BAHIA- explore e não perca tempo


Nossa Bahia oferece tanta variedade de paisagens e combinações de roteiros que é fácil se perder e não saber por onde começar ou como fazer um planejamento. Ouso a dizer que é um Estado completo. Se você quer frio, tem! Se você quer as melhores cachoeiras, tem! Se você quer mar com água azul e transparente, tem! Se você quer praia com falésias, tem! Se você quer praias badaladas, tem! Se você quer uma comida regional de primeira qualidade, tem! Se você quer provar um dos melhores vinhos do mundo,  aqui na Bahia tem! Então, vem pra Bahia, rsrs...

Boipeba
Fui dar uma olhada nos destinos da Bahia e vi que tenho vários posts de vários lugares, mas tá tudo espalhado e vou tentar centralizar aqui para que você tire mais proveito das dicas:

COSTA DOS COQUEIROS

Um destino barato, simples e rústico ( se você não for pros resorts, claro). Combina muito bem com quem está de passagem pela Bahia e vai para outro Estado e quer aproveitar a viagem. Da rodovia BA 099 para algumas praias é um pulo, rsrs. Rápido e fácil. O mar não tem água clara, mas existem muitas Barras, encontro do rio com o mar, e piscinas naturais na maré baixa que proporcionam excelentes banhos.

Para quem mora em Salvador são bate e volta perfeitos. Pelo menos você não fica indo para as mesmas praias sempre né?!

Barra do Itariri (clique aqui)

Saindo da Ba 099 a estrada é de terra e areia. Já fomos por duas vezes durante o dia 1º de janeiro e nem parecia feriado, muito tranquilo. Tem o encontro do rio com o mar. Ótimo para famílias.

Baixio (clique aqui)

Um destino que começou a bombar e oferece três atrativos num lugar só: praia, rio e lagoa.
Pra quem mora em Salvador, dá pra fazer um bate volta.

Imbassaí (clique aqui)

Diogo (clique aqui)

Uma excelente opção para um feriado qualquer, principalmente se for meio de semana. Fica ao lado do Resort Costa do Sauípe e na entrada da Vila tem um restaurante muito bom, o Sombra da Mangueira.

Praia do Forte

Um lugar que dispensa apresentação, mas tem muitos atrativos e vários modos de usar:

Jauá

Não tenho post, mas recomendo para um dia de semana. Há um quebra mar enooorme e forma- se uma piscina muito boa. Ideal para famílias. Tem muitas casas para alguel de temporada, vale pesquisar e passar um verão por lá.

Vilas do Atlântico

Praia ótima, barracas bem estruturadas, porém caras e um calçadão enorme. Vá sempre! E considere fortemente ficar hospedado em Vilas e explorar Salvador em 2 dias e reservar 5 ou mais pro Litoral Norte. E muito bom para alugar uma casa e passar uma temporada, no site Airbnb você encontra muitas opções.

Lagoa Azul, Baixio

SALVADOR

Vim à Bahia e não conhecer a primeira capital do Brasil é um tremenda injustiça. Nossa cidade é cheia de mitos e contradições. Um povo não tão fácil de ser explicado e muita das vezes não há palavras para descrever tamanha beleza e pluralidade do povo soteropolitano. Assim, reserve uns dias para ter uma ideia de como somos um povo abençoado.



CHAPADA DIAMANTINA

Opinião pessoal: o destino mais bonito da Bahia. Se você não tem muito tempo, contrate uma agência e faça um passeio de 2,3 dias. Até no final de semana dá para você ir. E ainda dá pra ir sem faltar trabalho, nem pedir pra sair cedo do expediente, rsrs. Conto como fazer isso nos posts abaixo:
E por onde começar? Bem, se você vem sem carro, comece por Lençóis. Se você vem motorizado, comece pela parte Sul, ficando em Ibicoara e conheça as Cachoeiras da Fumacinha e a do Buracão. Estas são as cachoeiras mais bonitas da Chapada. Depois suba para Lençóis.

Poço do Diabo

VALE DO SÃO FRANCISCO

Esta é a região que surpreende qualquer visitante. Como pode em meio ao sertão brasileiro, surgir uma paisagem tão bela e encontrarmos pessoas tão guerreiras? Foi essa a impressão que eu tive quando visitei Juazeiro e Petrolina (Pernambuco).
Melhor época: Maio a Agosto, quando o calor é mais ameno. Como ir? De ônibus, carro ou avião. Os vôos são baratos e dá pra conhecer o melhor da região em 3 dias. Até se você está viajando de carro de um estado para outro, coloque Juazeiro em sua lista e faça o passeio Vapor do Vinho pelo Lago do Sobradinho. Você vai amar, tenho certeza!

Ilha da Fantasia, Lago do Sobradinho

                                                    RECÔNCAVO BAIANO

O berço da cultura da Bahia. Nesta região é onde se conhece a forma pura e simples do povo baiano. Aqui se come uma excelente maniçoba, um excelente acarajé, uma moqueca divina e um delicioso vatapá. Tenho o prazer de que meu pai é daqui e sempre estamos na Região e vemos de perto o dia a dia das pessoas e suas tradições. Vale a visita se você já veio muitas vezes a Salvador. Pernoitar em Cachoeira e conheça alguns povoados é uma boa opção. Há muitas festividades religiosas, caso tenha interesse, é uma oportunidade de visitar a Região.

