Não estamos falando de qualquer baía. Estamos falando da maior baía do Brasil e a segunda maior baía do mundo. A primeira maior baía é a de Bengala, no Oceano Índico. E já que são tantos atributos, vamos desbravar esses mares que foram "descobertos" em 1º de Novembro de 1501, Dia de Todos os Santos, quando os portugueses aqui chegaram.
Baía de Todos os Santos vista do mirante de Monte Cristo em Bom Jesus dos Pobres
Os índios a chamavam de Kirimuré que significa "grande mar interior". E temos que concordar, pois a Baía de Todos os Santos possui 1 233 km², com profundidade média de 9,8 metros, chegando até 70 metros, com visibilidade de mergulho entre 10 e 20 metros.
Este grande mar interior possui um grande potencial para o turismo náutico que é muito explorado por alguns, mas pouco disponibilizado para a população em geral. Na Baía de Todos os Santos é possível fazer mergulho de cilindro, onde descobrimos muita história submersa nos navios naufragados como o Galeão Sacramento. Como também, fazer passeio privativo de lancha ou barco que envolve várias ilhas em um só dia ou conhecer uma por vez.
mergulho de cilindro no Porto da Barra
Ilha de Itaparica
Como chegar na Ilha de Itaparica
Opção 1 - de ferryboat que sai do Terminal Náutico de São Joaquim e chega ao terminal de Bom Despacho, em Itaparica. A travessia leva 50 minutos, mas a viagem pode levar até 5 horas incluindo o tempo de espera para atravessar. Confira os horários no site da Internacional Travessias. O site está sendo reformulado, daí você liga pro SAC 0800 028 2723;
Obs.: se você for de carro pelo ferry, compre a hora marcada antecipado. Se você não comprar hora marcada, vá pela BR.
Opção 2 - de lancha que você pega no Centro Náutico de Salvador e chega ao Terminal Marítimo de Vera Cruz (Mar Grande) e segue para seu destino utilizando as vans e transporte local. Neste deslocamento não vai carro;
Opção 3 - via BR 324, 101 seguindo por Nazaré das Farinhas e a BA 001. É difícil acreditar, até um dia você levar mais de cinco horas para atravessar de ferry, e ver que esta é a melhor opção se você não comprar a hora marcada do ferry e vai de carro:
Onde Ficar em Itaparica
Há muitos anos alugamos uma casa em Amoreiras e passamos umas duas semanas muito boas por lá. A última vez que fui a Itaparica, foi pra fazer um trabalho da faculdade sobre os atrativos da localidade. Fomos de manhã e voltamos a tarde. Assim, indico que você dê uma olhada no site Booking e confira os comentários de quem já ficou por lá:
A Ilha de Itaparica é dividida em dois municípios. Um é Itaparica, que tem sede com o mesmo nome. O outro é Vera Cruz que tem como sede Mar Grande. Ou seja, são duas prefeituras que administram a Ilha. Ao longo da Ilha temos diversas praias. Eu queria um dia poder conhecer todas ou a maioria, mas só conheço Barra do Pote, Ponta de Areia e a Praia do Forte de Itaparica.
Segue uma lista com as melhores praias da Ilha de Itaparica indicadas por amigos que costumam veranear por lá:
- enseada de Aratuba
- Catu
- Cacha Prego (tem um pôr do sol fantástico)
- praia de Berlink
- Ponta de Areia
- Praia do Forte em Itaparica
Enseada de Aratuba por Antônio Neto, veranista da Ilha de Itaparica
Além das praias, os melhores atrativos se concentram na cidade de Itaparica:
- Fonte da Bica
- Forte de São Lourenço
- Centro Histórico com casas em arquitetura colonial e seus bares na orla
- Restaurante Manguezal em Ponta de Areia
Um roteiro que sou doidinha para fazer, é um passeio de saveiro saindo de Cacha Prego e navegando pela contra costa até Salinas da Margarida e Barra do Paraguaçu e/ou pelo Rio Jaguaripe passando pela Ponta do Garcez. Eu tenho muita vontade de fazer isso. Quem sabe um dia realizo este sonho!
