Marítimo de Madre de Deus, administrado pela Sinart

Ilha Maria Guarda




História


Igreja de Bom Jesus dos Passos

Ilha de Bom Jesus dos Passos (antes chamada Pataíba Assú ou madeira da palmeira pati) é uma das citadas por Gabriel Soares e pertenceu em 1613 a Antônio Costa. Era habitada por índios tupinambás e recebeu seu nome atual em 1776, quando o Dr. André de Carvalho construiu a igreja. Esta foi alvo de ataques de holandeses em 1624, tendo muitos destes lá se estabelecido. Hoje a ilha tem cerca de 3 mil habitantes, esta localizada a cerca de 62 km de Salvador.

Fonte: Wikipédia



Como conhecemos a Ilha

Compramos os bilhetes no terminal de Madre de Deus, que está todo renovado com lojas de artesanato, banheiros e lanchonetes, e aguardamos o barco sair. São barcos de madeira usados por toda população que leva de tudo, de carrinho de bêbê a bicicleta, de fogão a colchão. Você pode ir na parte inferior, que é abafada, escura e por está perto do motor, é zuadenta. Assim, o bom mesmo é viajar em cima, sentadinho com as pernas pra fora do barco e sentir o ventinho que circula pela Baía de Todos os Santos. Aproveite este momento, é bem provável que você nunca esquecerá ...


O bom é ir assim...

Os barcos saem daqui. E tá sinalizado nas pilastras o destino...olhe os adesivos azul, verde e amarelo.


Passageiros e cargas se misturam.

Os navios da Transpetro



Capela de Nossa Senhora do Loreto foi construída em 1645, por Francisco da Costa, dono da Ilha dos Frades, na época.

Ainda em Madre de Deus avistamos a Ilha de Bom Jesus. A Igreja Matriz é destaque. E vamos nos aproximando e percebendo como o clima e o ritmo por ali é único. Para minha mãe foi paixão à primeira vista. Ela até comentou: " O lugar pode não ter muitos atrativos, mas se tem um clima tranquilo e de paz, já vale a visita." Realmente, a Ilha de Bom Jesus dos Passos é um lugar pequeno onde a luz elétrica, água encanada, internet e ruas calçadas, chegaram há pouco tempo. Para nossa alegria, não circula carros. A Prefeitura de Salvador está fazendo uma obra de requalificação de um passeio (promenade) que circunda uma parte da Ilha, como aqueles caminhos que existem na Riviera Francesa, que beiram o Mar Mediterrâneo, o que permite caminhar tranquilamente ao redor da Ilha.


Chegamos na maré baixa...





Um clima gostoso e tranquilo



O local é apropriado para prática de windsurfe, tem até uma espécie de guarderia dos equipamentos.




Tudo na maior tranquilidade

"Um namoro a dois, um barco a velar, oh lala..."

A simplicidade, o charme, o contraste


Este passeio circunda uma parte da Ilha e permite apreciar um visual belíssimo...
A chegada não é pé na água como em Ilha de Maré, lá encontramos um píer para receber moradores e visitantes. Como era a nossa primeira vez ali, perguntamos a um rapaz, qual era o melhor lugar para tomar banho de mar, como poderíamos conhecer toda a Ilha e um local para comer uma boa moqueca. Resposta:
- melhor lugar para tomar banho de mar: Praia da Pontinha.
- como conhecer toda a Ilha: a pé, o que fizemos em umas 2 horas, com algumas paradas para tirar foto e lanchar.
- local para comer uma boa moqueca: Bar e Restaurante João do Pirão.

E foi este roteiro que nós fizemos!

Hum...parece uma daquelas praias da Ásia, mas é uma propriedade particular do Carlos Suarez ...

Bom Jesus não oferece praias como em Paramana e Guadalupe, na Ilha dos Frades, pois não há uma longa faixa de areia. Na maré baixa, as pedras surgem e não dá para tomar banho. No máximo, dá para aproveitar a maré alta e tomar banho no píer, foi o que eu e meu pai fizemos, rsrs.
À esquerda, Ilha dos Frades. À direita, Ilha de Bom Jesus dos Passos.

Assim chegam as pedras para a construção do passeio...















Levamos uma caixa térmica com bebidas e alguns petiscos, mas foi desnecessário, pois como não tem um local para você parar e curtir a praia, andamos toda a Ilha carregando peso. Quero dizer, meu pai tadinho foi quem carregou o peso. Assim, basta que cada um leve seu lanchinho na bolsa ou mochila, curta um pouco da Praia da Pontinha, dê uma volta na ilha e  almoce no Bar do João do Pirão.




Aceita cartão de débito e crédito

Moqueca de peguari
Caminhar pela Ilha é seguro e tranquilo. Não tem como se perder, basta pedir informação e seguir em frente.



Ruas muito bem cuidadas e ornamentadas




Um quadro...



As pessoas são muito simpáticas e prestativas, até as crianças são bem hospitaleiras e conversadeiras, rsrs.

Há uma ou duas pousadas na Ilha que eu não me lembrei de pegar o nome e telefone, mas assim que eu tiver a informação eu coloco aqui no post. E ficar hospedado na Ilha é uma excelente opção, pois é possível fazer um bate volta até a Praia de Loreto que fica logo em frente, é só acertar com um barqueiro ou perguntar ao João, do Bar, e ele vai te indicar um.

Sem dúvida, este é um lugar para você ir com calma, com amigos ou família e aproveitar para bater um papo, tomar uma cervejinha gelada, ler um bom livro embaixo da sombra duma árvore, velejar (pra quem tem um veleiro, lógico) ou praticar windsurfe.

E a volta ainda nos surpreendeu...:





Saveiros- Eles embelezam a Baía de Todos os Santos




Uma dica: se hospede em Madre de Deus e explore a região. Você pode ir num dia em Ilha Maria Guarda, noutro em Ilha de Bom Jesus e noutro em Ilha dos Frades, alugando um barco, para conhecer a praia de Loreto, Paramana e Guadalupe, a única praia da Baía de Todos os Santos com selo azul.  Como o aluguel do barco não é tão simples, no primeiro dia você ver como é, e vai para as Ilhas de Bom Jesus ou Maria Guarda. Enfim, são inúmeras possibilidades que rendem excelentes passeios.

Um opção de hospedagem em Madre de Deus é a Pousada Litorânea, meu colega de trabalho ficou e achou muito boa:
71 3604-6426 / 3604-5710 - pousadalitoranea@ig.com.br
Se você quiser enriquecer este post, fique á vontade, deixe seu comentário logo abaixo. Use o perfil anônimo (unknow), caso não tenha email, e assine seu comentário. Ficarei feliz!

Siga o Vaneza com Z em:

Pinterest
Facebook
Google+
You Tub


O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com as empresas/ serviços citados no texto.

Marcadores: , , , , , ,