As praias populares são: Cabuçu, Praia do Sol, Pedras Altas e Monte Cristo. Geralmente freqüentada pelos moradores locais e de Feira de Santana. Evite com todas as suas forças, finais de semana e alta temporada. Cuidado com a segurança também, infelizmente há casos de roubo e furtos nestas praias.

Se você quer conforto e tranquilidade, há opções de resorts como o Enseada do Caieiro e o Águas Claras Resort (este possui day use por 50 reais) que é uma ótima opção para você sair da mesmice. É perto de Salvador e acessível para a diversão em família.
Acupe de Santo Amaro

                                                        COSTA DO DENDÊ

Um destino maravilhoso, com duas Ilhas lindíssimas: Boipeba e Tinharé. Chegar não é tãããõ fácil, sair também não, rsrs. Mas vale o esforço. Explore com calma e não tente abraçar tudo de uma vez, você vai cansar e não vai aproveitar nada.

Morro de São Paulo

Não tenho post, mas é um destino internacional e é tudo que o povo comenta. Só não me atrai por ter muita movimentação e ser caro... reserve pelo menos 2 dias inteiros. Lembre-se que você vai gastar 1 dia pra ir, e outro pra voltar saindo de Salvador. Evite voltar de catamarã com o mar balançando muito, vomitar será a única solução, rsrs.

Gostou do Blog? Dá uma curtida aqui:
Combine Morro com a Ilha de Boipeba e fique nesta ilha por uns 2 dias. Primeiro você visita Boipeba e depois Morro, daí  tire suas conclusões.

Boipeba

A única coisa que posso dizer é: vá logo! Um lugar simplesmente maravilhoso. Depois da Chapada Diamantina, é o destino que mais gosto na Bahia. Não é caro, nem tão difícil de chegar, basta pesquisar e se planejar.

Península de Maraú

Descendo mais um pouquinho, depois de Nilo Peçanha, você chega em Camamu. O grande atrativo: as piscinas naturais de Taipu de Fora. A melhor forma de aproveitar: indo de carro. Algo imperdível: pôr do sol visto do píer de Taipu de Dentro. Porém o mais assistido é o da Ponta do Mutá. Combine a Península de Maraú com Itacaré e suas praias.

Taipu de Fora, Maraú

                                                           COSTA DO CACAU

Itacaré

Um destino bem prático de se conhecer seja por agências ou por conta própria. Praias com ondas fortes, mas na areia reina a tranquilidade. Partindo do Aeroporto de Ilhéus é uma opção para quem quer começar a desbravar a Bahia.

Você sabia que você pode conhecer 3 praias (Engenhoca, Hawaizinho e Itacarezinho), em um dia e de carro? Veja como:

Canavieiras

Não é um destino tão visitado como os demais, porém foi uma ótima escolha quando fomos para Porto Seguro. Em Canes, para os íntimos, conhecemos uma das pessoas mais antigas de Canavieiras que nos apresentou fotos antiguíssima, do tempo em que aviões aportavam no Rio de Canavieiras.
Recomendo como um ponto de apoio pra quem vai para Porto Seguro e não quer dirigir por tanto tempo, saindo de Salvador, e queira descansar. Se puder reservar mais 1 dia para fazer um bate e volta a Belmonte, seria bom... E se você estar hospedado do Comandatuba Resort, será uma atração bem próxima.

Paço Municipal, Canavieiras

                                                           COSTA DO DESCOBRIMENTO

Porto Seguro

Não sou fã de Porto não. Agito e badalação, vários turistas. Mas é o destino mais cobiçado do Sul da Bahia. Pode ser sua base para explorar toda esta região, o que inclui: Santo André, Santa Cruz de Cabrália, Arraial, Trancoso e Caraíva.
Você não terá necessidade de combinar esta região com alguma outra, pois tem muita coisa pra se ver e fazer. O deslocamento entre um povoado e outro nem sempre é prático, pois inclui estradas de terra.

Arraial d’Ajuda

Um lugar tranqüilo, com uma noite charmosa e linda. A praça é uma graça. Tudo está perto: padaria, restaurantes, lojas, etc. Use como base para conhecer Porto Seguro, Trancoso e Caraíva. Há transporte público que funciona muito bem entre Arraial e Trancoso, pode ir tranqüilo.

Um passeio grátis que proporciona um cenário maravilhoso, mas é cansativo:
Praia do Nativos, Trancoso
Caraíva

Um lugar pacato na baixa estação, mas no auge do verão é uma agitação só. Achamos tudo muito caro. O uso de maconha, que parece liberado, incomoda alguns turistas. Se você quer relaxar e esquecer o mundo, é a melhor opção. 
E tem muitas atividades por lá: bate volta até Corumbau, caminhar até Lagoa do Satu, Praia do Espelho, passeios pelo Rio Caraíva, stand up e etc. A beleza deste lugar é incrível!

Bom, só fui até aqui, rsrs. E por hoje é só ... rsrs.

E só pra reforçar: a Bahia é pra ser usada com moderação. Não tente abraçar o mundo. Quanto mais devagar, melhor será! Volte sempre!

Marcadores: , , , , , , , ,