Ilha de Maré
Ilha de Maré - Praia de Itamoabo
Como chegar em Ilha de Maré
Esse é daqueles lugares que você fica pensando: como pode um lugar desse tão perto de Salvador e tão lindo?!
Para chegar é super fácil. É só ir até o terminal marítimo de São Tomé de Paripe e pegar um barquinho até a Ilha.
Onde Ficar em Ilha de Maré
Pousada Farol de Maré
Pousada Ilha de Maré
O que ver em Ilha de Maré
- Praia de Itamoabo
- Praia das Neves
- Comunidade Botelho
- Comunidade de Santana
- Restaurante Moqueca de Ouro ( em Oratório)
- Restaurante Preta ( em Botelho)
Sem dúvidas a queridinha dos soteropolitanos e visitantes. Uma das praias, a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, possui bandeira azul (blue flag) devido a qualidade da água. Chegar até lá não é tão prático, mas é muito recompensador.
saindo de Madre de Deus - para chegar em Ponta de Nossa senhora, só barcos fretados. Você pode fretar um barco e ir parando em várias praias até chegar em Ponta de Nossa Sra. Para chegar em Loreto ou Paramana, utilize os barcos regulares que fazem transporte dos moradores que custa algo perto de 4 reais cada trecho.
saindo de Centro Náutico - há várias agências que ofertam o passeio que custa de 45 a 150 reais. Fiz com a Apolônio Turismo e gostei. Veja detalhes aqui.
saindo da Ribeira - daqui saem escunas que são fretados para passeios entre amigos. Se você quiser, junta uma turma boa e faz este passeio. Vale muito a pena.
passeio privativo - nunca fiz passeio privativo, mas um colega fez um passeio com o "Ju da Lancha" e gostou muito. Segue o contato do dono da lancha: 071 982531563 ( Whatsapp).
- praias lindas: Praia de Guadalupe, Praia da Viração, Praia do Tobar, Tobarzinho, Paramana e Praia do Loreto
- Igreja de Nossa Sra de Guadalupe
- Mirante do Outeiro dos Carneiros
- Restaurante Preta
- Restaurante Mundus
E claro que há vários posts sobre a Ilha dos Frades aqui no blog.
Ilha de Bom Jesus dos Passos
orla de Bom Jesus dos Passos - tranquila e acolhedora
Como chegar em Bom Jesus dos Passos
Não tem muito segredo não, basta ir até o porto de Madre de Deus e pegar um barco para a Ilha de Bom Jesus dos Passos. É um lugar tranquilo, com boa infraestrutura e pertinho de Salvador.
Onde Ficar em Bom Jesus dos Passos
Pousada di Luis - (71) 3297-3105
Pousada do Custódio - (71) 3297-3234
O que ver em Bom Jesus dos Passos
- caminhar pela promenade ( passeio) ao redor da Ilha
- praia da Pontinha
- centro da Ilha
- Bar do João do Pirão
- píer
Pois bem, a maior baía do Brasil abriga 56 ilhas e eu só conheço as que mencionei. É possível conhecer estas ilhas citadas acima num bate volta saindo de Salvador, mas leve em conta tempo e disposição, caso não seja interessante, se hospede em um dos destinos. Demais ilhas:
Bimbarras, propriedade privada de Reynaldo Loureiro
Cajaíba, no município de São Francisco do Conde
Canas
Capeta, no município de Madre de Deus
Chegado
Coroa Branca
Fontes, no município de São Francisco do Conde
Grande
Guarapirá
Madre de Deus
Maria Guarda, no município de Madre de Deus
Medo
Pati
Pequena
Vacas, no município de Madre de Deus
Ilha Maria Guarda vista do Terminal Marítimo de Madre de Deus
Mesmo sem alugar uma lancha ou barco, dá para conhecer muita coisa! Se você conhece alguma empresa responsável que faça passeios pela Baía de Todos os Santos e quer indicar, coloque nos comentários. Encontrei um perfil no Instagram muito bacana que explora as diversas ilhas da Baía de Todos os Santos e eu recomendo que você siga: