sábado, 14 de janeiro de 2017

Ilha de Boipeba: da Praia da Cueira até Bainema

Vamos continuar nosso passeio por Boipeba. No post anterior, escrevi sobre o passeio Volta a Ilha e percebemos a beleza que esta ilha nos reserva. Foi um passeio delicioso que é feito por 90% dos visitantes. Algo que nos encantou muito!



Programamos apenas 2 dias para Boipeba, mas se você puder passar mais tempo, sugiro que fique quanto tempo queira. E o melhor passeio nesta Ilha é grátis: caminhar da Cueira até Bainema. Se você for quando a maré estiver baixando será uma caminhada gostosa, tranquila. Se você tiver mais dias, poderá desfrutar da sombra da amendoeira ou do coqueiro, lendo um livro, jogando cartas, tocando violão e refrescar o corpo numa piscina natural bem a sua frente. Por isso, não há tempo de permanência em Boipeba se você puder passar mais tempo, passe!


Então, a nossa dúvida pro segundo dia era: fazer o passeio até Garapuá ou caminhar até Bainema. Diante da sinceridade do Sr Dado, com quem fizemos o passeio no dia anterior, escolhemos caminhar. Garapuá fica na Ilha de Tinharé, não conheço, mas nas fotos o lugar é paradisíaco, mas na foto também vi que é apenas uma praia em formato de meia lua com piscinas naturais em alto mar com águas muito claras, e pagar 80 reais para ficar num lugar só, o dia todo, não nos pareceu atrativo e foi isso que o Sr Dado nos disse. Mas se eu tivesse mais dias em Boipeba, é bem provável que eu faria o passeio. O que eu quero dizer é: não troque caminhar pelas praias de Boipeba por ir só a Garapuá se você tem poucos dias. É só isso, rsrs...

Foto: Divulgação/Site Garapuá Brasil
Assim, nos preparamos para a caminhada. Separamos água, biscoito, amendoins, protetor, chapéu, óculos escuro, tudo bunitinho, rsrs. O importante não é sair cedo, mas sair quando a maré estiver baixando.

Segue trajeto:

Praia da Cueira



Olha o Rio...

Este é o único Rio que vamos atravessar. O Rio Oritibe. Quando fomos passamos assim:


Quando voltamos, ele estava assim:


Que maravilha hein!?

Depois de passar o Rio, bateu a dúvida por onde continuar. Prosseguimos por dentro da fazenda cheia de coqueiros, mas só percebemos que ali havia uma porteira, na volta, pois na ida o Rio estava alto e não vimos a porteira do outro lado.


Passamos pelo coqueiral, e mais uma porteira:


linda não é? e depois da porteira:


Que mar! Que lugar!

Continuemos...



Gostou do Blog? Dá uma curtida aqui:


Chegamos a Moreré e nos pareceu uma vila com algumas casas e comércio predominantemente de restaurantes e pousadas. Mas o que chama atenção mesmo é o mar:


com a maré baixa, encontramos uma imensidão de areia e lá mais pro fundo uma piscina ma-ra-vi-lho-sa!




por isso, ande e observe, você com certeza vai encontrar seu lugar ao sol em Moreré.

Nossa caminhada até Bainema continua e não tem segredo não. Perguntei novamente a um vendedor na praia e ele disse: é só seguir o pessoal aí (apontando pra frente). Beleza, vamos lá!




E enfim, depois de umas 2:30h, chegamos em Bainema. Uma praia com mais ou menos 1km de extensão, com água não tão clara como as anteriores, mas com areia firme e ótima para correr, caminhar, jogar capoeira, dar piruetas e etc.


Mas temos que voltar né? E assim o fizemos. Chegamos na Praia da Cueira quase ao final da tarde e fomos almoçar na Barraca da Karol, de nossos amigos Karol e Gerson, fica ao lado do Restaurante do Guido, das famosas lagosta, mas que são caríssimas ( a partir de 150 reais) e a comida é pouca. Pelo que li no Trip Advisor, os passeios que saem de Morro de São Paulo obrigatoriamente param aqui, já os passeios de Boipeba não. E pagar 150 reais numa lagosta, sinceramente... este é o único lugar que vende lagosta na manteiga na Bahia? Enfim, ...

A Karol e o Gerson nos serviram uma moqueca de polvo e camarão para 4 pessoas por 85 reais. E que moqueca viu! Simplesmente perfeita! Tomamos roska a 12 reais cada e a cerveja bem gelada por 10 reais. Passamos a tarde desfrutando da praia da Cueira ao passo que o céu ensaiava para chover e até apareceu um arco íris para nos dizer que esta foi a melhor escolha pro nosso verão 2017.




Karol & Gerson, atendimento de primeiríssima...

vai lá na Barraca da Karol
Amamos Boipeba!


Não tenho parceria com nenhuma empresa/serviço citados neste texto.

Mapa da Ilha:


11 comentários :

  1. Que lugar mais lindo!! Amei as fotos, o post, tudo! E o blog também, que lindo. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Que demais... também amei.!
    Passeio lindo

    ResponderExcluir
  3. Que paisagem linda!!! Babei nessa moqueca, viu! Também acho um absurdo R$150 por uma lagosta! Pagaria pela moqueca muito mais feliz!rs 😋

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essa ilha, parabéns pelo artigo, as fotos ficaram excelentes! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Aiii sou louca pra conhecer!!! As fotos estão de babar

    ResponderExcluir
  6. Não gosto de entrar no mar, mas adoro uma foto com água como várias dessas aqui! Mas fiquei babando mesmo foi nessa comilança toda!!! Yummy!

    ResponderExcluir
  7. Não conheço a ilha, mas tô perdendo e muito! Preciso agilizar uma visita, porque pelas fotos esse lugar é um pedacinho do paraíso! E essa moqueca fez a gente desejar um teletransporte pra ir correndo provar!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada galera!

    Mas façam planos de ir em Boipeba, o grande "problema" é querer ir sempre! rsrs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Lindo trabalho, continue com essa imensa ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lídice!

      Fico muito feliz e agradecida.

      Abraços!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...