Ilha de Maré: CUIDADO COM A SEGURANÇA!

Aos queridos leitores,

Sempre divulgo e escrevo sobre a Ilha de Maré que fica bem perto de Salvador, basta atravessar de barco (15-20 min) e estaremos num lugar maravilhoso, quase o Paraíso. Porém, no dia 23 de Junho de 2016, tivemos uma experiência desagradável e que venho relatar para que nunca ocorra com nenhum de vocês.



Chegamos por volta das 11 horas em Ilha de Maré. Descemos na Praia de Itamoabo e seguimos para a Praia das Neves, local que sempre fico quando vou à Ilha. Entre a Praia de Itamoabo e a das Neves há um trecho "deserto", pois de um lado não há casas e do outro é uma vegetação de mangue. No momento em que chegamos, havia pessoas transitando por ali. 

Quando chegamos em Praia das Neves, havia uma família com crianças curtindo o mar. Arrumamos as nossas coisas na areia e fomos tomar banho de mar, enquanto isso, a esposa de meu primo ficou na areia com o filho. No mar, havia um casal com jet ski e depois chegou um pessoal numa lancha. Em todo o trajeto, estava com minha câmera (uma Nikon P600), fotografando a paisagem e a esposa de meu primo com um celular ( Moto E), fotografando e filmando.

Encontrei uma senhora que mariscava. Ela nasceu na ilha e tem familiares por lá. Conversamos sobre mariscos, peixes, a poluição da Ilha e a sensação de paz e tranquilidade que a Ilha transmite. Ela mencionou que alguns casos de assaltos são executados por pessoas que não moram na Ilha e chegam para "bagunçar". 

Queríamos comer algo ali na Praia das Neves, mas não havia nenhum restaurante aberto, pois é inverno e durante a semana não há muito movimento. Encontramos alguns moradores e veranistas brincando e se divertindo na grama do local em frente aos restaurantes. Assim, voltamos para nosso lugar na areia e recolhemos nossos pertences para voltarmos para São Tomé de Paripe.

A todo momento estávamos relaxados e distraídos com a paisagem. Ao retornar para Itamoabo (por volta das 15h), pelo mesmo lugar, dois rapazes numa moto, um de blusão laranja (piloto) e outro de camisa listrada (na garupa), passaram bem perto de nós, mas seguimos o caminho. Daí, o que estava na garupa desceu da moto e com arma na mão, anunciou assalto. Pediu minha câmera fotográfica, que estava no pescoço, dinheiro e celular. Ao anunciar o assalto, a primeira pergunta que o bandido fez foi: " Vocês são daqui da Ilha?". Dissemos que éramos de Salvador. Não reagimos, e meu primo, com muita calma, ainda tranquilizou o bandido. 

O outro comparsa, gritou para que ele adiantasse, pois talvez estivesse vindo alguém naquela direção e assim o bandido pediu que seguíssemos sem olhar para trás, não falasse para ninguém e nem gritasse.

Fomos caminhando em direção a Praia de Itamoabo sem um centavo na mão. Falamos com um barqueiro sobre o ocorrido e ele reagiu com um certo espanto, mas como se soubesse que isso ocorresse com frequência. Ao darmos a descrição dos elementos, ele reagiu como se já os tivessem visto. Disse a ele que eu era formada em Turismo e  um dos meus trabalhos, em horas vagas, era escrever sobre destinos turísticos. Ele foi falar com os outros colegas/amigos sobre o fato e nós ficamos ali na beira do mar esperando mais alguns passageiros para embarcarmos.

Voltamos para São Tomé, um tanto chateados com a situação, mas agradecidos por estarmos vivos e que o bandido não nos agrediu. Saquei o dinheiro e meu primo foi pagar ao barqueiro. Daí, o barqueiro disse a meu primo, para que eu fizesse um boletim de ocorrência na 5ª Delegacia de Periperi, mas não divulgasse o ocorrido em redes sociais. Um senhor que estava próximo, ouvindo a conversa, disse: "Ah, deve ter sido aqueles dois que atravessaram de moto? ... "

RESUMO: Não há policiamento na Ilha de Maré. A própria população não se preocupa em avisar aos visitantes e turista sobre a questão da segurança. Como os moradores não são assaltados, eles não se unem para defender o que é deles, e assim a bandidagem age sem preocupação. Os visitantes e turistas, pelo visto, não são bem vindos em Ilha de Maré. Isso é lamentável. Isso é vergonhoso!

Assim, deixo um alerta: se for a Ilha de Maré,  vá apenas durante o verão (dezembro e janeiro) e somente aos sábados e domingos, quando tem muita gente na Ilha. Não leve nada de valor. Não fique em locais ermos. Ande em grupo.


E pior que perder um bem material, é conviver com o sentimento de culpabilidade, pois ficamos revoltados com nós mesmo, que não fomos precavidos e deveríamos ter feito isso ou não ter feito aquilo.

E buscando na internet sobre casos de assaltos na Ilha, vi que até o Secretário Municipal de Salvador, Bruno Reis, já foi assaltado este ano em uma lancha na Ilha, clique aqui para ler a reportagem.

Marcadores: , ,