Parte 3- Paris, sempre uma boa lembrança ...

Se você está aqui é bem provável que tenha visto o post 1 e 2 desta série e desejou ver um pouquinho mais desta cidade. Já vimos a Paris de 2011 e 2012, durante o verão. Agora vamos para 2014, e um detalhe: durante o inverno. Prepare-se!

Pela terceira vez em Paris, meu objetivo era subir a Tour Montparnasse e entrar na discussão sobre qual é o monumento que proporciona a melhor vista de Paris: Tour Eiffel ou a Tour Montparnasse. Eu fico com a Tour Montparnasse, mas ir a Tour Eiffel é quase obrigatório, rsrs.
59 andares, vai encarar?

terraço da Tour Montparnasse
Na Tour Montparnasse encontra-se o elevador mais rápido da Europa e possui 210 metros de altura e 59 andares que subimos em segundos.  Eu visitei durante o dia, gostei muito, mas a vista durante a noite deve ser ainda mais encantadora. Vi no site deles que há um bilhete que dá direito a fazer a visita 2 vezes em 48h. Resolvido: compra este bilhete e vai durante o dia e a noite, vale a pena!
Ponte Alexander III, o Petit e o Grand Palais

Champ de Mars e logo a frente o prédio da Unesco

Notre Dame, ao centro

Museu do Louvre

Sacre Couer, como sempre, iluminada

Jardim de Luxemburgo

Museu George Pompidou, ao centro


Cemitério de Montparnasse

Rue de Rennes

Outra coisa que quis fazer desta vez, foi conhecer algumas pontes de Paris, entre elas a Pont Bir Hakeim, que foi registrada como monumento histórico em 10 de Julho 1986. Originalmente, foi chamada de Viaduc de Passy, daí renomeada em 1948 para comemorar a Batalha de Bir Hakeim, entre as forças da França e Alemanha em 1942. Por cima dela passa a linha 6 do metro de Paris.



E o inverno em Paris? Gente, não gosto do frio e o inverno que peguei nem foi assim tão frio, mas saia toda encapotada e batia perna até quando sentia frio e parava em algum lugar fechado para aquecer o corpo e daí continuar.

Revivi a vista do Trocadéro sem seus canhões de jato d'água. Melhor dizendo, os canhões estavam lá, só não tinha água, rsrs. Quando estamos de frente para a Tour Eiffel, atrás está o Palais de Chaillot, onde antes existia o Ancien Palais du Trocadéro.

Palais du Chaillot

Desta vez, estava hospedada na casa de uma amiga em Rueil Malmaison, ou seja, fora de Paris. Então, sempre pegava um ônibus até a estação do metrô do La Defénse e seguia para Paris. Logo tinha esta vista ao sair da estação de metrô:


Andar muito, cansa, e no inverno me parece ainda mais desgastante. Assim, fiz o cartão de passagem Navigo. Hoje, ele já sofreu alterações (e tá mais barato: 21,25 euros), mas na época (paguei 36 euros), pois Rueil Malmaison fica na zona 3, que é mais distante e a passagem mais cara. 
Ah, você tem que tirar a foto pro cartão na máquina das estações. Pareço uma norte americana?rsrs

Então, este cartão dispensava a compra de bilhetes toda hora, e eu podia pegar quantos transportes eu quisesse. Se eu cansava de andar, procurava a estação de metro mais próxima e ia para outro canto. Prático e rápido. Mas detalhe: ele só começa a valer nas segundas-feiras. Só compensa comprar se o seu primeiro dia em Paris for segunda e você vai passar uma semana. 


Por ser inverno, quis explorar um roteiro gastronômico em Paris, pois o esquema seria: comer, andar, sentir frio, parar, comer de novo, andar e assim ia, rsrs. Queria passear por ruas com várias patisseries e boulangeries. Assim fiz. Deixo aqui duas sugestões de ruas gastronômicas em Paris. Uma é a Rue des Martys e a outra é a Rue Montorgueil. Na primeira, encontrei a patisserie Ronde des Pain e a Delmontel. Na segunda, a Stoher, a patisserie mais antiga de Paris, e não deixei de provar a gallete des rois, que só encontramos ao final do ano. Simplesmente maravilhosa!





E o que não pode faltar numa visita a Paris? Museus!! Visitei o Museu d'Orsay e saí encantada com as obras de Van Gogh, principalmente. E não paguei nada por isso, pois era o primeiro domingo do mês e a maioria dos museus são gratuitos.  O d'Orsay fica numa antiga estação de trem e tem aquele relógio bunitão. Havia uma fila considerada.

Outra coisa bacana que fiz foi explorar algumas passagens cobertas (passages couverts), e em Paris tem muitas! Uma delas é a des Panoramas, a mais antiga de Paris. Pro inverno, é uma boa ideia e muitas tem restaurantes e cafeterias.
Passage des Panoramas
Voltei ao Jardim de Luxemburgo, pois fiz um passeio pelo bairro de Saint Germain des Prés, considerado o mais chique de Paris. Mas, antes de ir ao Jardim de Luxemburgo, deixa eu mostrar um pouco de Saint Germain des Prés.

Andando  quase sem destino por ruas charmosas, chego a Place Furstenberg, pequena e linda, que fica na rua com mesmo nome. Nesta rua, morou (nr 6) o pintor Eugène Delacroix. Ali vi a Maison du Chou. E o que é chou? Bem, é um tipo de doce de massa leve com recheio dentro.


Le Procope, um dos mais antigo restaurante de Paris


Place Furstenberg e a Maisson du Chou

Comprei vários chou e continuei caminhando até o Jardim Luxemburgo, passando pelo Teatro Odeon. Desta vez, vi a movimentação do jardim no inverno e a Fonte de Médicis


Em 1611, Maria de Médicis, viúva de Henrique IV, decidiu construir o Palácio de Luxemburgo como uma réplica do grandioso Palácio Pitti, que ela viu em Florença. Maria deu início à construção do novo palácio imediatamente e contratou Salomon de Brosse como arquiteto principal. 
Fonte de Medicis
E o que dizer da Mesquita de Paris? Arquitetura muito interessante. Para visitar, você paga um valor bem baratinho. Mas, como entrei, olhei tudo, tirei fotos e sair sem pagar e ninguém me disse nada, não sei dizer o preço. Depois fui tomar um chá de menta no restaurante da Mesquita, este era meu objetivo por ali, rsrs.  A decoração do restaurante é outro detalhe.






Um chá quentinho naquele frio de Paris...
Ah, mas eu fiz uma coisa que contando parece até maluquice. Mesmo no inverno eu sair durante a noite para fotografar, só que encontrei outros malucos como eu, rsrsr, e uma cidade espetacular!

Museu do Louvre


La grand roue ( grande roda), apenas no inverno. Vista da Tuilleries e fica na Place Concorde.

Champs Elysée iluminada para o Natal


Concergerie, hoje Palácio da Justiça.


Museu do Louvre e Pont Royal

Institute de France

Pont des Arts. Quando podia se colocar cadeados...
Pois é, galerinha isto é o que trago de bom desta cidade, sempre acolhedora a qual fui 3 vezes, sozinha. Andei tudo e espero em breve reviver e descobrir novas sensações. E para resumir o que você pode fazer no inverno em Paris, segue:

- conhecer pontes;
- ter uma vista panorâmica;
- escolher ruas gastronômicas;
- conhecer museus;
- visitar passagens cobertas;
- visitar mercados de ruas ou cobertos;
- sair a noite para ver a cidade iluminada;

E estes posts são muito especiais para mim, pelo fato de que, há uns 2 anos, pedi para uma pessoa formatar minha máquina e todas estas fotos sumiram. Pedi para uma outra tentar recuperar e vieram algumas. E as fotos foram tiradas com uma Sony compacta, aquelas pequenas de até 5 megapixels, minha grande companheira de várias viagens. 

Se desejar, leia os outros relatos: parte 1 e parte 2.

Blogs e sites essenciais para um planejamento de viagem a Paris:
Conexão Paris
Direto de Paris
Laura em Paris
Paris RDRG 
Paris Zig Zag
Et si on Promenait a Paris
Best Restaurant Paris
Expresso Paris
Blog Dicas de Francês

Marcadores: , , , , , , , , ,